Com perspectivas positivas, construtora do litoral catarinense investe em tecnologia para impulsionar resultados

A tecnologia no setor da construção civil vem ganhando destaque, impulsionando resultados positivos às construtoras, além, de agilidade e dinamismo à gestão.

Conforme apontado pelo Mckinsey Global Institute, o uso de novas tecnologias é uma das saídas à estagnação da indústria da construção. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a expectativa é que o Produto Interno Bruto (PIB) do setor, cresça 1,3% em 2019. Portanto, as empresas que desejam se destacar, precisam aderir às inovações presentes no mercado, aumentando a produtividade e evitando o desperdício de tempo, dinheiro, mão de obra e materiais.   

A RV Empreendimentos Imobiliários, de Balneário Camboriú (SC), é uma das construtoras que já está atenta às tendências que vêm beneficiando o ramo da construção civil e investindo na alta tecnologia. Agora, os tablets, por exemplo, fazem parte de diversas fases das obras e ajudam a garantir a satisfação dos clientes.

Após buscar por um modelo consolidado do mercado, a empresa, optou por adotar o Mobuss Construçãosoftware para gestão de obras desenvolvido pela blumenauense Teclógica.

“A principal necessidade que nos motivou foi a questão do pós-vendas”, revela Carlos Henrique Rambo, sócio-proprietário da RV Empreendimentos Imobiliários. Com o apoio da tecnologia, agora é possível registrar e controlar processos por meio de tablets, diretamente na obra. Dessa forma, a solução é importante para identificar problemas posteriores à entrega das obras, como no caso de chamados de assistência técnica abertos por clientes.

O investimento já está trazendo resultados expressivos à organização. “Na área de assistência técnica, por exemplo, conseguimos controlar as demandas dos clientes e dar prazos para a resolução de possíveis problemas. Já na  vistoria e entrega, evitamos surpresas na hora da vistoria e que o cliente tenha algum atrito na entrega. Na qualidade, por sua vez, conseguimos padronizar critérios e antecipar a resolução de possíveis não conformidades de forma totalmente digital”, finaliza Carlos.

Tendências

Para Adriana Bombassaro, diretora da Teclógica, o setor começa a se modernizar, em prol de construções melhores, projetos mais bem desenvolvidos, com redução de retrabalho e desperdícios. “O investimento em soluções tecnológicas melhora os processos internos e externos e supera as expectativas dos clientes com mais agilidade, qualidade e credibilidade”, destaca a executiva.  

Os aplicativos e softwares são aliados importantes em todos os ciclos do processo construtivo, desde a elaboração do projeto até a execução e finalização no canteiro de obras. Para os gestores e construtoras, uma das principais vantagens do uso de inovações tecnológicas é a obtenção de mais detalhamento e controle de obras, indispensáveis neste segmento altamente competitivo.

Além dos sistemas para gestão, para o ano de 2019, as tecnologias voltadas ao BIM (Building Information Modeling), ferramenta que busca auxiliar na produção de modelos 3D para os projetos, possibilitando aos gestores e demais envolvidos a organização das informações de forma integrada, promete ser referência no segmento da construção civil.

Outro fator em alta neste ano, é a realidade aumentada nos canteiros de obras. Por meio de um smartphone ou tablet, é possível conectar e integrar o ambiente virtual com o real, reunindo informações essenciais para o andamento do projeto, como por exemplo, as dimensões de determinado espaço ou estrutura. 

Sobre o Mobuss Construção

Desenvolvido pela Teclógica – especialista em gestão de processos de TI e negócios – o Mobuss Construção é um software de mobilidade para gerenciar os processos construtivos, que proporciona mais controle nas obras, agilidade na interação entre os envolvidos durante todo o processo, redução de desperdício, retrabalho e aumento da rentabilidade das empresas do setor de construção.

Sobre a RV Empreendimentos Imobiliários

Fundada em 2006, a RV Empreendimentos Imobiliários conquistou reconhecimento no mercado de construção civil em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Especializada em ativos de valor agregado, a empresa nasceu com solidez e estrutura, reunindo profissionais experientes e extremamente criteriosos em todas as etapas da edificação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção