Como a tecnologia pode auxiliar a gestão de projetos na construção civil


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre gestão de projetos em áudio!


Soluções tecnológicas já ajudaram o setor a superar crises nos últimos anos e, segundo uma pesquisa de nível internacional, 72% das empresas consideram a transformação digital como prioridade. 

A utilização de dispositivos móveis e soluções de automatização de gestão de projetos por empresas do mercado de construção civil está crescendo cada vez mais.

Por isso, as construtoras que quiserem se destacar e elevar sua competitividade devem considerar investimentos na área.

A tecnologia é uma poderosa aliada para aumentar a satisfação dos clientes e para turbinar os lucros com os empreendimentos.

Tudo isso porque as soluções tecnológicas permitem aumentar a qualidade e a produtividade na execução dos serviços e, ao mesmo tempo, diminuir os desperdícios, os retrabalhos e os prazos de entrega.

Um exemplo de uma solução especializada são os softwares que auxiliam na gestão de projetos.

A gestão de projetos é uma etapa primordial na execução de obras. Por isso, um bom software de gestão de projetos pode auxiliar seu andamento, no controle dos prazos de entrega, em orçamentos definidos e planejados com os clientes.

Além disso, apoia nas revisões e na gestão compartilhada e possibilita o controle dos arquivos internos e externos de uma edificação.

O uso de smartphones e tablets no canteiro de obras proporciona uma melhor gestão e a substituição do controle manual.

As novas tecnologias, acompanhadas de metas estratégicas, elevam o nível dos negócios das construtoras. Elas também contribuem com o aumento de qualidade e agilidade nos processos, e na redução de custos.

Benefícios da tecnologia para a construção civil

Com a pandemia da COVID-19, as empresas da construção civil tiveram que se adaptar à uma situação antes impensável: o distanciamento social.

Para isso, a maioria delas contou com o apoio de soluções tecnológicas de todos os tipos, seja para ajudar na gestão do canteiro de maneira remota.

No fim, o resultado foi a percepção de que o investimento em tecnologias só traz vantagens para as empresas.

Com a tecnologia, os profissionais conseguem se manter conectados mesmo estando fisicamente distantes, facilitando a troca de informações e agilizando a tomada de decisões.

Além disso, soluções tecnológicas, como softwares de gestão de obras, permitem um maior controle de todas as frentes da construção, desde o projeto, documentação, execução e até o pós obra.

Com isso, é possível minimizar os retrabalhos e desperdícios, diminuindo os custos e aumentando a qualidade final do empreendimento.

A produtividade também é otimizada com a adoção da tecnologia, já que ela agiliza o acesso às informações e registros através da integração e centralização de todos os dados.

E ainda, com o uso de dispositivos móveis, o registro e acesso das informações se torna possível em praticamente qualquer lugar e a qualquer momento. Assim, as obras conseguem ser entregues em prazos menores, maximizando os lucros.

Outro benefício da adoção de soluções tecnológicas é o enriquecimento dos dados, já que os softwares permitem o registro não só de textos, mas também fotos e vídeos.

Assim, as informações se tornam mais completas e intuitivas, facilitando o entendimento e reduzindo as chances de más interpretações.

Além disso, com mais dados é possível criar uma cultura de data driven na empresa, tomando decisões baseadas em dados concretos.

Principais tecnologias sendo utilizadas pelo setor da construção

Existem várias tecnologias criadas especialmente para otimizar atividades do setor da construção civil. Elas ajudam a melhorar a execução de várias etapas, como a de gestão, seja a gestão de projetos e também a gestão de obras.

Mas algumas dessas tecnologias vêm sendo mais utilizadas e ganhando destaque nas construtoras país afora.

Segundo uma pesquisa realizada pela Prospecta Obras, a inteligência artificial (IA) e robótica é a área com mais intenção de investimento, escolhida por 37% dos entrevistados.

Depois dela vem a Big Data, intenção de 33% e por último o uso de drones, com 18%. Vale destacar ainda que 70% dos entrevistados responderam que o Big Data já faz parte do cotidiano de suas empresas.

Como a tecnologia ajuda na gestão de projetos

São vários os benefícios que a adoção de soluções tecnológicas traz para a área de gestão de projetos. Por isso, confira 4 exemplos de como o investimento na tecnologia pode ajudar a otimizar a gestão de projetos:

Compartilhamento e redução de erros na elaboração do projeto

O uso de recursos tecnológicos permite desenvolver uma gestão colaborativa de projetos e uma comunicação unificada entre os envolvidos durante o processo construtivo.

Com um software específico para construtoras, é possível fazer o registro de todas as interações e revisões de um projeto

Isso facilita a gestão de projetos e a tomada de decisões, ações necessárias, alterações, permissões de acesso, fluxos de trabalho e prazos de entrega. Assim, evita-se desperdício de tempo, dinheiro, mão de obra e materiais.

O uso da tecnologia permite ainda compartilhar documentos com usuários externos por meio de um link temporário.

Dessa forma, quem o recebe fica com o endereço e os documentos disponíveis durante o tempo necessário de cada fase do projeto.

Essas novidades tecnológicas garantem a todos os envolvidos mais fluidez, rapidez e segurança.

Ao simplificar e estimular a integração, o módulo de Projetos do Mobuss Construção facilita o entendimento e o dia a dia dos coordenadores, projetistas, equipes de obras e demais pessoas envolvidas.

O software facilita o cumprimento de prazos de entrega e revisão de projetos, além de reduzir significativamente os erros de projetos e a necessidade de retrabalhos.

Armazenamento e acesso eficiente

Na maioria das organizações, alguns projetos são realizados externamente. Por isso, o principal diferencial a ser buscado em um software que visa à gestão de projetos é permitir o trabalho integrado e colaborativo.

Para facilitar a compatibilização dos projetos, a tecnologia deve ser adotada para organizar e unificar tudo de forma simplificada. Assim, todos podem ter acesso a versões completas do processo.  

O acesso remoto de qualquer lugar é outro diferencial. O armazenamento na nuvem proporciona maior segurança de dados, agilidade, assertividade e produtividade. 

Por meio de um workflow configurável, presente em softwares atuais, o projeto pode ser disponibilizado e liberado para a execução, melhorando o fluxo de cada empresa. 

De forma resumida, workflow é o fluxo de trabalho automatizado, de acordo com as permissões de acesso estabelecidas pela empresa.

A ferramenta costuma ser bastante fácil e é possível configurá-la sempre que a empresa precisar, atendendo ao fluxo de trabalho que a construtora necessita.

Dessa forma, todos os envolvidos em uma obra têm acesso aos projetos, o que permite sua liberação direta, configurável com base nos processos da organização.

Ou seja, a tecnologia garante o acesso facilitado às informações essenciais. E ainda, assegura que todos estejam alinhados em relação ao que deve ser feito e ao que está acontecendo na construção.

Fases e versões de cada projeto

Quando se passa de uma fase para outra em projetos de construção, é preciso detalhar as informações das ações concluídas.

Com o uso de um software específico para a área, a inclusão de projetos pode ser feita por meio de carga em lote.

De forma rápida e eficiente é possível incorporá-los de uma forma unificada, sem precisar selecionar os itens separadamente.

O processo de liberação de uma obra também é beneficiado com o uso da tecnologia, que permite incluir novas versões, alterações e prazos, e ainda auxilia os profissionais a realizarem uma melhor gestão de projetos.

Toda a interação ficará registrada, bem como as versões corretas e as permissões de acesso.

Por meio do software é possível verificar se todos se todos os arquivos do projeto estão com a última versão e aprovados na revisão final, evitando o retrabalho.

Solicitações e permissões dos envolvidos na gestão de projetos

Os recursos tecnológicos também auxiliam na gestão das solicitações durante o processo construtivo. Cada membro da equipe tem permissões específicas e limitadas a sua área, facilitando a liberação e controle dos recursos.

Uma solicitação de plotagem, por exemplo, pode ser feita por um projetista, mas não por alguém no canteiro de obras, se assim for definido nas configurações do software.

Também é possível criar grupos de usuários, com diferentes permissões para cada envolvido, determinando o que cada um pode acessar no projeto.

Desta forma, o uso de softwares específicos para o setor da construção civil não se restringem apenas às grandes operações e precisam ser considerados por qualquer gestor do segmento.

Além de facilitar a comunicação entre todos os envolvidos, auxiliando na integração entre projetistas e a construtora, os aplicativos móveis proporcionam uma melhor gestão de seus projetos.

E você, já usa algum tipo de tecnologia para gestão de projetos? Conheça as principais tendências para a engenharia civil. Para se informar e saber mais sobre as funcionalidades do Módulo de Projetos do Mobuss Construção, entre em contato com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção