4 aplicações do Módulo de Qualidade que vão além do canteiro de obras

Desenvolvido a partir de um aprofundado estudo do setor, o Módulo de Qualidade do Mobuss Construção é comumente aplicado em ações dentro do canteiro de obras. Um exemplo é na inspeção de trabalhos já concluídos, ou estágios definidos pela construtora, como por exemplo, na finalização de uma concretagem.

A aplicação do módulo ocorre de forma simples e a sua usabilidade permite que ele possa ser utilizado também em ações que vão além do canteiro. Para entender de que forma isso acontece, basta avaliar determinada atividade conforme o ciclo abaixo. Qualquer trabalho que siga este roteiro pode contar com as vantagens dessa tecnologia:

aplicações do módulo de qualidade

Assim, quem opta por utilizar o módulo de Qualidade pode aplicar a solução em outras situações que irão apoiar a empresa na gestão mais eficaz. No post de hoje, confira quatro delas!

1. Relacionamento com o cliente

Habitualmente, o Módulo de Qualidade auxilia as construtoras na realização de vistorias antes da entrega das chaves. A partir da efetivação da venda, muitas companhias possuem dificuldade de criar um relacionamento de confiança com o cliente, e o sistema pode se tornar um aliado.

Através da aplicação de checklist para avaliação do serviço recebido, é possível colher do cliente, assim que uma vistoria é finalizada, o seu grau de satisfação. Além de mostrar ao consumidor a preocupação com o seu bem-estar, a empresa pode ainda avaliar a performance da equipe e criar ações para elevar o padrão de atendimento.

2. Controle de resíduos e de equipamentos

Tanto no canteiro de obras como em indústrias e até mesmo escritórios, o cuidado com os resíduos produzidos tem se tornado cada vez mais comum. Com o módulo de Qualidade é possível, por exemplo, acompanhar como está a aplicação de coleta e destinação destes materiais, bem como mensurar a produção deles. No caso da Acciona, por exemplo, o Mobuss Construção auxilia no controle de emissão de fumaça preta. A partir dos dados colhidos em campo, a equipe pode criar ações para redução deste resíduo, como a manutenção veicular mais frequente.

3. Criação de metas de acordo com a política da empresa

Avaliar o desempenho de um colaborador vai além de avalizar um bom trabalho da equipe. Faz parte da garantia de excelência e manutenção do padrão da empresa. Para que isso ocorra, não basta apenas criar as metas de trabalho, mas acompanhá-las de perto, a fim de melhorar o que for necessário para se atingir determinado objetivo. Com o módulo de Qualidade, a aplicação dos check lists de avaliação de desempenho podem ser aplicados facilmente, garantindo um histórico armazenado na nuvem, com segurança.

4. Indicadores – Análise preliminar de risco

Em uma obra, seja na construção civil ou pesada, os riscos preliminares são comuns e precisam ser avaliados. Muitas construtoras, inclusive, já contam com pesquisas e estudos que apontam a probabilidade de um acidente fatal em determinado trabalho, em um espaço de tempo. Assim, conseguem criar mecanismos para reduzir riscos e não fazer parte da estatística de acidentes.

É possível também aplicar uma auditoria em relação aos equipamentos de proteção individual (EPIs), por exemplo.  Na área de construção civil no Brasil, é registrada uma morte por dia por conta da falta de uso destes materiais. O segmento é 10 vezes mais fatal que a indústria da Inglaterra e 70% a mais que dos EUA, de acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Ainda segundo a entidade, o custo médio de um afastamento por acidente de trabalho, é de R$ 141 mil e a razão de 20% das causas trabalhistas no setor.

Esse conceito de análise preliminar de risco pode ser aplicado não só na construção, mas em qualquer área em que há atuação de atividade insalubre, como hospitais, por exemplo. Uma análise preliminar de risco, através de aplicação de formulários que auxiliem na identificação de pontos de melhoria, garantem um local apropriado de atuação, além de segurança jurídica para a empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção