Vantagens da aplicação de um Software para Gestão de Obras

Ao lidar com uma obra é preciso buscar formas de conectar o que acontece em campo ao escritório, controlando a distribuição de tarefas, prazos, orçamentos e a evolução das etapas de construção para que ela seja entregue dentro dos custos e prazos esperados.

Neste contexto, um software para gestão de obras com mobilidade é uma evolução que trouxe lucratividade e otimização do desempenho para empresas de diversos setores. Em um mundo global, na indústria da construção a mobilidade ganha destaque.

Para isso, não há nada como a utilização de um software para gestão de obras. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue sua leitura!

Como funciona um software para gestão de obras?

O gestor precisa organizar o trabalho da equipe, fornecedores e terceiros, avaliando dados que orientem para as melhores decisões — além de liderar e motivar os times sob seu comando. Essa nem sempre é uma tarefa simples, mas atualmente é possível contar com soluções e  processos que facilitam a rotina e melhoram os resultados da sua gestão.

Um software para gestão de obras é um ótimo exemplo de ferramenta. Dessa forma, as informações de campo — como o apontamento de atividades, dados de segurança, realização de inspeções, assistência técnica, registros e documentos — são facilmente transmitidas aos responsáveis pelo gerenciamento da construção, facilitando e otimizando a tomada de decisão.

Quais são as vantagens de um software para gestão de obras?

Para que você entenda melhor os benefícios que esse tipo de tecnologia pode trazer para a sua gestão, explicaremos abaixo algumas vantagens. Veja só:

Automatização de tarefas

No decorrer das etapas de trabalho na construção, a automatização dos serviços também pode se tornar muito eficiente. Passando por engenheiros, construtores e supervisores, os softwares móveis beneficiam todos os profissionais envolvidos. Através deles, é possível medir a produtividade e a qualidade na gestão de serviços e fornecedores, otimizar os recursos como a mão de obra, evidenciar detalhadamente não conformidades e acompanhar questões de qualidade, por exemplo.

Melhoria na troca de informações

Os softwares móveis também auxiliam no recolhimento das informações em tempo real, dando suporte para o controle de equipamentos, possibilitando uma gestão estratégica da obra. Além disso, ele também reduz a papelada e torna mais fácil o gerenciamento das informações. A mobilidade na construção faz com que seus colaboradores deixem de perder tempo procurando documentos importantes no meio de pilhas de papéis.

Integração de dados

Uma das facilidades oferecidas pelos softwares móveis é a integração com as demais etapas, permitindo manter um histórico da unidade de cada etapa do empreendimento. Além disso, os softwares permitem que as vistorias e entregas sejam feitas por meio de formulários dinâmicos, que atendem às necessidades específicas do seu empreendimento e utilizam a assinatura eletrônica com aceite digital, que agiliza aprovações, por exemplo.

Assim, na hora de entregar as chaves, o software auxilia que o processo formal de entrega e recebimento do empreendimento seja cumprido com agilidade e segurança, demonstrando a credibilidade da sua empresa perante aos clientes.

Diminuição de retrabalho

Isso tudo evita possíveis retrabalhos com a digitação de informações coletadas em papel, além de acelerar os processos como um todo, permitindo que solicitações sejam atendidas em menos tempo, cumprindo prazos e melhorando a satisfação dos clientes.

Quais são os resultados que podem ser obtidos  com um software para gestão de obras?

  • Os softwares móveis permitem que você faça um acompanhamento efetivo de questões como reuniões, documentação, uso de EPIs, exames e treinamentos dentro do canteiro, aumentando a segurança dos seus funcionários e do projeto como um todo;
  • Também oferece maior segurança jurídica, pois todos os dados são devidamente registrados, permitindo a inserção de evidências, como fotos e assinaturas digitais.
  • Fornecem dados precisos sobre a redução de perdas e aumento da produtividade. Você não só conseguirá diminuir o desperdício na construção e manter tudo dentro do orçamento, como terá indicadores reais para utilizar como referência da qualidade do serviço da construtora.
  • Melhoram a organização da empresa e o gerenciamento dos custos. Os softwares móveis permitem que você controle tudo com muito mais organização, podendo acessar informações facilmente e de qualquer lugar.
  • Os softwares móveis diminuem consideravelmente a utilização de papel envolvida na construção, além de reduzir o desperdício de materiais: essenciais para uma empresa sustentável e preocupada com o meio ambiente.
  • Oferecem uma assistência técnica eficaz. O cliente de hoje quer ser bem atendido acima de tudo. Os software móveis otimizam a assistência técnica prestada com o auxílio de tablets que contemplam todo o fluxo da solicitação até ela ser resolvida;

Em um cenário com o mercado cada vez mais exigente e competitivo, esses objetivos são essenciais para garantir o sucesso do negócio.

Gostou de aprender sobre software para gestão de obras? Assine nossa newsletter e receba todas as nossas dicas gratuitamente no seu e-mail!

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *