Como implementar soluções na gestão de canteiros

No ramo da construção civil, ainda há muita desconfiança e resistência quando o assunto é a escolha de uma nova solução para gerir os canteiros de obras.

Porém, o que os engenheiros ou responsáveis precisam levar em consideração é que apostar em ferramentas inovadoras de gestão nos canteiros deve fazer parte de um planejamento bem sucedido, pois além de contribuir para a execução de tarefas com maior qualidade, ela também torna cada projeto muito mais rentável e eficiente.

A seguir, veja algumas dicas que podem ajudar na implementação de uma solução de gestão para canteiros de obras de forma muito mais simples do que você imagina.

Saiba qual é o objetivo da solução

Para medir o sucesso de uma nova ferramenta de gestão, você precisa ter uma visão clara sobre o seu objetivo, ou seja, as motivações que o levaram a implementar o novo sistema e o que você espera que ele faça por você nos canteiros de obras. Compreendendo suas necessidades e definindo metas com antecedência, será mais fácil mensurar o retorno.

Faça uma limpeza na sua base de dados

Antes de migrar para um novo software de gestão, verifique o seu banco de dados atual e faça uma verdadeira limpeza, excluindo fornecedores que estejam duplicados, eliminando informações que já não são úteis, analisando possíveis contas a receber e a pagar que estejam em aberto, etc. Dessa forma, você migra para o novo sistema com uma fonte de dados atualizada e realmente útil, evitando contratempos.

Faça a implementação em fases

Todos os seus projetos de construção são realizados em etapas, não? Com a implementação de um software de gestão não será diferente. Realize sua implementação em fases, para permitir que a sua equipe se sinta mais confortável com as novidades. Deixe que ela se habitue às funções mais básicas antes de partir para as mais complexas.

Melhore também os procedimentos entre a equipe

Assim como a solução de software surge para facilitar o seu projeto, a equipe também precisa se aperfeiçoar. Portanto, essa é a hora perfeita para analisar os métodos utilizados e trazer melhorias para os procedimentos fundamentais na gestão dos projetos. Não se esqueça do treinamento, afinal, uma equipe bem preparada consegue lidar com os principais imprevistos.

Ter soluções inovadoras para a gestão do canteiro de obras é o que permite que o seu projeto siga em frente e tenha sucesso. Quebre paradigmas, siga tendências e inove!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *