Toniolo Busnello – TBSA tem controle eficiente e mobilidade na gestão de obras com o Mobuss Construção

Com um mercado globalizado e altamente competitivo, o principal objetivo das construtoras é desburocratizar e agilizar o processo de realização das etapas de uma construção, para que seja possível maximizar seus resultados, e foi exatamente isso que a Toniolo Busnello (TBSA) fez ao adotar a ferramenta desenvolvida pela Teclógica, o Mobuss Construção. A empresa de engenharia, que é uma das mais sólidas do Brasil e referência na construção pesada, passou a monitorar diariamente informações coletadas na obra, como consumo de materiais, equipamentos, serviços e distribuição da mão de obra e garantiu um melhor desempenho de suas obras.

Diferenciais do Mobuss Construção para TBSA

“Fizemos algumas pesquisas de mercado e até testamos um protótipo, mas o Mobuss Construção se destacou pela velocidade no processamento dos dados, pelos indicadores oferecidos e fácil usabilidade. O know how e o comprometimento dos profissionais da Teclógica também foram diferenciais em nossa análise. Eles estão sempre nos auxiliando. Recentemente, durante uma obra em São Paulo, o atendimento da equipe de suporte da Teclógica ficou quase 24 horas com nossa equipe acompanhando todo o procedimento”, destaca o responsável por custos de Obras da TBSA, Fernando Busnello.

Segundo Busnello a apropriação dos dados era realizada em formulários de papel. A TBSA utilizava cerca de 4.500 folhas por dia e contava com uma equipe de mais de 40 pessoas para digitar e processar todas as informações, que depois eram editadas em relatórios. “Após  a implantação do Mobuss percebemos maior agilidade e confiabilidade dos dados. Antes este processo era realizado de forma manual, gastava-se muito tempo para processar os dados e dar feedback para o responsável” Fernando Busnello. Ao adotar o módulo Apontamento, do Mobuss Construção, estes colaboradores foram realocados e passaram a ter mais tempo para analisar e gerenciar os processos da empresa.

A TBSA conseguiu maximizar seus resultados, o processo de apropriação obteve cerca de 60% de redução dos custos com mão de obra e aumento de até 50% na produtividade, também reduziu as horas ociosas da equipe e melhorou os prazos. Outro ponto que merece destaque é a sustentabilidade, já que a economia de papel é evidente. Hoje, os dados são coletados diretamente nos dispositivos móveis e atualizados em tempo real.

Com o Mobuss Construção a coleta dos dados também é possível de ser realizada de forma off line sem perda de informações e mantendo a produtividade das equipes. “O funcionamento off-line nos ajuda muito no rendimento dos profissionais. Muitas vezes trabalhamos em locais com geradores e até mesmo sem energia, e os nossos colaboradores podem continuar usando os tablets mesmo nestas situações”, salienta Busnello.

A empresa ganhou confiabilidade nos dados e melhorou o rendimento. Tudo isso, favorece a tomada de decisão. Um exemplo são as reuniões, que antes eram realizadas mensalmente, hoje são semanais, mas poderiam ser diárias pela rapidez com que os indicadores podem ser extraídos.

Antes do Mobuss Construção, a TBSA contava apenas com um sistema de gestão (ERP), mas não havia uma plataforma de mobilidade para apoiar os processos que ocorrem no canteiro. Não houve dificuldade na implementação da ferramenta. A principal mudança foi na cultura da empresa. “Com a solução, os próprios funcionários passaram a enxergar valor na atividade. E os gestores embasamento para a tomada de decisão”, destaca Busnello.

Módulo de Apontamento

O módulo de Apontamento já está implantado em 80% das obras e a previsão é para que seja ampliada para as demais obras, totalizando mais de 100 usuários utilizando a solução.

Contudo, o Mobuss Construção trouxe tantos benefícios que o módulo de Qualidade, já está em avaliação em algumas obras. “A adesão deste segundo projeto está sendo ainda melhor, superando as expectativas de toda equipe de campo, gestor da qualidade e direção, já nas quatro primeiras obras que o sistema está sendo avaliado”, destaca Busnello.

Com a aplicação de formulários automatizada, Busnello identifica um grande ganho para a TBSA, pois será possível obter de forma rápida as informações sobre as Não Conformidades que estão ocorrendo nas obras, resolvê-las em tempo hábil, com menor custo para a empresa e ainda tirar lições para as próximas obras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção