Por que a tabela de composição de preços para orçamentos (TCPO) é tão importante?

Não é novidade para quem atua no setor construtivo que os gastos previstos em um projeto podem variar muito ao longo de sua execução. Para garantir um melhor controle das verbas e, consequentemente, mais lucratividade para as obras, o uso da TCPO é fundamental!

A Tabela de Composição de Preços para Orçamentos garante uma organização codificada de todos os detalhes de uma construção, possibilitando um controle orçamentário muito mais organizado e assertivo.

A seguir, entenda melhor o conceito de TCPO, como interpretá-la, seus principais benefícios e outros indicadores que a complementam.

Entenda o que é TCPO e como ela é construída

Desde 1955, a TCPO se destaca como um dos indicadores mais relevantes da construção civil.

Produzida pela Pini, empresa referência em pesquisas e informações para o segmento construtivo, é constituída por dados que servem de apoio para as atividades das construtoras e dos engenheiros.

De variações de custos do mercado, até influências climáticas, são muitos os fatores que podem alterar as previsões feitas para o orçamento de uma obra.

Mesmo com conhecimentos precisos e experiência no setor, seria impossível determinar a viabilidade de um projeto sem um apanhado fiel e confiável de informações.

O papel da TCPO é justamente esse: fornecer informações que permitem determinar quais são os gastos gerais de uma construção!

A principal função da Tabela de Composição de Preços para Orçamentos é alimentar as bases de dados dos sistemas de gerenciamentos utilizados nas obras.

A TCPO conta com mais de 8.500 registros sobre a construção civil, que incluem aspectos como preços para referência, serviços e outros dados fundamentais para a composição de um orçamento.

Confira, no próximo item, como é feita a leitura da tabela.

Descubra como ler a TCPO

Conforme mencionamos anteriormente, um dos grandes trunfos da TCPO é justamente a riqueza de informações que ela disponibiliza aos projetos.

Para que esses dados sejam úteis, porém, é preciso que os engenheiros e gestores saibam como ter acesso a eles de maneira rápida e fácil.

É por isso que a eficiência da TCPO também está em seu método de categorização, que conta com um código próprio dividido nas categorias: Divisão, Subdivisão, Natureza do Item, Tipo e Item.

Seus números são estruturados em 9 casas separadas por pontos: XXYYY.Z.W.KK. Cada uma delas representa um grupo diferente:

  • XX = Divisão
  • YYY = Subdivisão
  • Z = Natureza do item
  • W = Tipo
  • KK = Item

Se pegarmos um bloco de concreto como exemplo, percebemos que os seus gastos envolvem muitas questões, como a quantidade de areia utilizada, a espessura da argamassa, seu método de composição, entre outras questões.

Se levarmos em consideração o código 04221.8.1.18, de acordo com as numerações indicadas pela Pini, a leitura sobre o bloco será a seguinte: O número 04 indica “Vedações Internas e Externas”. O 221 classifica “Alvenaria de peças de concreto-vedação. O 8 é “Serviço composto” (composições de serviços). Já o 1 indica Blocos de concreto.

Por fim, o indicador 18 refere-se a: 19cm x 19cm x 39cm, espessura da parede 19cm, juntas de 10mm com argamassa mista de cimento arenoso e areia sem peneirar traço 1:4:4.

Com todos esses detalhes categorizados, padronizados e disponíveis para consulta, o papel da TCPO é justamente tornar mais clara a relação desses gastos nas construtoras!

Descubra, no próximo item, quais são todos os benefícios agregados na Tabela de Composição de Preços para Orçamentos.

Confira quais são os benefícios da TCPO para as construtoras

Agora que você já sabe para que serve a TCPO e como ela é interpretada, confira alguns dos principais benefícios que ela pode agregar às construtoras:

  • Diminui significativamente as chances de erros nos orçamentos;
  • Otimiza e facilita a composição de preços;
  • Aumenta a produtividade das obras, já que otimiza o planejamento e favorece o cumprimento das etapas previstas no projeto;
  • Traz uma classificação e detalhamento completos dos insumos que podem ser utilizados em uma construção;
  • Gera dados confiáveis que favorecem a tomada de decisões;
  • Permite que as etapas da obra sejam mais claras e que o orçamento seja dividido com base nelas;
  • Gera mais economia, já que permite aquisições de quantidades precisas de materiais e um melhor controle das atividades e do tempo empregado na obra;
  • Melhora a participação das construtoras em licitações, já que seu controle orçamentário se torna muito mais claro e eficiente.

Com dados precisos e padronizados, é fácil entender porque a TCPO é tão importante e amplamente utilizada pelos engenheiros e construtoras. Você já sabe de onde essas informações são tiradas? Descubra no próximo item!

Saiba qual é a sua relação com outros indicadores

Se levarmos em consideração que a TCPO é uma base de dados, precisamos também compreender de onde se baseiam os seus principais indicadores.

Os dados que compõem a Tabela de Composição de Preços para Orçamentos são baseados nos principais índices utilizados na construção civil, que servem como referência para que a precificação seja possível e padronizada.

Os principais deles são:

  • Índice Setorial da Construção Civil, que traz referências a respeito de variações mensais sobre materiais, mão de obra e custos globais do projeto;
  • Custo Unitário Básico, que atua na precificação do metro quadrado de uma obra de acordo com a sua região, levando em consideração não só a sua localização, mas também o tempo;
  • Tabela FIPE da construção civil, que determina os preços médios para as construções.

Além de ter esses indicadores globais como base de sua composição, a TCPO também inclui indicadores elaborados pelas próprias pesquisas da Pini, que servem como base para que a tabela seja ainda mais completa! São eles:

  • Índices PINI de Custos de Edificações;
  • Custos Unitários PINI de Edificações;
  • Índices PINI de Custos de Obras de Infraestrutura;
  • Índice PINI de Custos da Construção Industrializada.

Gostou de conhecer as principais funções e benefícios da tabela TCPO? Quer saber como usar a SINAPI em um orçamento de obras de construção civil e ficar por dentro de ainda mais assuntos indispensáveis para o seu sucesso? Então continue acompanhando o conteúdo exclusivo do blog!  

3 Comentários


  1. Bom dia, sou micro empresário da construção civil, gostaria de uma matéria especifica, voltada para
    os micros e pequenos empreendedores da área, pois muitas vezes não temos como montar um
    orçamento que nos gere tranquilidade.
    Geralmente nossos orçamentos são voltados para as incorporadoras ou para as administradoras de obras.
    Grato.
    Pedro Paulo

    Responder

    1. Olá Pedro, agradecemos pelo seu contato e sugestão de conteúdo. Vamos avaliar para escrever a respeito.
      Abraço.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção