4 técnicas de gestão de projetos na construção civil que você precisa conhecer

gestão de projetos na construção civil

Em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, as empresas precisam encontrar soluções para melhorar a conformidade, a qualidade e a produtividade das obras. Utilizar técnicas de gestão de projetos na construção civil pode ser uma maneira simples e eficaz para isso. Possibilitando um maior controle e garantindo que a construção seja executada conforme planejada e especificada nas normas, contratos e memoriais.

Os profissionais sabem que durante uma construção diversos imprevistos podem acontecer, gerando problemas sérios e afetando o orçamento, o cronograma e também a conformidade da obra. Por isso, é crucial que haja uma gestão pensando nas melhores soluções para os empecilhos, garantindo que os objetivos e o planejamento inicial sejam atingidos. Tudo isso sem atrasos, perda de qualidade ou custos excessivos.

A gestão de projetos na construção civil pode ser feita de maneira tradicional, mas isso pode acabar não gerando os resultados esperados. Além de erros humanos e da baixa produtividade, ainda há a dificuldade em manter o controle de todas as frentes do canteiro, principalmente em obras grandes. Por isso, investir em soluções especializadas pode ser a melhor solução na hora de implementar a gestão nas empresas.

Com as soluções tecnológicas, os profissionais podem otimizar diversas etapas, obtendo resultados mais assertivos, de forma mais ágil e com menos custos. Isso tudo porque a tecnologia apresenta diversas funcionalidades, como a mobilidade e a comunicação remota, que não são possíveis de maneira manual. Dessa forma, o gestor pode acompanhar todos os processos da obra, tomando decisões rápidas e baseadas em dados.

Mas tão importante quanto investir na implantação de uma gestão de projetos na construção civil é saber escolher técnicas para que o gerenciamento seja o mais eficiente e gere o melhor retorno possível. Por isso, confira abaixo algumas dicas para otimizar os processos de gestão:

4 dicas para otimizar a gestão de projetos na construção civil

1- Escolha da metodologia e do escopo do projeto

Como cada obra tem suas peculiaridades e diferentes objetivos, o profissional responsável pela gestão de projetos na construção civil precisa escolher a melhor metodologia para cada caso. Para isso, será preciso determinar as características e recursos que a edificação a ser entregue deve ter para atender às reais necessidades dos clientes, possibilitando a maior qualidade e lucro possível.

Outro processo importante é definir o escopo do projeto, separando as etapas construtivas e especificando cada uma de maneira detalhada. Dessa forma, o processo de gestão será mais simples. Já que cada vez que o gestor de projetos ou alguém da equipe precisar entender os detalhes de um determinado processo construtivo, ele pode recorrer a esse escopo separado em partes menores.

2- Uso de dados de forma inteligente

De maneira geral, as empresas só têm a se beneficiar ao coletar e utilizar os dados do dia a dia das construções para suas tomadas de decisões. Mas, para a etapa da gestão de projetos na construção civil, esse uso dos dados é ainda mais crucial. Quando analisados corretamente eles fornecem informações valiosas sobre as causas de problemas e quais as melhores soluções a serem adotadas.

Quanto mais dados forem coletados nas obras, melhor e mais ágil será a tomada de decisões por parte do gestor de projetos. Além disso, com uma solução que permita uma análise completa e rápida dos dados, será mais fácil para o gestor verificar quais são os processos que apresentam maiores ameaças e fraquezas. Dessa forma, os esforços poderão se concentrar nessas etapas, ajudando também a melhorar projetos futuros.

3- Gerenciamento do cronograma e orçamento do projeto

Tendo os custos e também prazos para entrega de cada etapa definidos, o processo de gestão de projetos na construção civil consegue uma base para atingir os objetivos. Mas essa informação deve ser adotada como referência durante todo o ciclo de execução da obra. É preciso analisar e comparar sempre que necessário aquilo que foi planejado e o que está sendo efetivamente realizado.

Dessa forma, sempre que imprevistos acontecerem, o gestor pode definir a melhor maneira de contornar a situação sem ter impactos significativos no orçamento de obras e no cronograma. Por isso é sempre recomendado que esses documentos possam ser acessados fácil e rapidamente, possibilitando uma consulta detalhada e também a atualização das informações quando necessário.

4- Adoção de softwares de gestão

Como vimos, os dados, a tomada rápida de decisões e também a necessidade de acompanhar os projetos, orçamento e cronograma, são cruciais para uma boa gestão de projetos na construção civil. Mas, sem um software especializado em gestão, essas etapas se tornam praticamente impossíveis ou apresentam uma baixa produtividade e pouca assertividade nos resultados.

Por isso, é essencial contar com uma solução tecnológica que seja capaz de registrar, armazenar e processar grandes quantidades de dados de forma rápida e gerando resultados intuitivos. Além disso, para que os gestores possam manter uma boa comunicação e atualizar as informações diretamente do canteiro, os softwares oferecem mobilidade e acesso remoto. 

Outro ponto importante é que existem softwares com a funcionalidade de centralizar todas as informações necessárias para a gestão. Assim, possibilitando um sistema de integração entre os projetos, arquivos e também entre as pessoas envolvidas. Com isso, a tomada de decisões ocorre baseada nas informações obtidas na própria obra e de forma mais rápida, evitando atrasos, retrabalhos e mudanças significativas no planejamento inicial.

Investir em uma boa gestão de projetos na construção civil é uma das melhores maneiras de garantir que uma obra seja concluída com todos os objetivos iniciais atingidos com os melhores resultados. Assim, possibilitando uma maior qualidade, gerando mais lucros para a empresa e uma melhor satisfação dos clientes. 

Como vimos, é importante definir a metodologia a ser utilizada e elaborar o escopo do projeto, desmembrando as etapas. É preciso acompanhar e atualizar o cronograma e o orçamento. Além de estar atento aos riscos, usando os dados para tomar decisões rápidas e assertivas. O uso de softwares de gerenciamento também pode ajudar os gestores a economizar tempo, permitindo um maior controle e uma melhor comunicação interna.

Agora você já sabe a importância da gestão de projetos na construção civil e como otimizar essa etapa para atingir melhores resultados. Se ficou alguma dúvida ou sugestão, comente abaixo e continue acompanhando os posts no blog.

 

4 técnicas de gestão de projetos na construção civil que você precisa conhecer

4 técnicas de gestão de projetos na construção civil que você precisa conhecer

Em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, as empresas precisam encontrar soluções para melhorar a conformidade, a qualidade e a produtividade das obras. Utilizar técnicas de gestão de projetos na construção civil pode ser uma maneira simples e eficaz para isso. Possibilitando um maior controle e garantindo que a construção seja executada conforme planejada e especificada nas normas, contratos e memoriais. Os profissionais sabem que durante uma construção diversos imprevistos podem acontecer, gerando problemas sérios e afetando o orçamento, o cronograma e também Continue lendo

Nova atualização do Mobuss Construção facilita o controle de qualidade e inspeção

Nova atualização do Mobuss Construção facilita o controle de qualidade e inspeção

Visando otimizar o controle de qualidade das construtoras, com mais segurança e interpretação facilitada das inspeções, o Mobuss Construção passou por várias melhorias. Entre as novas funcionalidades, que serão disponibilizadas na plataforma a partir do primeiro trimestre de 2021, estão vários recursos de acompanhamento gráfico das etapas de qualidade.  Os recursos gráficos agilizam muito o trabalho e facilitam a identificação das atividades prioritárias e das não urgentes. Como a construção civil costuma ser uma área que realiza muitas tarefas simultaneamente, acaba acumulando grande quantidade de Continue lendo

As maiores construtoras estão apostando em prédios sustentáveis e você deveria fazer o mesmo

As maiores construtoras estão apostando em prédios sustentáveis e você deveria fazer o mesmo

Com o crescimento da preocupação sobre a questão ambiental por parte da sociedade, os setores do mercado estão tendo que reinventar seus modos de trabalho. No setor da construção civil, visando diminuir os impactos causados por obras convencionais no meio urbano, cada vez mais empresas começam a investir em prédios sustentáveis. Uma construção requer o uso de grandes quantidades de energia, tanto para extrair as matérias primas usadas nos insumos, como as rochas para o cimento por exemplo, quanto no próprio canteiro durante a execução.  Continue lendo

Mobilidade nas obras: por que se tornou essencial contar com soluções móveis?

Mobilidade nas obras: por que se tornou essencial contar com soluções móveis?

A mobilidade nas obras já é uma realidade no setor da construção, trazendo benefícios na acessibilidade e tráfego rápido de informações, que são itens cruciais para o sucesso no gerenciamento de obras. Desse modo, não há mais margem para que o meio virtual não esteja presente nas empresas. Quem faz essa escolha, está sujeito a ficar para trás no mercado, principalmente se tratando do futuro da construção. Além de melhorar a etapa do gerenciamento de obra, adotar sistemas que permitam a mobilidade nas obras traz Continue lendo

Como aumentar a produtividade na construção civil com sistemas de apontamento e apropriação

Como aumentar a produtividade na construção civil com sistemas de apontamento e apropriação

Uma combinação de fatores econômicos, como a queda da taxa Selic, o crescimento na venda de imóveis e a redução dos juros de financiamentos imobiliários, propicia a retomada do crescimento do setor da construção. Assim, é preciso buscar novos formatos de gestão que gerem um melhor aproveitamento de recursos e mão de obra, como um sistema de apontamento e apropriação, essenciais para aumentar a produtividade nas obras. Através das informações coletadas pelo apontamento ou registradas na apropriação, é que a empresa consegue identificar pontos que Continue lendo

Rocha Empreendimentos utiliza sistema integrado para facilitar o contato com os clientes

Rocha Empreendimentos utiliza sistema integrado para facilitar o contato com os clientes

Para automatizar a abertura de chamados e o relacionamento com o cliente, a construtora utiliza tecnologia que integra a assistência técnica com o WhatsApp Há mais de 10 anos no mercado, a Rocha Empreendimentos já utiliza a tecnologia como aliada há bastante tempo e, valendo-se desta estratégia, estava em busca de mais opções de comunicação com o seu cliente final. Para isso, passou a integrar o WhatsApp com o módulo de Assistência Técnica do Mobuss Construção, software para indústria da construção desenvolvido pela Teclógica.  “Com Continue lendo

BDI na Construção Civil: você sabe o que é e como calcular para suas obras?

BDI na Construção Civil: você sabe o que é e como calcular para suas obras?

Para obter sucesso com as vendas de qualquer empreendimento, todo profissional sabe que é muito importante calcular corretamente todos os gastos, não só os diretos mas também os indiretos. Por isso, as empresas da construção civil precisam ficar atentas e entender o que é BDI e como ele funciona na prática. A primeira coisa que precisa ficar clara é a diferença entre os custos diretos e indiretos. Os diretos são aqueles incidentes dos insumos, da mão de obra ligada à execução dos serviços construtivos e Continue lendo

Quais são e como conseguir incentivos fiscais para construção civil?

Quais são e como conseguir incentivos fiscais para construção civil?

O que muitas empresas não conhecem, ou não entendem completamente, é que é possível conseguir isenções ou reduções de algumas taxas tributárias através dos incentivos fiscais para construção civil. Primeiramente é preciso deixar bem claro que os incentivos fiscais não se tratam apenas de isenções, mas de diversas ações que favorecem as empresas com regimes especiais de tributação.  Outro ponto importante é saber que eles são regulamentados através de leis e normas específicas, que muitas vezes variam conforme o local onde a obra ou a Continue lendo

Quais são as exigências de habitabilidade da NBR 15575 para edificações?

Quais são as exigências de habitabilidade da NBR 15575 para edificações?

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre a NBR 15575 em áudio!   A NBR 15575 é uma norma que trata do desempenho de edificações habitacionais e apresenta características indispensáveis de uma obra para o consumidor, com o objetivo de prezar pelo conforto, acessibilidade, higiene, estabilidade, vida útil da construção, segurança estrutural e contra incêndios. Embora nem todos esses aspectos estejam presentes conscientemente na análise antes de adquirir um novo imóvel, eles com certeza determinarão, cedo ou tarde, Continue lendo

Construções do futuro: como a NBR 9050 tem trazido acessibilidade ao setor

Construções do futuro: como a NBR 9050 tem trazido acessibilidade ao setor

No setor da construção, a NBR 9050, conhecida como norma de acessibilidade, traz critérios e parâmetros para instalação de equipamentos e adaptação de espaços, de forma que se tornem acessíveis para todas as pessoas. Recentemente, ela recebeu uma nova atualização. O modelo que até então vigorava desde 2015, recebeu uma nova emenda e gerou a versão de 2020. Mas, antes de falar dessas mudanças, é necessário explicar o que é uma NBR e qual o objetivo da NBR 9050 em específico. NBR: o que você Continue lendo