Saiba como medir o desempenho do seu negócio

As métricas para construção civil são parâmetros utilizados por gestores e executivos para medir o desempenho de sua empresa em comparação às demais dentro de um mercado específico. Elas poderão indicar em que área a sua empresa está perdendo competitividade, em qual está tendo prejuízos e qual tem funcionado bem.

Veja quais são as principais métricas para construção civil e entenda melhor como anda o desempenho do seu negócio:

Lucro líquido

Para iniciar a análise de seu benchmarking, processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, você deverá calcular o seu lucro líquido, que vai reunir os cálculos mais essenciais da gestão de uma empresa.

Escolha um período determinado de tempo, que pode variar de um mês a um ano, e calcule qual foi o lucro bruto, todo o dinheiro que entrou na sua empresa por meio do comércio de seus produtos, e subtraia os custos e os investimentos. O resultado será seu lucro líquido.

Compare esse valor com o de outras empresas que tenham o mesmo porte e o mesmo escopo. Se perceber que os valores são inferiores, você deverá identificar em que aspectos sua empresa perde performance e eficiência.

Veja também qual é o momento de investir para crescer, evitando a estagnação de sua empresa!

Velocidade do fluxo de caixa

Calcule, então, o seu fluxo de caixa, que aproxima-se do parâmetro anterior e mede o quão rápido a sua empresa coleta o lucro antes de pagar as despesas. Isso indicará a capacidade do seu negócio de fazer investimentos.

Se tão logo que o dinheiro entra em caixa você tem que cobrir despesas, sua empresa acaba tendo uma menor capacidade de investimento, visto que o volume de gastos se aproxima do volume da entrada de dinheiro, sem dar tempo para que se crie um saldo de caixa positivo.

Saiba também a importância da análise de informações para a tomada de decisão!

Retorno sobre investimento

O retorno sobre investimento, ou ROI, que também é chamado de taxa de retorno ou taxa de lucro, é a relação entre a quantidade de dinheiro ganho ou perdido em um investimento sobre a quantia investida.

Assim, você poderá perceber quais investimentos lhe trouxeram maior lucro e quais causaram prejuízo. É um importante preditivo para o sucesso de uma empresa, visto que muitas delas continuam investindo inutilmente ao não calcularem essa métrica.

Leia também “Como melhorar o gerenciamento de sua obra em 90 dias”!

Capacidade de financiamento

Verificar sua capacidade de financiamento vai lhe dizer sobre a capacidade de sua empresa de adquirir financiamento perante as instituições financeiras. Ela refletirá o quão eficientemente sua companhia tem utilizados os lucros.

Para verificá-la, você deverá consultar suas agências de financiamento e descobrir o máximo que ela estaria disposta a lhe emprestar. Isso é um preditivo importante no momento em que elaborar projetos que podem exceder a capacidade do caixa de sua empresa.

O controle dos parâmetros é essencial para que qualquer empresa consiga competir no mercado. As métricas para construção civil trazem as informações necessárias para otimizar os processos internos, melhorando a eficiência, performance e competitividade do seu negócio!

Assine nossa newsletter para receber mais informações valiosas para a sua gestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção