Lyx Engenharia: controle do processo construtivo

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre a Lyx Engenharia em áudio!

Uma das maiores construtoras do Paraná, com mais de 5 mil unidades entregues, a Construtora Lyx Engenharia adotou o Mobuss Construção para garantir a transformação digital em seu processo construtivo. Assim, obteve ganhos em qualidade, rastreabilidade e entrega de suas obras.

Entre os módulos adotados pela empresa estão os de Qualidade, Registros, Documentos, Catraca Virtual e Vistoria e Entrega. Com eles, a Construtora Lyx Engenharia ganhou em rastreabilidade de informações, controle de acesso ao canteiro de obras, histórico confiável, redução de não conformidades e relacionamento mais próximo com os clientes. Confira mais no texto a seguir!

Controle documental e de acesso ao canteiro de obras

A Construtora Lyx Engenharia já registrou diversos benefícios no processo construtivo. Agora, possui dados centralizados e de fácil acesso, o que garante mais transparência à rotina e confiabilidade das informações para a tomada de decisão.

“Necessitávamos de acesso aos nossos dados de forma rápida e precisa, o que conseguimos ao contratar o Mobuss Construção. Na área de Segurança do Trabalho havia a necessidade de controlar o acesso de colaboradores nas obras. Conseguimos ainda a definição de um controle documental, podendo acessar as informações de qualquer lugar e ainda realizar a auditoria dos itens pré-definidos, com controle de equipamentos diretamente no sistema”, destaca a analista de qualidade, Luana Fialkoski.

O Mobuss Construção substituiu controles manuais da empresa, que agora possui em uma única base todo o histórico de suas obras. A rastreabilidade começa já no acesso dos profissionais ao canteiro de obras. Diariamente, mais de 600 colaboradores acessam estes locais através da Catraca Virtual. Com esta funcionalidade, a gestão consegue mapear acessos e também verificar se a documentação dos profissionais está em ordem.

Melhorias no processo de auditoria

Com controle e coleta de dados diretamente no canteiro de obras, a Construtora Lyx Engenharia passou a realizar auditorias com mais assertividade. O resultado impactou diretamente na qualidade das obras: a redução de não conformidades, indicações de ajustes e observações, de 2017 para 2019 foi de 75%.

“Após a implantação do Mobuss Construção conseguimos reduzir o número de não conformidades em auditorias externas, e consequentemente melhorar o nosso desempenho. Pois hoje temos a informação de forma muito mais rápida, podendo atuar preventivamente.”

Com os módulos de Qualidade e Documentos, a Construtora Lyx Engenharia adotou a digitalização das Fichas de Verificação de Serviços (FVS). Com o ambiente virtual, a compilação de dados e a conferência das informações se tornou ágil e as demandas são realizadas dentro do prazo esperado. 

“Atualmente cada coordenador é responsável pela tratativa de suas não conformidades, bem como as inclusões de evidências de resolução. Fica a cargo do setor da qualidade o acompanhamento da resolução, bem como a comprovação da eficácia. Na área de Documentos, o maior benefício é o acesso à versão vigente do documento, pois não há motivos para o colaborador utilizar a versão obsoleta do documento, tendo em vista que todos são notificados no momento de revisão.”

Por fim, a retroalimentação dos indicadores apoia a construtora na melhoria de processos em seus próximos empreendimentos, bem como analisar e resolver rapidamente intercorrências através do módulo de Vistoria e Entrega. Tudo é realizado em ambiente virtual, com informações completas para facilitar o trabalho e garantir a produtividade da equipe, além da satisfação do cliente.

“Hoje, termos o Mobuss Construção como aliado é um grande diferencial no mercado consumidor. Desde a fase de obra, até entrega com o cliente o utilizamos, proporcionando velocidade e maior controle de dados,” completa Luana Fialkoski. 

Aloisio Arbegaus, o diretor Comercial e de Marketing da Teclógica, empresa desenvolvedora do Mobuss Construção, avalia que a adesão da construtora ao sistema mostra a importância da introdução de tecnologias no setor construtivo.

“A perda de informações ao longo do processo é um dos grandes problemas do segmento e acarreta custos elevados. Com uma solução completa e intuitiva, de fácil aplicação na rotina do canteiro de obras há a transformação digital de ponta a ponta, facilitando o controle e dando a empresas como a Lyx um diferencial frente ao mercado”.

Hoje, o índice de satisfação dos clientes da Construtora Lyx Engenharia é de 97%. Anualmente a empresa comercializa mais de 5 mil unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida.

Quer estes benefícios também para os seus empreendimentos? Então entre em contato conosco e solicite uma demonstração do sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção