Construção pesada: como elevar a produtividade e a segurança reduzindo custos

Os projetos de construção pesada são desafiadores por diversas questões, de modo especial pois exigem o gerenciamento como um todo — de pessoas, estruturas, materiais, tempo e dinheiro. Além de serem infraestruturas como obras de construção de portos, pontes, aeroportos, estradas, hidrelétricas, túneis, etc, que impactam o dia a dia da população pela sua complexidade.

Quando não há gestão adequada, a produtividade em obras desse porte fica comprometida. Apesar da dificuldade na obtenção de dados oficiais, especialistas apontam que a grande maioria dos acidentes em canteiros de obras no Brasil são causados por algum tipo de falha humana. Algo que pode ser evitado quando há preocupação com a segurança no trabalho.

Em cerca de 94% dos casos, a falta de treinamentos, a desatualização de procedimentos técnicos e a contratação de operadores não qualificados ou até mesmo mal instruídos afetam drasticamente a rotina dos profissionais da construção pesada.

Listamos alguns pontos importantes que podem elevar a produtividade da equipe, diminuir os índices de acidentes e consequentemente reduzir os custos da construção pesada. Acompanhe!

Fatores críticos de sucesso na construção pesada

Excelência na gestão de obras

Seguir um planejamento claro é a chave para qualquer execução. Isso vale para todas as áreas. Portanto, uma boa gestão de obras na construção pesada é aquela que tem prazos, etapas e planos de ação bem programados e em conformidade com as normas de regulamentação vigentes.

Avaliar cenários, estruturar processos e coordenar a melhoria de toda a construção civil é a melhor forma de manter a produtividade a todo vapor. Assim como controlar e apropriar de modo efetivo os custos, os estágios e as responsabilidades de cada profissional envolvido.

É uma ação operacional que abrange muito mais do que o canteiro de obras. Começa antes de qualquer start e termina bem depois da conclusão do projeto. Saiba aqui como trazer mais eficiência para o gerenciamento de recursos na indústria da construção.

Capacitação e treinamento de operadores

O risco iminente de acidentes envolvendo trabalhadores e máquinas é uma constante na construção pesada. É por isso que os programas de capacitação, os treinamentos e as atualizações são indispensáveis. Esse cuidado é essencial para manter os funcionários cientes sobre regulamentos e processos de operacionalização das ferramentas utilizadas.

As principais causas de acidentes envolvendo operadores de máquinas são falhas de planejamento e supervisão, baixa qualificação, alta carga horária de trabalho, complexidade e negligência por parte dos responsáveis pelo empreendimento.

A capacitação desses colaboradores não apenas contribui para um ambiente de trabalho mais seguro e eficiente, como também para a valorização pessoal da mão de obra. A falta de profissionalização prejudica a área como um todo, uma vez que diminui faixas salariais e gera sérias desigualdades entre os atuantes.

Entenda aqui a importância de funcionários qualificados para o setor.

Manutenção periódica de equipamentos

A manutenção, o controle e os avanços tecnológicos de máquinas são outra questão decisiva quando se trata de produtividade, segurança e recursos na construção pesada.

Segundo levantamentos, o uso correto dos equipamentos consegue gerar economia de até R$1,8 milhão por projeto e pode aumentar o rendimento do trabalho em 30%.

Além disso, a disseminação de conhecimento sobre os equipamentos é indispensável para que os profissionais da área consigam dedicar o máximo de eficiência nas obras de construção pesada das quais fazem parte.

Aplicação da tecnologia para medir progressos

São muitos os motivos que justificam a inserção da tecnologia para auxiliar na gestão da construção pesada. Além da tendência digital, contar com tecnologias para o controle dessas operações significa:

  • Organização no fluxo de trabalho;
  • Segurança e controle de dados e informações;
  • Medição eficaz do desempenho de projetos;
  • Detecção de falhas mais precisa e rápida;
  • Redução drástica de desperdícios;
  • Controle rigoroso de custos e investimentos;
  • Gestão mais assertiva de equipes terceirizadas;
  • Aumento da produtividade;
  • Reconhecimento por meritocracia;
  • Captura de dados em tempo real.

A Toniolo, Busnello (TBSA) conseguiu maximizar resultados com o uso da tecnologia. Diariamente, a empresa de engenharia monitora informações coletadas na obra, a exemplo do consumo de materiais, ferramentas, serviços e logística. A decisão garantiu a redução de 60% nos custos com a mão de obra e a produtividade aumentou em 50%.

Contar com a ajuda da tecnologia é uma ótima forma de gerenciar projetos e equipes. Quanto mais controle o responsável tem sobre as etapas da construção pesada, melhor é a entrega final.

Com o apoio da tecnologia, menores são os índices de desperdícios e perdas e maior é a segurança no canteiro de obras. Além disso, tem-se uma visão geral mais ampla sobre os investimentos de tempo e dinheiro e sobre o bem-estar e o nível de produtividade de funcionários.

Que tal saber mais sobre a importância da terceirização na indústria da construção? Veja 5 dicas para deixar sua gestão de colaboradores terceirizados mais eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção