RAC Engenharia potencializa controle de qualidade com tecnologia

Especializada na execução de projetos comerciais, indústrias, instituições públicas, hospitalares, bancárias e de ensino, a paranaense RAC Engenharia apostou em uma nova solução de tecnologia para o controle e gestão da qualidade de suas obras.

A companhia adotou o Mobuss Construção, software de mobilidade para gestão de obras desenvolvido pela Teclógica. Com a ferramenta, a RAC Engenharia automatizou todo o processo de controle e gestão da qualidade da companhia, substituindo checklists manuais por conferências realizadas dentro da solução, via dispositivo móvel. Assim, os dados são gravados em tempo real e podem ser transmitidos para o escritório da empresa, sem retrabalho com digitação do conteúdo colhido em campo.

Bruna Mariani, analista de Qualidade da RAC, explica que a empresa tem uma rotina extensa de verificações de suas obras, desde os serviços realizados até a conferência do cumprimento de normativas de qualidade. “Devido às vistorias que são realizadas em obra, viu-se a necessidade de uma solução que pudesse gerar os relatórios e pudéssemos diminuir as atividades manuscritas”, diz.

Com o uso de dispositivos móveis no canteiro e o módulo de qualidade do Mobuss Construção, os dados podem ser analisados rapidamente, além da oportunidade de padronização de respostas, relatórios e indicadores. Com os dados, a RAC Engenharia gera um relatório com todas as informações coletadas, além de implantar notas de avaliação das obras, garantindo um controle efetivo do processo da qualidade.

Silvio Etges, Gerente de produtos e implantação da Teclógica, explica que o módulo de Qualidade do Mobuss Construção facilita a visualização de evidências e de não conformidades relacionadas a inspeção de qualidade. “Além disso, desenvolvemos este módulo aderente aos programas de qualidade ISO e PBQP-h, dando aos clientes mais segurança na gestão e no momento da auditoria. É uma solução eficiente para a melhoria da gestão da obra, pois evita retrabalhos com a melhoria contínua dos processos, além de garantir facilidade para a coleta de informações e indicadores, o que facilita a rápida tomada de decisão, garantindo a rápida correção de eventuais problemas e a redução de custos na rotina da construtora”, comenta.

Sobre a RAC Engenharia

 A RAC Engenharia tem sede em Curitiba (PR) e está no mercado há 18 anos. Mensalmente recebe seus clientes para o checklist de acompanhamento das obras, agora realizadas via tablet com o Mobuss Construção, de forma automatizada e com mais rapidez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção