Por que adotar um software em nuvem na construção civil?

As soluções tecnológicas, como softwares em nuvem para construção civil, melhoram a produtividade e a eficiência de qualquer negócio da área. Tendo em vista as vantagens, muitas empresas já fizeram a migração dos seus processos para estas soluções. 

O seu uso oferece uma série de funcionalidades que otimizam o gerenciamento de obras. Todas elas focadas em aprimorar a agilidade, eficiência e segurança no controle e acompanhamento das edificações. Uma das principais é a possibilidade de acesso remoto, facilitando a visualização das informações e a comunicação no canteiro.

A segurança dos dados é outro ponto forte desse tipo de ferramenta. Há ainda a vantagem da automatização de etapas. Além disso, o acompanhamento em tempo real do progresso do projeto permite que sejam tomadas medidas corretivas e preventivas com rapidez. Assim, evitando atrasos e gargalos no fluxo logístico.

Por fim, a sua facilidade permite que a equipe comece a trabalhar sem a necessidade de treinamentos extensos. Tudo isso contribui para uma administração mais eficiente.  Entenda mais sobre software em nuvem para construção, a seguir!

O que são softwares em nuvem para construção?

O nome oficial, “computação em nuvem”, designa aquilo que, muitas vezes, chamamos de “cloud”. A nomenclatura deriva da existência de uma ligação dos nossos dispositivos móveis a um servidor que armazena todos os dados do canteiro, continuamente, através da internet.

O sistema é contrário àquele que recorre à memória física dos aparelhos, que guarda os arquivos no hardware do equipamento. O software em nuvem para construção é uma solução de gestão fornecida por meio da internet, em vez de ser instalada em apenas um computador local.

Essas ferramentas são hospedadas em servidores remotos e os usuários podem acessá-las por meio de um navegador ou aplicativo. As funcionalidades oferecidas por esse sistema podem incluir: 

  • Administração de documentos; 
  • Planejamento e gestão da obra;
  • Gerenciamento de custos;
  • Coordenação de estoque; 
  • Controle de qualidade;
  • Atendimento pós obra.

Por que usar softwares em nuvem para construção?

O uso de um software em nuvem para construção oferece diversas vantagens em relação aos instalados em memória física de dispositivos. Uma das principais é a facilidade de acesso às informações do projeto. 

Com essa solução, as informações do canteiro podem ser acessadas de qualquer lugar com ou até mesmo sem acesso à internet. Isso permite que todos os colaboradores possam trabalhar em conjunto, mesmo em locais diferentes.

Além disso, a plataforma proporciona que todos os dados da obra possam também ser organizados em um único local centralizado. Isso significa que os membros do canteiro podem compartilhar documentos e detalhes do projeto com facilidade e rapidez.

Outra vantagem é a segurança dos dados armazenados na nuvem. Esse ponto é assegurado pelos servidores e, assim, o usuário não tem de se preocupar com a proteção das informações. 

Os sistemas em nuvem também oferecem a automação de tarefas rotineiras, como atualizações de software e backups. Em termos de redução de custos, investir nisso pode ajudar a reduzir os custos associados à manutenção. 

E, vale lembrar, que essa ferramenta é mais fácil e escalável de se utilizar, permitindo que toda a equipe possa personalizar a plataforma para atender às necessidades específicas de cada projeto.

As vantagens da nuvem na construção civil

A nuvem é benéfica para qualquer empresa ou negócio onde exista trabalho em equipe e processos a ser executado por várias pessoas em diferentes etapas. Por isso, confira abaixo as 4 principais vantagens de implementar softwares que utilizam esse método:

1. Integração

Estar conectado à nuvem significa ter todas as etapas de construção integradas: a informação não se perde e é cruzada para verificar resultados. Ou seja, essas soluções permitem uma maior colaboratividade entre equipes

Existe sincronia entre o que está acontecendo no escritório e no canteiro de obras. Esse fator é feito em tempo real e permite que todos os envolvidos percebam o que ainda há para fazer e como podem melhorar a qualidade do que já estão fazendo. O que evita, por exemplo, retrabalho e perda de tempo em tarefas menos prioritárias.

2. Acompanhamento

Com uma ligação contínua entre os elementos do projeto, é possível controlar a qualidade e segurança do trabalho. O gestor consegue ver como, quem, onde e o que está acontecendo em toda a cadeia relativa à obra. 

Dessa forma, a utilização de um software em nuvem para construção pode trazer diversos benefícios, desde uma melhor administração do canteiro até a diminuição dos gastos e aumento da eficiência

Assim, é possível ter uma garantia do cumprimento dos prazos de entrega e também uma redução no orçamento final, gerando um maior lucro para a empresa.

3. Informação

O fato de a informação ser inserida on time pelos membros responsáveis por cada um dos indicadores resulta em dados fidedignos e atualizados. Com isto, os responsáveis conseguem tomar decisões com base em análise de resultados atualizados. 

Com essas ferramentas, é possível centralizar todas as informações em um único local. Esse ponto pode auxiliar a prevenir erros e retrabalhos causados por registros desatualizados. 

4. Segurança

Como falamos anteriormente, o uso de softwares na nuvem para construção pode garantir também toda a segurança dos dados, principalmente por conta do backup automatizado. 

As informações são salvas automaticamente em servidores remotos, o que reduz o risco de perdas. Além disso, as soluções permitem a recuperação de históricos em caso de ataques cibernéticos.

Sistemas que utilizam esse recurso abrem portas ao futuro da construção, priorizando a organização e o planejamento mais efetivo, aumentando a sinergia de toda a obra.

No entanto, é importante saber escolher um bom software em nuvem na construção. Ele deve conter várias funcionalidades para todas as etapas, ter integrações e contar com uma boa reputação no mercado. 

O Mobuss Construção é uma das soluções em nuvem que permite a gestão automatizada e com auxílio da mobilidade. Se você está curioso sobre a ferramenta, acesse nosso site e venha conhecer nossa solução!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção