As maiores construtoras estão apostando em prédios sustentáveis e você deveria fazer o mesmo

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre prédios sustentáveis em áudio!

 

Com o crescimento da preocupação sobre a questão ambiental por parte da sociedade, os setores do mercado estão tendo que reinventar seus modos de trabalho. No setor da construção civil, visando diminuir os impactos causados por obras convencionais no meio urbano, cada vez mais empresas começam a investir em prédios sustentáveis.

Uma construção requer o uso de grandes quantidades de energia, tanto para extrair as matérias primas usadas nos insumos, como as rochas para o cimento por exemplo, quanto no próprio canteiro durante a execução. 

Outros fatores, como os desperdícios gerados por uma obra com baixa gestão, que utiliza métodos convencionais, fazem da construção civil um dos setores que mais causa impactos negativos ao meio ambiente.

Pensar em soluções que tornem as construções mais ecológicas e sustentáveis deixou de ser apenas uma questão ética, passando a ser exigência dos clientes e também  um requisito para obter incentivos fiscais. 

Com isso, as empresas que constroem nos centros urbanos estão investindo em ideias de arquitetura sustentável, funcionando como uma alternativa ecológica da sua concepção até o fim da sua vida útil.

A previsão é que cada vez mais, as pessoas procurem por construções nesses padrões e além disso, só aumenta a preocupação por um inevitável esgotamento dos recursos naturais. 

Assim, a tendência é que nas próximas décadas a maioria dos empreendimentos tenha uma pegada ecológica, fazendo dos prédios sustentáveis uma opção promissora para que as empresas continuem competitivas.

São diversas as vantagens de optar por construir de maneira mais ecológica, tanto em quesitos de lucro quanto de aumento da excelência da empresa no mercado. Por isso, confira 4 benefícios de optar por construir prédios sustentáveis:

4 benefícios em investir na construção de prédios sustentáveis:

1- Maior qualidade de vida no ambiente urbano

É comum que quando as pessoas pensem em cidades ou grandes metrópoles, a imagem que venha a mente seja a de muito asfalto e concreto por todo lado. Mas, essa ideia tem trazido diversos problemas, não só para o meio ambiente mas também para toda a população. Esses materiais esquentam o ambiente, prejudicam a qualidade do ar em seus processos construtivos e diminuem a infiltração das chuvas no solo.

Por isso, optar por construir prédios sustentáveis é também investir em uma melhor qualidade de vida para os clientes que usufruirão da edificação e de seu meio urbano. Utilizar menos concreto e mais soluções que envolvam árvores e plantas, por exemplo, proporciona um ambiente mais saudável. Elas ajudam a melhorar a qualidade do ar, diminuir o calor e ainda auxiliam na infiltração da água da chuva, prevenindo as enchentes.

2- Incentivos fiscais

Existem muitas políticas públicas, de âmbito federal, estadual e municipal, que oferecem uma redução na carga tributária ou ainda uma simplificação dos impostos para construtoras que desenvolvem prédios sustentáveis. Isso não só ajuda a diminuir os custos da empresa mas também o tempo e trabalho que teriam que ser deslocados para lidar com a burocracia envolvendo os impostos.

Muitos dos incentivos fiscais são oferecidos para que as empresas adotem soluções relativamente simples e baratas, como sistemas de captação de água da chuva ou ecotelhados. Por isso, o investimento pode ser revertido em lucros para a empresa, alcançando edificações mais ecológicas, funcionais e que melhorem a qualidade de vida dos usuários.

Além disso, existem certificações que são dadas para as construtoras que implementem soluções sustentáveis em suas obras, como por exemplo, a Leed – leadership in energy and environmental design. Essas certificações ambientais dão mais credibilidade e notoriedade para a empresa, atraindo mais clientes que exigem uma garantia de sustentabilidade por órgãos competentes e não só uma simples autodeclaração.

3- Maior controle e menos desperdícios

Prédios sustentáveis precisam passar por uma boa etapa de planejamento, escolhendo as melhores técnicas construtivas, que gastem menos energia e gerem menos desperdícios. Além disso, é preciso uma gestão de obras eficiente, fazendo com que os objetivos sejam atingidos com maior precisão. Assim, a execução seguirá o projeto à risca, mantendo controle da qualidade e também do uso dos insumos e equipamentos.

Com isso, a empresa consegue otimizar os gastos, comprando apenas o necessário, diminuindo os desperdícios e evitando atrasos com a falta inesperada de insumos. A execução de materiais sustentáveis no canteiro de obras geralmente é feita de forma mais limpa, sem as sobras geradas no recorte dos blocos cerâmicos para instalar o sistema elétrico, por exemplo. 

Para que haja esse controle do uso dos insumos e para evitar retrabalhos, é crucial contar com um software de gestão. Com essa ajuda, os profissionais podem manter uma comunicação constante e visualizar todas as frentes do canteiro, como o estoque e a execução das etapas. A tecnologia auxilia também para uma maior rapidez na tomada de decisões, respeitando o cronograma e possibilitando melhores valores na compra dos materiais.

4- Sustentabilidade do início ao fim

Vale ressaltar que a sustentabilidade na construção civil não significa apenas utilizar sistemas ecológicos, mas pensar em toda a vida da edificação para que ela cause o menor impacto ambiental possível. 

Isso significa que sua construção precisa gastar menos energia, gerar menos desperdícios e utilizar menos recursos naturais não renováveis. Além disso, é preciso pensar no seu uso pós-obra e também em uma possível demolição futura.

Os benefícios de apostar em prédios sustentáveis são muitos, e não só para a empresa, mas também para os clientes e para a sociedade como um todo. Além disso, esse nicho do mercado é ainda relativamente novo e pouco aproveitado, dando chance para que as empresas possam ganhar notoriedade e se consolidar no setor de construções ecológicas.

Por isso, uma boa maneira de atingir os objetivos sustentáveis é contar com o auxílio das soluções tecnológicas. Escolher o software adequado para as necessidades da empresa e capacitar as equipes para que seu uso seja aproveitado ao máximo garante mais chances de sucesso nos empreendimentos. Essas são escolhas sustentáveis que ajudam a economizar.

Agora você já sabe alguns motivos para investir na construção de prédios sustentáveis. Se ficou alguma dúvida ou sugestão, comente aqui embaixo e acompanhe os posts no blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção