O que espera o gestor de obras do futuro?

A saturação do mercado da construção civil tem feito com que os profissionais exijam mais de si mesmos. Mudar com o mercado ou mudar para o mercado? É tudo uma questão do que você almeja, seus objetivos e ambições.

Um estudo realizado pelo Ministério da Educação aponta que hoje há um crescimento de 50% de graduados em Engenharia Civil. Crescimento com o qual o futuro gestor de obras deve se preocupar. Será que o mercado vai ter espaço para todos estes profissionais?

Já não é novidade a necessidade de profissionais cada vez mais capacitados e conhecedores das novas tecnologias disponíveis no mercado para melhorar a gestão dos canteiros de obras. Afinal, saber trabalhar com elas acelera a produtividade, melhora a qualidade e torna o profissional mais capacitado, o que pode ser um diferencial na hora da contratação e até mesmo na fixação da remuneração. Por isso é importante estar atento às novidades no mercado.

Vejamos agora alguns dos principais sistemas usados nas áreas da construção civil e que são de extrema importância para você que pretende se tornar um gestor de obras:

Tecnologia Cloud Computing

Esta tecnologia vem revolucionando a construção civil. Se você está se preparando para ser um gestor de obras, fique atento nela.

O conceito de Cloud Computing é disponibilizar sistemas via internet sem que estejam fisicamente instalados em uma máquina. O Cloud Computing tem como aspecto positivo sua portabilidade, então preste atenção a esta ferramenta.

Tecnologia BIM para gestores de obras

Este software é adotado para a elaboração de projetos e coordenação. A tecnologia BIM (Builing Modeling Information), que em português significa Modelagem de Informação da Construção, tem como finalidade orientar a programação fina da obra, como as tarefas a serem realizadas.

Com esta ferramenta, também é possível ver como será a instalação do material da obra do início até o término da construção. Assim, ficará mais fácil enfrentar os desafios que surgirão no decorrer da execução das obras.

Tecnologias móveis A utilização de smartphones e tablets com acesso à internet é fundamental para quem pretende ser um gestor de obras no futuro. Com a utilização destas ferramentas, você poderá ter uma melhor administração da obra e suas tomadas de decisões serão mais eficientes. Os benefícios de você utilizar tecnologias móveis são muitos. Entre eles estão melhorias do processo de gestão de qualidade, redução de perdas e retrabalhos na construção e precisão nas análises de custos gerais do planejamento da obra.

Tecnologia MCO na construção civil

Este sistema possibilita que o gestor de obras tenha uma visão completa a longo prazo, obtendo uma maior organização nas áreas produtivas da construção.

No uso desta ferramenta, o gestor de obras obterá algumas competências de grande importância e que o diferenciarão do concorrente. Vejamos as principais:

Lançamento de incorporação conforme as normas ABNT; Cadastros de tipologias de empreendimento; Gestão de projetos e orçamentos das obras; Planejamento, acompanhamento e execução das obras; Curva ABC de insumos, serviços e ferramentas utilizadas nas obras; Alocação de maquinários; Controle de matérias por composição de execução: insumo, ferramentas, patrimônio e serviços (padrão TCPO).

Invista em você e na sua qualificação pessoal

Adquira novos conhecimentos, vá além dos adquiridos na graduação. Busque sempre estar atualizado quanto as novas tecnologias e tendência de softwares da área. Mantenha-se um passo a frente do seu concorrente, isso é o que irá diferencia-lo dos outros.

No futuro, o gestor de obras deve ser um profissional flexível em todos os âmbitos, buscando o crescimento pessoal e profissional. Aprenda novas línguas e invista nas suas habilidades de liderança, pois as oportunidades aparecem e você deve estar preparado para elas.

Diferencie-se e saia em busca do sucesso desde já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *