Orçamento de obras de construção civil: a importância de uma boa gestão orçamentária

Elaborar um bom orçamento de obras de construção civil é uma das tarefas mais importantes para as construtoras –

uma vez que a previsão correta dos custos e do andamento dos processos é a chave para uma execução que atenda às expectativas do projeto.

Mais que lidar com custos e números, é preciso compreender cada detalhe da obra e seus principais desafios. Criando, assim, inferências capazes de elencar as melhores alternativas logísticas, de execução, fornecimento e mão de obra.

 

A seguir, destacamos a importância de uma boa gestão no orçamento de obras de construção civil, quais impactos este processo tem em uma obra e quais as melhores práticas para um controle eficiente dos custos. Confira!

Qual a relevância do orçamento de obras de construção civil?

O orçamento funciona como o principal pilar de todo o planejamento de uma construção. Contempla aspectos fundamentais, como a disponibilidade e os valores dos principais recursos: humanos, de materiais e equipamentos.

Dessa maneira, compras, contratações ou até locações de emergência se tornam muito mais raras – sendo feitas apenas em situações adversas inevitáveis, que fogem do controle previsto no planejamento.

Mais que garantir uma capacidade logística aprimorada, esse controle inicial ainda proporciona maior poder de barganha junto aos fornecedores, já que um orçamento prévio, – com grandes quantidades bem definidas – garante melhor capacidade de comparação e facilidade na prática de descontos.

Um bom orçamento de obras de construção civil também é uma importante ferramenta de documentação para as construtoras, que podem utilizar os levantamentos de obras passadas para compreender as movimentações do mercado, realizar inferências sobre projetos futuros e efetuar correções de acordo com experiências prévias.

Por fim, um controle orçamentário bem executado garante o melhor padrão possível de qualidade à edificação, com o mínimo de desvios de custos e prazos. Essa segurança mantém os clientes satisfeitos, reforça as parcerias mantidas no mercado construtivo e agrega maior credibilidade à construtora!

Como a gestão orçamentária pode impactar a execução de um projeto?

Os tipos de desperdícios na construção civil incluem diferentes aspectos além do financeiro, como os com materiais, mão de obra, equipamentos e maquinários.

Conforme citado no item anterior, o orçamento de obras de construção civil serve justamente para evitar esses desperdícios, que muitas vezes podem representar verdadeiras crises para a imagem das construtoras perante o mercado!

De acordo com estudos recentes, perdas de materiais podem chegar a 8% do total utilizado em uma construção. Enquanto as financeiras, inclusive as relativas a retrabalhos, atingem surpreendentes 30%.

Com esses simples dados é possível ter uma noção do quanto o orçamento de obras de construção civil é impactante para o desenvolvimento dos projetos. Entretanto, situações cotidianas tornam essa realidade ainda mais nítida.

Imagine, por exemplo, que ao orçar o tempo que determinada máquina deve se manter operante, o gestor responsável não tenha considerado as suas rotinas de manutenção. Nessa mesma situação, caso o equipamento pare durante uma atividade no canteiro de obras, mais que sofrer com os gastos de reparação – que são maiores que os preventivos – o projeto ainda terá seu prazo de execução comprometido e agregará custos extras com trabalhadores parados ou com a eventual locação de uma nova máquina.

Essa mesma lógica pode ser empregada para uma infinidade de aspectos que fazem parte do dia a dia de uma construção, como a adequação e a demanda de materiais, a disponibilidade e a qualificação de trabalhadores, o relacionamento com fornecedores, entre muitos outros.

Quais as práticas mais relevantes para um controle eficiente do orçamento?

O primeiro passo para a elaboração de um orçamento de obras de construção civil é determinar se a obra que se pretende executar é, de fato, realmente viável em termos financeiros.

Sendo assim, aliando pesquisas de mercado, dados de outras obras e sua própria experiência no segmento, faça um levantamento completo de custos – considerando questões como valores e disponibilidade de profissionais, trâmites tributários, insumos, eventuais locações ou manutenções de equipamentos, entre outras.

A questão mais importante nessa fase é determinar se o padrão de qualidade exigido para o projeto realmente está alinhado à realidade da sua construtora!

Imagine, por exemplo, que você acabou de executar a obra de um prédio de médio padrão e que, no mesmo período, também recebeu a solicitação de um orçamento para um edifício de alto padrão. Nesse caso, por mais que o tamanho das construções e seus principais aspectos técnicos sejam praticamente os mesmos, simples detalhes – como os de acabamento – podem mudar completamente a viabilidade da execução para a sua empresa.

Após esse passo, é importante prever claramente o fluxo de todos os trabalhos que serão executados. De maneira que seja possível otimizar o uso de recursos e os esforços de trabalho de maneira simultânea entre as diversas atividades que compõem um canteiro de obras.

Nesse ponto, as prioridades vão além da economia e da otimização dos recursos financeiros, considerando também fatores fundamentais, como: 

  • A segurança dos colaboradores; 
  • As normas regulamentadoras do setor construtivo; 
  • A qualidade dos processos; 
  • As principais exigências do mercado.

Programas voltados para a construção também são excelentes alternativas para diminuir o desperdício de tempo e de materiais.

Por mais que os novos softwares de gestão, ofereçam mais facilidade para quem deseja gerir todos esses detalhes, é preciso ter em mente que o orçamento de obras de construção civil depende principalmente de grande capacidade analítica e muito senso crítico por parte dos gestores. Logo, não devem ser o centro de sua elaboração, mas sim um recurso auxiliar.

Entre precificar cada serviço que será executado no projeto, encontrar preços de venda, pesquisar históricos de obras já realizadas, calcular os benefícios e despesas indiretas e inserir o lucro pretendido de maneira adequada, o principal ponto não está apenas em atender às pretensões da construtora, mas sim em atingir esse objetivo – garantindo o melhor para todas as partes envolvidas, sejam elas fornecedores, colaboradores, parceiros ou futuros proprietários!

Você conhecia toda a importância de um orçamento de obras de construção civil bem elaborado? Já adota alguns dos cuidados que mencionamos neste artigo? Tem alguma questão que considera importante e deixamos de mencionar? Então, deixe o seu comentário e contribua com o tema! 

Para continuar recebendo conteúdos semelhantes e as últimas novidades do setor, assine também a nossa newsletter!  

Apropriação de obras na Construção Civil Pesada

Apropriação de obras na Construção Civil Pesada

Os esforços para a apropriação de custos são cada vez mais indispensáveis no segmento construtivo, uma vez que detalhes minuciosos têm se tornado cada vez mais determinantes para os resultados das obras – e, consequentemente, para a competitividade das construtoras, principalmente na área da construção civil pesada.

Constroen Construções obtém mais de 90% de satisfação de clientes após implementação do Mobuss Construção

Constroen Construções obtém mais de 90% de satisfação de clientes após implementação do Mobuss Construção

A Constroen Construções e Engenharia Ltda, empresa que desde 1981 atua em diferentes segmentos da construção civil, buscava uma solução que proporcionasse aos líderes da companhia uma visão 360º dos projetos desenvolvidos para construção de edifícios residenciais. Foi então que adotaram o Mobuss Construção, software de gestão e mobilidade para a indústria de construção. A empresa adotou quatro módulos dos dez que a solução possui: Segurança; Qualidade; Registros; e Assistência Técnica. “A implementação da solução foi rápida e tivemos boa aceitação por parte dos colaboradores envolvidos. Continue lendo

Otimize o controle de estoque com o módulo de Insumos do Mobuss Construção

Otimize o controle de estoque com o módulo de Insumos do Mobuss Construção

Tornar o seu canteiro de obras financeiramente sustentável passa por um controle eficiente dos insumos e dos processos realizados diariamente. E o desperdício com o mau uso dos equipamentos e do maquinário podem reduzir os resultados da sua empresa. Para se ter uma ideia, segundo o IBGE, somente em fevereiro de 2019 os custos com materiais na construção civil subiu 0,21%, o que representa um alto índice em obras. É para apoiar as empresas no controle destes investimentos que o Mobuss Construção acaba de lançar Continue lendo