Por que investir em tecnologias móveis nas obras?

Excesso de concreto nas vigas ou desperdício de recursos nos canteiros de obras representam um acréscimo de 30% nos custos das construções e aumentam de 11% a 20% o volume de materiais utilizados. Na intenção de evitar estes desperdícios, as empresas da construção civil buscam a melhoria de seus processos através de investimentos em tecnologias móveis. Com a implantação delas, a empresa cria um canal que tem como objetivo principal obter a maior qualidade e agilidade no processo de construção.

Algumas empresas também buscam promover serviços com sustentabilidade ambiental, como é o caso da reutilização de materiais descartáveis. Este tipo de preocupação é fundamental pelo fato de que o setor de construção civil é responsável por 70% dos resíduos gerados nas obras de grandes centros urbanos do país, conforme apurado pela SINDUSCON. Com a implantação das tecnologias móveis, é possível conseguir a diminuição dos resíduos, vinculando a imagem da sua organização à sustentabilidade e responsabilidade social.
Vejamos agora os principais benefícios que a implementação das tecnologias móveis trarão para os canteiros de obras da sua empresa.

Comunicação em tempo real com a base central da construção

Utilizar tecnologias móveis para planejar e monitorar os gerenciamentos dos canteiros de obras permite que as informações sejam registradas e acessadas a qualquer hora e em qualquer lugar. O aplicativo gera indicativos de controle como, por exemplo, estatísticas de prazos e orçamentos da obra.

Estas informações abrangem todos os níveis da empresa envolvida na obra. Com informações rápidas e precisas, a equipe do escritório da construtora tem a base necessária para tomar decisões com melhor produtividade, além de conseguir prevenir possíveis falhas e atrasos da obra.

Redução dos altos custos com matérias e a diminuição de desperdício

Um dos problemas mais comuns entre os construtores são os altos valores gastos com as matérias primas necessárias para a realização de uma obra. Outro problema são os entulhos e desperdícios ao final da construção.

Ambos os casos se beneficiam com a implementação das tecnologias móveis. Utilizada através de um programa de gerenciamentos de processos, elas ajudam a organizar a logística do uso de matérias nos canteiros de obras.

Controle do cronograma da obra

Este sistema de monitoramento e gestão de dados ajuda a empresa no controle de datas programadas para a entrega e prazos da obra.

Com tudo informatizado no sistema, o aplicativo gerará indicativos que permitem que a empresa controle estas datas e possíveis atrasos. Assim, é possível reorganizar as atividades para evitar custos extras e maiores atrasos no cronograma da obra.

Obtenha retorno sobre os investimentos

Investir em tecnologias móveis resulta em economia dos recursos existentes no canteiro, gerando maior lucratividade para a construtora. Disponibilizar tablets e smartphones para a equipe facilita a comunicação, gestão e o controle dos resultados da obra.

Na utilização de tecnologias adequadas para a construção civil, problemas são solucionados rapidamente porque é possível ter uma visão geral do que está acontecendo na obra.

Além disso, utilizando as tecnologias móveis em seu canteiro de obras, como a solução Mobuss Construção, foi percebido um aumento na produtividade da equipe em torno de 20%, podendo reduzir em média 50% as horas de retrabalhos, a exemplo do case de sucesso da Sulbrasil.

Que tal utilizar estas dicas e ficar atualizado com as tecnologias móveis?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção