5 motivos para adotar a mobilidade corporativa na sua empresa

A aderência à tecnologia vêm crescendo há um bom tempo e, neste cenário, os profissionais de diferentes segmentos encontraram facilidades com a aplicação de mobilidade corporativa nas suas rotinas. 

Na construção civil, essa metodologia permite maior controle e desempenho na execução das atividades. Continue lendo o artigo e conheça alguns benefícios que a mobilidade pode trazer para o seu canteiro de obras!

O que é mobilidade corporativa? 

O termo mobilidade corporativa pode ser definido como uma realidade apoiada em tecnologia, onde, por meio de aparelhos como celulares e tablets, as empresas podem automatizar processos e agilizar tarefas.

A execução do trabalho por meio de dispositivos móveis permite um controle em tempo real das atividades, pois integra colaboradores de diferentes locais e permite uma visualização centralizada das informações. 

Com isso, é possível levar o ambiente de trabalho para o meio digital, tornando as informações disponíveis a qualquer momento para os colaboradores que precisarem.

5 benefícios da mobilidade corporativa

Agora que você já entendeu o que é mobilidade corporativa, confira os principais benefícios de utilizá-la na rotina da empresa:

1. Controle e redução de custos

Com a implementação de uma solução de mobilidade corporativa em sua organização, o controle de gastos e de produtividade acontecem de forma bem mais facilitada.

É uma forma de acompanhar seus colaboradores e terceiros, otimizando o tempo na hora de fazer o remanejamento de material ou da equipe e decidir sobre cortes de despesas desnecessárias

Ao controlar informações em tempo real, a mobilidade auxilia na redução de custos, na comunicação dentro do canteiro e na diminuição de retrabalhos.

2. Agilidade na tomada de decisões

A alta disponibilidade dos dispositivos permite visualizar e analisar dados atualizados enquanto os usuários estão em trânsito ou em seus postos de trabalho.

Isso oferece conhecimento analítico para tomar melhores decisões de forma rápida conforme os cenários que surgirem, sem perda de tempo ou incerteza quanto à precisão das informações.

3. Acesso a informações em tempo real

A captura de dados nos sistemas móveis é feita ao mesmo tempo em que as informações são transferidas às centrais. Dessa forma, toda a equipe fica ciente das mesmas atualizações, sem risco de consultar dados obsoletos.

A exatidão de dados e a transmissão em tempo real potencializa a inteligência dos negócios, produzindo informações altamente confiáveis para análise e aperfeiçoamentos necessários.

4. Melhoria no atendimento ao cliente

Do mesmo jeito que o compartilhamento de números, gráficos e demais dados pode ser feito dentro da empresa, algumas informações podem ser passadas com alta confiabilidade para os clientes

Isso aumenta a reputação da empresa diante dos usuários, que passam a acompanhar o andamento dos projetos e confiar mais nos prazos que foram estabelecidos.

Já na fase de assistência técnica, é possível ter mais agilidade no atendimento aos chamados, com consulta ao histórico consolidado de toda a obra, pois existe a  flexibilidade para abrir um chamado e acompanhar o andamento.

5. Aumento da produtividade

Com a mobilidade, os gestores têm maior controle da eficiência de sua mão de obra e são capazes de ter ampla transparência nas atividades realizadas na edificação, bem como nos fluxos laborais das equipes. 

Dessa maneira, é possível identificar rapidamente a existência ocasional de algum gargalo no projeto ou adaptar processos para alcançar melhores resultados

Com a oportunidade de aprimorar os processos e gestão do canteiro, o gestor terá acesso a gráficos e detalhamentos diversos sobre os custos das atividades e demandas operacionais.

O que ajuda a selecionar os recursos e a mão de obra na quantidade e qualidade adequada, controlando bem as atividades a serem desempenhadas pela equipe.

Existem muitos benefícios em adotar a mobilidade corporativa. Se sua empresa ainda está em estágio inicial do uso de dispositivos móveis ou você possui alguma dúvida sobre o tema, acesse e conheça nossa ferramenta: www.mobussconstrucao.com.br/solucao/.

5 motivos para adotar a mobilidade corporativa na sua empresa

5 motivos para adotar a mobilidade corporativa na sua empresa

A aderência à tecnologia vêm crescendo há um bom tempo e, neste cenário, os profissionais de diferentes segmentos encontraram facilidades com a aplicação de mobilidade corporativa nas suas rotinas.  Na construção civil, essa metodologia permite maior controle e desempenho na execução das atividades. Continue lendo o artigo e conheça alguns benefícios que a mobilidade pode trazer para o seu canteiro de obras! O que é mobilidade corporativa?  O termo mobilidade corporativa pode ser definido como uma realidade apoiada em tecnologia, onde, por meio de aparelhos Continue lendo

Saiba quais são os negócios mais lucrativos na construção civil

Saiba quais são os negócios mais lucrativos na construção civil

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre negócios lucrativos na construção civil em áudio! Ficar por dentro dos negócios lucrativos na construção civil é a melhor maneira de garantir sucesso no lançamento de novos empreendimentos. Além de se manterem atualizados, os profissionais e organizações precisam saber como se adaptar às novidades que surgem diariamente. O setor da construção passou e continua passando por muitas transformações, principalmente com o aprimoramento de novas tecnologias. As inovações, que surgem constantemente, são Continue lendo

Vantagens da aplicação de Softwares Móveis no Canteiro de Obras

Vantagens da aplicação de Softwares Móveis no Canteiro de Obras

A mobilidade é uma evolução tecnológica que está sendo utilizada em muitas empresas que visam lucratividade e otimização do tempo. Na construção civil, a utilização de softwares móveis pode trazer várias facilidades para os canteiros de obras.  Isso porque sistemas de mobilidade podem ser acessados 24 horas por dia, de qualquer lugar, através de tablets e smartphones. Ajudando a tornar o fluxo de trabalho mais integrado e a obter maior controle sobre os custos das obras. Dessa forma, as construtoras não precisam trabalhar com grande Continue lendo

Confira as principais normas alteradas na construção civil

Confira as principais normas alteradas na construção civil

Passou-se o tempo em que uma edificação era construída sem padronização nem regras. Hoje, para garantir resultados melhores, mais segurança e conformidade, os profissionais precisam conhecer e seguir normas da construção civil. Ao longo dos anos, as leis técnicas da construção civil passam, naturalmente, por atualizações e modificações. Isso acontece porque o mercado está em constante mudança, assim como também as exigências e desejos dos clientes.  Por isso, para garantir que as construções consigam atender padrões cada vez mais altos, as diretrizes precisam ser atualizadas. Continue lendo

Como garantir uma comunicação unificada entre todos os integrantes do processo construtivo?

Como garantir uma comunicação unificada entre todos os integrantes do processo construtivo?

Em todas as áreas do mercado, a comunicação interna é importante para o sucesso das empresas. Mas, na construção civil, ela é essencial, principalmente para evitar erros e retrabalhos durante o processo construtivo.  Ao longo da execução de uma obra, muitas informações precisam ser repassadas, dúvidas são geradas e decisões devem ser tomadas. Dessa forma, os gestores têm que focar em garantir que a comunicação entre os colaboradores seja eficiente e unificada, avaliando se está sendo respeitado o planejamento de obras, a fim de minimizar Continue lendo

Como gerenciar os fluxos de dados na construção civil?

Como gerenciar os fluxos de dados na construção civil?

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre fluxos de dados em áudio! A cada dia que passa, as construções geram um grande volume de informação. Mas, para que essas informações possam ser aproveitadas para a melhoria contínua dos resultados, é preciso saber como gerenciar os fluxos de dados. Mesmo com a imensa quantidade de arquivos gerados pela construção civil, algumas empresas ainda não dão a devida importância para a coleta e análise de dados. Assim, perdem a oportunidade Continue lendo

Você está por dentro do projeto Construção 2030?

Você está por dentro do projeto Construção 2030?

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre Construção 2030 em áudio! No início de 2022 a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) retomou o projeto “Construção 2030”, que visa incentivar a cultura de inovação nas empresas do setor. A iniciativa foi criada em 2018 e voltou a ter maior destaque agora. Um dos motivos para o foco no projeto foi a pandemia do Coronavírus, que demandou aceleração da inovação tecnológica em vários segmentos, incluindo também a construção Continue lendo

Tendências Engenharia Civil: o que esperar do setor?

Tendências Engenharia Civil: o que esperar do setor?

Acompanhar as tendências da engenharia civil é um requisito para qualquer empresa e profissional que deseja se manter competitivo em um mercado repleto de avanços e transformações.  Com o uso de equipamentos, materiais e técnicas construtivas modernas, é possível criar construções mais sustentáveis e duráveis. Tudo isso ajuda a reduzir os custos, melhora a produtividade e a eficiência e oferece uma melhor qualidade de vida para os clientes.  Portanto, os profissionais da construção precisam ficar atentos a todas as inovações e tecnologias que surgem no Continue lendo

SESMT: o que é e os principais pontos de atenção para sua empresa

SESMT: o que é e os principais pontos de atenção para sua empresa

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre SESMT em áudio!  SESMT é a sigla para Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. Trata-se de uma equipe especializada em Saúde e Segurança que atua nas empresas visando garantir o bem estar e proteção dos trabalhadores. O serviço é orientado pela Norma Regulamentadora nº 4 (NR 4). A diretriz é de responsabilidade do atual Ministério do Trabalho e Previdência Social, antigo MTE, e consta na Consolidação Continue lendo

ABNT na construção civil: conheça as principais normas

ABNT na construção civil: conheça as principais normas

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre ABNT na construção civil em áudio!   A maioria dos profissionais entende a importância das normas da ABNT na construção civil. Mas, alguns ainda desconhecem as principais diretrizes que padronizam e orientam a execução de praticamente todos os processos construtivos. Além de serem de caráter quase obrigatório, as NBRs na construção civil são fonte de referência para os técnicos da área. Ou seja, elas indicam os caminhos e metodologias a serem Continue lendo

Acesse nossos materiais educativos sobre construção