Diário de obras digital: Uma forma eficiente de controlar as atividades


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre Diário de obras digital em áudio!

A gestão da construção é um processo que pode ser melhor desempenhado quando amparado pelas soluções tecnológicas. Um recurso como o diário de obras digital,  que guarda o relato das tarefas realizadas no canteiro, contribui para uma organização mais eficiente e assertiva das atividades.

Além disso, ele ainda amplia o acesso às informações coletadas, tornando-as disponíveis para outros profissionais. Por isso, investir nesse recurso é o caminho para conduzir a gestão de maneira inteligente, evitando gastos desnecessários ou desperdícios

Continue lendo o post para conhecer o diário de obras digital e como ele pode ajudar no seu projeto!

O que é o diário de obras digital?

O Relatório Diário de Obras (RDO), é uma ferramenta utilizada na gestão de projetos. Sua elaboração é em forma de documento, utilizado para manter um registro diário das etapas realizadas na edificação . 

Ele pode ser realizado de maneira manual ou ainda com auxílio da tecnologia, em dispositivos móveis, o chamado Diário de Obras Digital. Em outras palavras, o registro, armazenamento e acesso das informações deixa de ser manual e em documentos físicos, passando a ser feito por meio de softwares. 

De ambas as formas, deve conter o relato dos fatos mais importantes ocorridos em cada dia de obra. 

Embora alguns detalhes possam ficar de fora, é importante tentar descrever de forma breve tudo aquilo que foi feito no dia. Vale registrar, por exemplo: 

  • Os processos executados;
  • O tempo de execução;
  • Quais colaboradores realizaram a atividade.

Informações como as condições climáticas também são importantes, pois podem justificar situações de atraso nos serviços. Equipamentos que tenham tido problemas e atividades não executadas também podem ser descritas no diário de obras

O objetivo é que o relato transpareça o andamento do projeto para que o registro fique claro a todos os associados envolvidos. Dados sobre reuniões realizadas e treinamentos também devem ser arquivados. Além disso, é importante anotar as compras realizadas e problemas que tenham surgido.

Diferenças entre livro de Ordem e Diário de obras

Vale destacar que, desde 2009, a elaboração de um documento similar ao diário de obra, o Livro de Ordem, era obrigatória. Porém, em fevereiro de 2023, o Confea revogou a obrigatoriedade deste documento.

Por mais que os dois documentos sejam parecidos, há diferenças importantes. O diário é mais detalhado e relata qualquer acontecimento relevante, o Livro é focado no registro das informações do início e término de atividades.

Assim, preparar o diário de obra já é uma maneira de realizar também o Livro de Ordem. 

Como o diário de obra digital pode ajudar na sua obra?

O diário de obra digital é essencial para a gestão, auxiliando na tomada de decisões dos profissionais. Esse documento serve como fonte de informações e permite gerenciar as diferentes etapas do projeto. 

Com ele, é possível entender como e onde estão sendo empregados os gastos e o tempo no canteiro. Confira abaixo alguns dos usos desta solução:

Negociar prazos

Com os arquivos registrados e organizados, é possível negociar prazos com o comprador ou justificar alterações, e até mesmo discutir com os empreiteiros situações de imprevistos. Nesse sentido, o método funciona como meio para provar que as tarefas foram cumpridas de acordo com as especificações técnicas.

O diário de obras também admite que os clientes entendam os motivos dos atrasos. Com esses dados, o processo de ajuste nas datas de entrega, ou até mesmo na reavaliação do orçamento, fica mais transparente e claro. 

No caso em que gargalos tenham ocorrido, a solução funciona ainda como uma prova legal. Servindo também como justificativa para a motivação de eventuais falhas técnicas que tenham culminado em novos gastos ou acidentes de trabalho.

Documentar tarefas

O objetivo principal é documentar os acontecimentos mais relevantes de cada dia no canteiro de obra. Isso acontece através de diversos fatores, entre eles o andamento das etapas. O resultado disso é um verdadeiro manual que descreve o desenvolvimento do processo construtivo em ordem cronológica.

Assim, é possível extrair registros que podem ser utilizados na tomada de decisões da gestão. Entender como se dá a relação entre cada tarefa, por exemplo, é crucial para o planejamento dos serviços.

Vale lembrar que registrar as etapas significa também ter maior controle sobre elas. Com relatos recorrentes, o andamento e os resultados dos projetos seguem o planejado. Quanto mais detalhado e rigoroso for o processo, mais eficiente será a coordenação da obra.

Avaliar atividades

O diário de obras é a ferramenta com a qual se torna possível comparar os resultados esperados no orçamento e cronograma. Assim, é possível avaliar as atividades, obtendo informações para entender onde acontecem mais problemas e quais as causas deles. 

Para a administração, isso significa concentrar esforços nas etapas que mais impactam negativamente nos gastos, prazos e qualidade. 

Se, por exemplo, um serviço não aconteceu no dia previsto, deve-se registrar o motivo e como isso afetou o andamento da obra. Assim, os profissionais responsáveis pela gestão podem tomar decisões rápidas e tentar contornar a situação. Bem como criar planejamentos futuros para que problemas similares não ocorram.

Quais os benefícios de usar um diário de obra digital?

Realizar o RDO traz diversas vantagens para uma construção. Ele é crucial para uma gestão eficiente, servindo como fonte para a tomada de decisões. 

Mas, documentar as atividades de forma manual no dia a dia pode ser uma tarefa improdutiva, pouco segura e com dados de baixa qualidade. 

Por isso, atualmente muitas empresas vêm adotando ferramentas tecnológicas que permitem a elaboração do diário de obra digital. Existem softwares de gestão de obras, que possuem módulos criados especificamente para esta etapa. Assim, é possível obter metas melhores e diferentes vantagens, como:

Acesso ao documento

Um dos principais benefícios é no acesso ao documento, que passa a ser mais simples e rápido. Com a mobilidade, os arquivos podem ser consultados pelos associados envolvidos de forma prática a partir de qualquer lugar, através de dispositivos móveis. 

Controle das informações

Com informações sempre atualizadas, de fácil acesso e disponíveis a qualquer hora e lugar, os profissionais podem fazer um controle mais eficiente. Assim, o diário de obras digital serve como um meio para diagnóstico de problemas, facilitando e embasando a tomada de decisões.

Agilidade

Outro benefício é a agilidade, pois os registros podem ser feitos e acessados por qualquer colaborador. Além disso, com o uso de recursos como formulários pré-configurados, os arquivos se tornam mais rápidos, diminuindo a quantidade de esforço necessário nessa etapa.

Centralização das informações

O diário de obra digital é uma maneira de manter todos os dados centralizados em um único lugar. Isso facilita o acesso e manipulação das informações, além de também permitir a padronização e melhorar a segurança no armazenamento.

Monitoramento em tempo real

É possível também monitorar os arquivos registrados em tempo real. Assim, os membros da gestão conseguem tomar decisões mais assertivas e evitar que atrasos aconteçam ou que gargalos passem despercebidos.

A adoção de tecnologias para a elaboração deste processo trouxe diversos benefícios para essa etapa. Mas, para garantir um maior sucesso, é preciso escolher uma solução que atenda às necessidades da organização e apresente respostas rápidas para os outros passos da construção. 

Para isso, conheça a solução Mobuss Construção, um software de gestão completo, com funcionalidades para melhorar a eficiência do início ao pós obra. Além dos módulos pensados para várias tarefas, o novo módulo Diário de Obras permite automatizar o registro das atividades rotineiras do canteiro

Agora que você já sabe o que é o diário de obra digital, venha saber como preencher esse documento de forma eficiente no nosso ebook, clicando aqui!


*Texto atualizado em: 23/02/2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção