Cinco problemas que a sua construtora pode resolver com o módulo de Registros

Manter os prazos previstos em cada projeto vai além da construção por si só. No canteiro de obra, a burocracia em relação à documentação legal de colaboradores e fornecedores pode se tornar um empecilho caso a gestão da construtora não conte com um controle eficaz. Alguns dos problemas comumente encontrados pelas empresas do setor construtivo podem ser resolvidos com apoio da tecnologia.

O módulo de Registros, criado justamente para dar agilidade nas questões burocráticas, é um forte aliado na resolução deste tipo de problema. Veja cinco dificuldades comuns, e como serão tratados com o uso da solução:

Alto volume de documentos para gerenciar

Com mais de uma obra em andamento, é essencial que a construtora conte com um fluxo de trabalho bem definido para garantir conformidade dos registros, principalmente relacionados à legislação trabalhista. Esse problema é bem comum quando todo o controle acontece apenas manualmente, já que não há comunicação eficaz entre diferentes canteiros. Já no módulo de Registros, todos os dados de colaboradores, fornecedores e terceiros, podem ser facilmente consultados e gerenciados. Assim é possível reduzir a burocracia, com uma visão global da documentação e suas validades.

Impossibilidade de acompanhar a situação dos registros da empresa em uma visão única

Você sabe quais profissionais ou contratados estão com toda a documentação atualizada e quem precisa entregar algum registro? E se uma auditoria for realizada, tudo estará em conformidade? Para acabar com estas dúvidas, o Registros disponibiliza no painel de pendências o que precisa ser resolvido, inclusive com segregação por obras.

Falta de um padrão na coleta de registros

Com canteiros em diferentes locais, é extremamente complexo para a maioria das empresas manter um padrão nos registros.  Para quem usa o Mobuss Construção, no entanto, este controle é facilitado. É possível definir parâmetros de coleta para cada profissional conforme a função desempenhada, ou para cada empresa contratada, garantindo que seja realizado o registro da documentação necessária conforme os critérios estipulados pela empresa.

Burocracia do processo de coleta

Receber os papéis, armazenar e conferir são trabalhos demorados e que tomam boa parte do tempo da área administrativa da construtora. Para resolver este problema, além da padronização das coletas, o módulo de Registros também traz a visão global das informações através de um painel intuitivo que permite a coleta em lote dos documentos pendentes, fazendo com que o envio e o armazenamento digital desses registros seja facilitado. Com a pré-visualização dos arquivos (imagens, arquivos PDF etc), o profissional responsável consegue identificar pendências e resolvê-las rapidamente.

Há ainda o scanner móvel do módulo, em que, através de um QR Code no próprio celular, o colaborador tira fotos do documento e manda rapidamente para o sistema, através de um espelhamento proporcionado pela solução, permitindo a edição da imagem com corte de bordas, ajuste de cores para impressão, e otimização do tamanho do arquivo que será armazenado. Essa facilidade substitui a tradicional realização de escaneamento via impressora. A economia de tempo e o corte de custos são imensuráveis.

Dificuldade na identificação de documentos obrigatórios faltantes

O controle da documentação legal feito manualmente é bastante trabalhoso e demorado, ficando agravado nos casos em que é exigida uma avaliação/aprovação por uma pessoa diferente da que coletou. No Mobuss Construção, no entanto, são emitidos alertas em relação à validade dos registros e a situação de cada um, que podem ser classificados como “Em falta”, “Aguardando Avaliação”, “Vencidos”, ou “Próximos do Vencimento”.

A burocracia não precisa ser um empecilho para bons resultados no canteiro de obras. Com a tecnologia, além de otimizar o dia a dia da construtora, é possível resolver estes e outros problemas comuns de quem ainda realiza a operação sem um controle eficaz.  A segurança dos registros e a facilidade para o controle de todas as ações relacionadas a eles irão garantir que a sua empresa possa ser mais eficiente no que realmente faz a diferença: a entrega de projetos de qualidade para o consumidor final.

resolver com modulo registros

 

Escrito por Silvio José Etges – Gerente de Produtos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *