Como as tecnologias móveis revolucionaram a forma de gerenciar obras

O setor da construção civil, com uma demanda cada vez maior e desafios mais complexos,  adotar soluções como tecnologias móveis em suas obras. A maneira com a qual as pessoas desempenham suas funções nos diferentes setores do mercado de trabalho mudou muito nas últimas décadas. 

E assim, as empresas tiveram que buscar maneiras inovadoras para vencer os obstáculos e manter a competitividade. 

Segundo a Agência Brasil, são 5,1 bilhões de pessoas no mundo utilizando algum tipo de dispositivo móvel, ou seja, quase 70% da população mundial. Com isso, os segmentos do mercado viram também uma oportunidade de tornar o uso de tecnologias móveis rotineiro nas empresas e gerar melhores resultados com eles. As opções de aplicação são quase infinitas, possibilitando otimizar praticamente qualquer etapa, principalmente a de gestão no canteiro.

No caso da construção civil, o objetivo maior de qualquer empresa é poder entregar um empreendimento no menor tempo possível, com a melhor qualidade e lucro. Mas para isso, é preciso otimizar vários fatores como a produtividade, a comunicação e o uso de dados. Assim, contar com o auxílio de tecnologias móveis que permitam um melhor gerenciamento de obras pode ser uma saída inteligente, eficiente e barata.

Existem soluções especializadas em gestão de obras que funcionam através de tecnologias móveis, como celulares e tablets. Com elas, é possível melhorar a segurança no canteiro, o registro e armazenamento de dados, permitir uma comunicação instantânea e remota e otimizar o controle das frentes de trabalho. 

Por isso, os profissionais precisam conhecer as vantagens e começar a investir em soluções com tecnologias móveis.

Vantagens das tecnologias móveis na construção

É importante ter em mente que as obras de grande e médio porte lidam com uma enorme quantidade de fases construtivas e profissionais envolvidos. Isso pode gerar problemas de comunicação, controle, segurança e produtividade. 

Mas, com a adoção de soluções de tecnologias móveis, é possível otimizar diversas etapas, auxiliando na resolução ou evitando esses problemas.

As tecnologias móveis permitem uma comunicação instantânea e de forma remota, quebrando as barreiras da distância. Com uma melhor comunicação, tanto a fase do projeto quanto a de execução se tornam mais eficientes. 

Dessa forma, é possível evitar retrabalhos e desencontro de informações, além de aumentar a participação e integração das equipes nas tomadas de decisão.

Outra vantagem é na produtividade, já que com uma comunicação instantânea é possível tomar decisões de forma mais ágil, evitando ociosidade e acúmulo de problemas. 

Além disso, com as tecnologias móveis auxiliando no registro mais detalhado e na análise mais eficiente dos dados, é possível identificar etapas onde a produtividade é menor. Assim, os profissionais podem focar em buscar soluções para resolver esse problema.

O controle dos processos e a segurança também são otimizados, já que com os dispositivos móveis os profissionais podem registrar tudo que fazem, utilizam e manuseiam. 

Isso permite que o gestor consiga ter uma visão ampla de todas as frentes do canteiro, acompanhando inclusive com auxílio de vídeos, fotos e ligações. Por isso, investir na implementação de tecnologias móveis é uma das tendências para a engenharia civil.

Tecnologia como aliada da gestão de obras

Gerir uma obra é uma tarefa árdua, ainda mais em obras maiores e complexas que contam com vários processos, um grande volume de dados e de profissionais. Então, registrar e analisar tudo manualmente é quase impossível. 

Além disso, acompanhar a situação dos EPIs e também do estoque dos insumos pode se tornar um processo longo, cansativo e pouco produtivo sem o uso da tecnologia.

No canteiro, muitas etapas construtivas acontecem simultaneamente, às vezes distantes umas das outras, tornando inviável o acompanhamento de tudo manualmente. Verificar se todas as etapas foram realizadas com a qualidade esperada e em conformidade com o projeto é muito importante, mas improdutivo sem o uso de softwares. 

Por isso, um bom gerenciamento de obras atualmente precisa contar com tecnologia e mobilidade.

Análise rápida e assertiva de dados

Com o auxílio das tecnologias móveis, o registro dos dados no canteiro é muito mais ágil e detalhado, utilizando formulários padrões e evidências visuais, como vídeos e fotos. 

Além disso, os softwares são capazes de analisar, compilar e organizar um grande volume de dados mais rapidamente e de forma mais assertiva. Podendo obter informações interativas úteis para a tomada de decisões, como indicadores de apontamento.

Acompanhamento otimizado da obra

As soluções de tecnologias móveis permitem que os profissionais acompanhem as tarefas em todas as frentes do canteiro diariamente. Com isso, geram uma análise da eficiência no uso dos equipamentos, materiais e transportes, permitindo que os profissionais possam otimizar o canteiro e reduzir os desperdícios. 

Além disso, a mobilidade permite uma atualização do orçamento em tempo real, conforme os imprevistos aparecerem.

Maior controle e mais segurança

O processo de controlar o estoque, a validade e o local dos insumos, como materiais de construção, se torna mais eficiente com o uso de tecnologias móveis nos almoxarifados. 

Assim, é possível antecipar compras e otimizar o uso dos recursos. Além disso, as tecnologias permitem controlar a entrada e saída dos insumos e o uso de EPIs, bem como atualizar a situação dos treinamentos, garantindo uma maior segurança no canteiro.

O controle de qualidade também é otimizado, utilizando indicadores pré-formatados e formulários dinâmicos para garantir a conformidade dos serviços construtivos. Os profissionais podem verificar os requisitos de normas de qualidade de forma rápida, com mais riqueza no detalhamento das não conformidades utilizando recursos como fotos. 

Investir em tecnologias, principalmente as que oferecem suporte para dispositivos móveis, é uma forma de modernizar o setor da construção civil, otimizando os processos vitais das obras, como a gestão. 

Além disso, a adoção das tecnologias móveis é barata quando comparada a outras soluções.

Agora você já sabe como é vantajoso adotar soluções de tecnologias móveis, principalmente para a etapa de gerenciamento de obras. Mas se ficou alguma dúvida ou sugestão, comente aqui embaixo e continue acompanhando os artigos no blog.

Como as tecnologias móveis revolucionaram a forma de gerenciar obras

Como as tecnologias móveis revolucionaram a forma de gerenciar obras

O setor da construção civil, com uma demanda cada vez maior e desafios mais complexos,  adotar soluções como tecnologias móveis em suas obras. A maneira com a qual as pessoas desempenham suas funções nos diferentes setores do mercado de trabalho mudou muito nas últimas décadas.  E assim, as empresas tiveram que buscar maneiras inovadoras para vencer os obstáculos e manter a competitividade.  Segundo a Agência Brasil, são 5,1 bilhões de pessoas no mundo utilizando algum tipo de dispositivo móvel, ou seja, quase 70% da população Continue lendo

A importância do BDI na Construção Civil e como utilizar

A importância do BDI na Construção Civil e como utilizar

O orçamento de obras é uma etapa fundamental no início de um novo empreendimento, sendo responsável por prever e controlar todos os gastos e também os lucros da empresa. Mas fazer os cálculos dos custos é uma tarefa complexa, principalmente porque muitos deles são indiretos, não estando necessariamente vinculados com nenhuma atividade. Por isso, é importante conhecer e saber como aplicar o BDI. Quanto mais assertivo e detalhado for o orçamento de obras, melhor será a gestão de custos e mais chances o empreendimento terá Continue lendo

Como fazer um controle de documentos eficiente na construção civil

Como fazer um controle de documentos eficiente na construção civil

Ter um controle de documentos assertivo é fundamental para empresas de qualquer segmento, já que isso agiliza o trabalho e evita, inclusive, problemas com a fiscalização.  Na construção civil, o controle de documentos também é importante para empresas que desejam adquirir determinadas certificações de qualidade, por isso deve ser feito de maneira eficiente, ou seja, consumindo o mínimo de recursos e fornecendo o máximo de resultados. Para atingir esse objetivo, confira como ter uma gestão de documentos eficiente! 6 dicas para otimizar o controle de Continue lendo

NBR 6122: o que diz a norma sobre projeto e execução de fundações

NBR 6122: o que diz a norma sobre projeto e execução de fundações

Um dos principais objetivos que se deseja atingir ao finalizar uma construção é que ela seja estável e segura. Para isso, os profissionais devem prestar muita atenção no projeto e execução da fundação de uma obra, garantindo a utilização do melhor método construtivo e sua correta aplicação. Assim, é crucial seguir todas as recomendações e exigências da norma reguladora NBR 6122. A fundação é responsável por transmitir para o solo todas as cargas provenientes da edificação. Por isso, se ela não for corretamente projetada e Continue lendo

Produtividade na construção: processos que otimizam o trabalho da sua equipe

Produtividade na construção: processos que otimizam o trabalho da sua equipe

Alta produtividade na construção aliada a custos mínimos são o sonho de todo gestor. Clientes cada vez mais exigentes com a qualidade e com prazos também faz com que a produtividade seja uma necessidade real e cada vez mais presente nas empresas. Para a  indústria da construção, otimizar a produtividade é indispensável para combater as dificuldades que o setor  pode vir a se deparar. No caminho para um desempenho acima da média, os líderes têm atuação fundamental. É deles que devem partir as diretrizes e Continue lendo

NR 24: o que você precisa saber para manter um canteiro de obras adequado

NR 24: o que você precisa saber para manter um canteiro de obras adequado

O canteiro de obras é um local onde se realizam diversos serviços manuais e muitas vezes que envolvem periculosidade. Dessa forma, é importante pensar em questões como conforto e segurança, de forma a prezar pela saúde dos funcionários. Para garantir uma melhor qualidade de vida aos trabalhadores, todas as construções precisam estar em conformidade com a NR 24. Continue lendo para entender como aplicar nas suas obras. O que são as NRs? As normas regulamentadoras, conhecidas apenas como NRs, orientam os procedimentos obrigatórios que os Continue lendo

Como calcular a viabilidade econômica dos empreendimentos da construtora?

Como calcular a viabilidade econômica dos empreendimentos da construtora?

Para que uma empresa obtenha sucesso em seus empreendimentos, primeiro é preciso fazer uma análise dos riscos e potencial de lucro. Tudo isso está incluso no estudo de viabilidade econômica de uma obra. Com ele, é possível entender se é a hora certa de realizar a empreitada idealizada e também minimizar as chances de sair no prejuízo. A etapa do estudo de viabilidade econômica é crucial para qualquer pessoa ou empresa que queira investir em um negócio, especialmente na construção de alguma obra. Sem ela, Continue lendo

Os benefícios da implementação de um software de gestão de obras na rotina da construtora

Os benefícios da implementação de um software de gestão de obras na rotina da construtora

Em um mundo cada vez mais tecnológico e conectado, é preciso se reinventar para modernizar a produção e otimizar seus processos de trabalho. Por isso, cada vez mais empresas têm optado por investir na implementação de tecnologia. Na construção civil, os softwares de gestão de obras são um bom exemplo de uma solução prática. Soluções tecnológicas oferecem uma enorme gama de possibilidades e benefícios indispensáveis para que os profissionais em regime de trabalho remoto possam se comunicar de maneira eficiente com os que estão no Continue lendo

Cadeia logística da construção civil: 7 conceitos fundamentais

Cadeia logística da construção civil: 7 conceitos fundamentais

A gestão da cadeia logística nas organizações sempre foi um fator determinante para o desenvolvimento de qualquer atividade. Mas é indiscutível que o seu papel tem se tornado cada vez mais relevante com o passar dos anos – tornando-se também um diferencial competitivo. No segmento da construção, essa realidade é ainda mais presente, uma vez que a cadeia logística é composta de inúmeras frentes, como a logística de layout de canteiro, de movimentação, estoque, armazenamento, distribuição, compras e até logística reversa. Garantir uma gestão integrada Continue lendo

Aplicando a metodologia PERT/CPM à gestão de projetos de construção

Aplicando a metodologia PERT/CPM à gestão de projetos de construção

No post de hoje, falaremos sobre uma metodologia muito usada para planejamento, especialmente na gestão da construção: o método PERT/CPM. Ele permite uma melhor visualização de como as atividades serão alocadas, auxiliando na diminuição de imprevistos e na realização de um cronograma realista para a obra. A metodologia é usada para determinar quanto tempo levará um projeto de construção e qual seu caminho crítico, ou seja, quais tarefas devem ser priorizadas para que não ocorram atrasos. Assim, como resultado, também é possível identificar folgas (atividades Continue lendo