Gerenciamento de obras: tecnologia para uma gestão eficiente


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre gerenciamento de obras em áudio!

Na hora de iniciar uma nova construção, é preciso pensar qual o melhor caminho a seguir e como percorrê-lo. A maioria das pessoas tem dúvidas sobre os pontos cruciais do gerenciamento de obras e como alcançar os objetivos de qualidade, prazo e orçamento, evitando atrasos e aumento de custos.

Muitos profissionais do segmento ainda demonstram resistência em adotar soluções para modernizar os processos. Mas, em um mundo cada vez mais conectado e tecnológico, as empresas que optam por não se manter atualizadas acabam perdendo competitividade no mercado. 

Assim, a tendência é que o setor se adapte aos novos tempos e invista cada vez mais em soluções tecnológicas. Com elas, as tarefas são realizadas de forma mais ágil e com auxílio de recursos especializados, minimizando as chances de retrabalhos. A qualidade também aumenta, já que os softwares permitem um detalhamento muito maior das informações.

Além disso, um dos desafios a serem otimizados pelos gestores é a produtividade no canteiro. Por isso, os benefícios obtidos com ferramentas e equipamentos de ponta se tornam ainda maiores. 

Diversas etapas tornam-se automatizadas, a coleta e registro são mais precisos e produtivos, além de possibilitar uma maior organização dos dados, trabalho e comunicação remota, salvamento na nuvem a várias outras funcionalidades.

Continue lendo e entenda mais sobre o gerenciamento de obras e como a adoção de soluções tecnológicas pode otimizar essa atividade!

Como funciona o gerenciamento de obras?

Essa é a etapa que envolve toda a administração de recursos nos processos construtivos para garantir os requisitos de qualidade, o cumprimento do cronograma e do orçamento. Entre os recursos que devem ser gerenciados estão inclusos os materiais, as equipes, os próprios serviços, o tempo e o investimento. 

A etapa do gerenciamento de obras já começa no planejamento inicial e se estende até o pós entrega de chaves. No entanto, a parte crucial é durante a execução, onde geralmente ocorrem os maiores problemas que impactam negativamente na qualidade, no andamento e nos custos do projeto.

São várias as ferramentas, estratégias e metodologias utilizadas durante essa etapa. Auxiliando os gestores nas tomadas de decisões para garantir que as metas e objetivos sejam atingidos. A coordenação atua em todas as frentes construtivas, do planejamento até a fiscalização da execução.

Entre as funções da gestão do canteiro, estão:

  • Contratar e fiscalizar da mão de obra;
  • Criar e implantar estratégias de controle;
  • Fiscalizar a segurança no canteiro;
  • Garantir o cumprimento dos prazos;
  • Manter os custos dentro do planejado no orçamento;
  • Realizar a comunicação entre os clientes, escritório e canteiro;
  • Fazer o controle das compras de materiais;
  • Gerenciar a execução dos serviços.

Por que a gestão de obras é importante na construção civil?

Um bom gerenciamento de obras é crucial para garantir o sucesso dos empreendimentos. O objetivo principal é atestar que o andamento dos serviços esteja em conformidade com o planejado. Ou seja, é responsável por identificar, antecipar e solucionar os problemas antes mesmo que eles ameacem afetar o resultado do empreendimento.

Outro fator importante é que o monitoramento permite que os projetos atendam às expectativas dos clientes. Em outras palavras, o controle dos processos construtivos garante que as especificações dos contratos sejam cumpridas. Assim, é possível uma maior satisfação por parte dos compradores.

Para a construtora, a gestão de obras é uma etapa que funciona como ferramenta para otimizar o andamento dos trabalhos. Desse modo, a organização consegue aumentar a produtividade, garantir a segurança e manter a qualidade dos serviços.

Impacto da tecnologia na gestão de obras

Uma construção, do início até o pós-obra, engloba uma enorme quantidade de procedimentos, pessoas e informações. Por isso, a gestão, quando feita de forma manual, acaba sendo menos produtiva, estando sujeita a erros, perdas de informação e falhas de comunicação, tornando-se inviável nos dias atuais. 

Assim, adotar soluções tecnológicas é um meio inteligente de otimizar essa etapa. Os recursos, que também podem ser utilizados através de dispositivos móveis, possibilitam uma infinidade de escolhas, como a automação dos processos de gerenciamento.

Além disso, há uma maior precisão, organização e centralização dos dados, evitando a perda de informações, que podem inclusive ser armazenadas de forma mais segura na nuvem. 

Outro ponto positivo é a possibilidade de enriquecer os registros com recursos visuais de vídeo e foto, tornando-os mais completos. 

Sendo assim, a adoção da tecnologia traz impactos positivos na produtividade, qualidade, assertividade e confiabilidade das informações

7 benefícios do gerenciamento de obras e como a tecnologia pode ajudar

O gerenciamento de obras é um processo que necessita de um acompanhamento constante, porém a tecnologia vem tornando essa etapa mais simples, prática e eficiente

Por isso, listamos a seguir os sete principais benefícios de adotar uma solução para esse segmento:

1 – Ajuda a reduzir os custos com a parte jurídica

Vários itens podem deixar a construção mais cara. Porém, o gerenciamento de obras é um bom aliado para gerar economia. Entre os determinantes que podem encarecer uma obra, estão:

  • Atrasos;
  • Bitributação;
  • Retrabalho de documentos importantes;
  • Riscos na contratação.

A administração é crucial para que a construtora possa atuar em todos esses itens. Com a otimização desta etapa, eliminam-se serviços do contrato com construtoras, pois podem ser adquiridos de forma direta com o empreendedor. 

Vale lembrar que a organização permanece com a responsabilidade sobre os prazos, qualidade, controle, logística, entre outros fatores da construção. 

Além disso, com o auxílio da tecnologia, a criação, compartilhamento, acompanhamento e salvamento dos documentos das várias etapas de uma obra se tornam mais produtivos e seguros. Isso minimiza as chances de erro, retrabalhos e perda de informações e documentos, bem como diminui os prazos.

2 – Auxilia na estratégia produtiva e acompanhamento

Quem cuida do gerenciamento de obras também ajuda para que a execução de atividades atenda a todos os requisitos. É o caso do custo e qualidade de acordo com o cronograma planejado. Por isso, isso está diretamente ligado à estratégia produtiva do projeto. 

A coordenação do canteiro passa por todas as etapas, desde o planejamento até a execução, e coordena cada uma das partes para serem cumpridas seguindo uma sequência lógica, no tempo planejado e com os custos pré-definidos na etapa de orçamento.

Com uso de softwares, é possível acompanhar os diferentes passos da obra remotamente, em tempo real. Registrar informações e eventos fica mais rápido com fotos, vídeos e áudios em um único lugar. Além disso, o acompanhamento do cronograma e alterações em projetos ficam mais produtivos.

3 – Antecipa problemas na obra

Por cuidar de toda a organização do cronograma, o gerenciamento de obras possibilita prever problemas e, com isso, resolvê-los de forma preventiva. 

A coordenação permite que a maioria desses possíveis obstáculos possam ser resolvidos antes mesmo da execução de certa etapa. Deste modo, é possível aumentar a produtividade, evitando retrabalhos e tempo ocioso no canteiro.

Adotando soluções integradas a dispositivos móveis, a previsão e antecipação de problemas se torna ainda mais efetiva e ágil. Esses sistemas permitem que os funcionários avisem sobre qualquer contratempo, e também que os funcionários se comuniquem de maneira remota para decidir como resolver a situação. 

Com isso, além de organizar e agrupar todas as informações, projetos e etapas, permitem uma melhor visualização de tudo que pode interferir no andamento do projeto.

4 – Melhora o controle do estoque de materiais

O gerenciamento também auxilia a ter mais controle sobre o estoque de material para a construção. Isso se traduz rapidamente em economia. Afinal, evita o desperdício e ajuda a manter todas as despesas dentro do orçamento. 

Uma boa administração ajuda, por conter uma lista com todos os produtos comprados e um acompanhamento do uso dos materiais. Dessa forma, fica fácil visualizar quando é necessário comprar mais algum item. 

Indiretamente, esse benefício auxilia o controle da mão de obra contratada e o quanto de insumos vem sendo utilizado, além de evitar atrasos e tempo ocioso pela falta de materiais.

Uma solução consegue tornar essa etapa ainda mais eficiente, possibilitando que os trabalhadores mantenham uma atualização constante de tudo que foi usado e que será necessário nas próximas etapas. 

A organização e a busca dentro de um software é simplificada e ágil. Com isso, o responsável pela análise e controle do estoque economiza tempo e pode se dedicar a outras demandas. Além disso, também permite que o gestor acompanhe e se adiante em tudo, inclusive remotamente.

5 – Torna a execução mais fiel aos projetos

O gerenciamento de obras auxilia também na hora de contratar mão de obra especializada e coordenar os contratados nas diferentes etapas do projeto. É preciso considerar que, durante a execução de uma obra, podem haver alterações, mas com um bom gerenciamento tudo isso pode ser previsto e contornado. 

Assim, a construção segue o planejamento inicial de maneira precisa e, no caso de alterações, facilita a criação de um projeto as built (siga em inglês que pode se traduzir como “projeto como construído”).

Nesse ponto a tecnologia também se torna uma aliada, já que fica mais fácil acompanhar e seguir os passos iniciais por dispositivos móveis no próprio canteiro.  Além disso, possibilita que mudanças sejam feitas ao mesmo tempo em que as etapas são realizadas, minimizando a chance de perdas de informações ou detalhamentos errados.

6 – Melhora da qualidade dos empreendimentos

Um gerenciamento de obras eficiente ajuda a criar uma maior padronização nos processos, minimizando as desconformidades com o planejamento. 

Assim, a qualidade geral da construção aumenta, garantindo que mesmo com profissionais ou situações diferentes, o resultado alcançado sempre seja o mesmo. De forma que todos os projetos da construtora consigam manter o padrão de qualidade.

Com precisão e facilidade de visualização das não conformidades, além de indicadores pré-formatados, garante-se maior assertividade e agilidade na gestão de qualidade. Dessa forma, os profissionais e os fornecedores podem entender onde precisam focar e melhorar para que todos os elementos tenham as otimizações esperadas.

7 – Facilita a comunicação na construção

O gerenciamento de obras permite uma melhora na comunicação, principalmente entre as equipes do canteiro e do escritório. Com o auxílio da tecnologia, esse processo pode ser ainda mais aprimorado, já que com o uso de softwares em dispositivos móveis é possível manter um diálogo de maneira remota.

O que levar em conta ao escolher um software de gerenciamento de obras?

Para que o investimento em uma solução tecnológica gere os resultados esperados, é preciso que a escolha do software mais adequado para as necessidades da empresa seja criteriosa. 

Fazer um balanço de tudo que precisa ser otimizado nos processos é a maneira ideal para começar a decidir. Assim, é possível comparar as funcionalidades disponíveis para fazer a melhor escolha.

Além disso, alguns dos recursos que são indispensáveis e devem ser considerados na hora da decisão são:

Otimização do uso de dados

O software de gestão precisa melhorar e simplificar a coleta, o registro e o acesso de informações, independente do lugar. O ideal é que ele tenha funcionalidades para enriquecer os registros, como o uso de fotos, vídeos ou áudios. Assim, os dados são mais completos e a coleta de registros pode ser agilizada. Integração das informações e segurança dos dados

O ideal é que tudo seja integrado e centralizado, facilitando e dinamizando o controle das frentes de trabalho. Para isso, o uso de um software que consiga abranger várias etapas e que tenha o recurso de armazenamento em nuvem é fundamental. 

Assim, as informações contarão com acesso facilitado, melhorando também a segurança e garantindo que nada seja perdido. Sem contar que esses registros podem ser sincronizados com ferramentas de Power BI.

Controle eficiente e abrangente

Outras  funcionalidades também são importantes, como o controle de documentos e insumos, registros, fornecedores, colaboradores e terceiros e a segurança da obra. 

Fazendo uma administração precisa e assertiva de todos esses quesitos, é possível garantir a conformidade das etapas, além de evitar atrasos, gastos desnecessários e até situações como acidentes.

Aprimoramento das etapas do pós-obra

Um diferencial, ainda, são funcionalidades focadas na etapa de vistoria e entrega no pós-obra. Com formulários pré-configurados é mais fácil garantir a conformidade no fim da execução. 

Além disso, com recursos para melhorar a assistência técnica, é possível otimizar a comunicação e agilizar a resolução dos problemas, garantindo a qualidade entregue e a satisfação do cliente.

Relatórios personalizados

A partir da alimentação de informações no software de gestão, é possível extrair relatórios personalizados que organizam e apresentam os dados de maneira certeira. Assim, os coordenadores conseguem fazer uma avaliação ágil dos processos e realizar uma tomada de decisões assertiva.

Automação e funcionalidades

A implementação de softwares de gerenciamento de obras proporciona uma maior automação das etapas. Com auxílio da mobilidade, diversas tarefas ficam mais ágeis e práticas, como o registro das informações nas frentes construtivas. 

Maior precisão no cronograma

Por último, uma solução tecnológica ajuda a melhorar a precisão no cronograma. Com ela, torna-se mais simples controlar as datas, registrar os motivos de atrasos ou problemas e também tomar decisões mais embasadas e rápidas para garantir o cumprimento dos prazos.

Gostou do conteúdo? Para aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto, venha ler nosso ebook sobre gerenciamento de obras.

3 Comentários


  1. Infelizmente a maioria dos profissionais desconhece ou negligencia esses 5 pontos da Gestão de Obras. Excelente artigo.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção