Ficha de Verificação de Serviço (FVS): o que é?

Abordar os conceitos que cercam a elaboração de uma Ficha de Verificação de Serviço (FVS) seria impossível sem, antes, ressaltar a sua importância no cumprimento de certificações e programas de qualidade na construção civil.

Desde as NRs até as exigências previstas no PBQP-H – ou nas normas ISO 9000 -, a busca por maior competitividade e rentabilidade no setor construtivo passa sempre pelos padrões de excelência previstos nas regulamentações.

Por isso, a seguir, você vai conhecer mais sobre a Ficha de Verificação de Serviço! Descubra como novas tecnologias estão inovando os seus meios de aplicação:

Saiba o que é a Ficha de Verificação de Serviço

Aperfeiçoar processos e técnicas na construção civil é uma preocupação constante entre os empreendedores. Afinal, a produtividade e, consequentemente, os lucros de uma obra estão ligados à esses aspectos.

Dentre os parâmetros que devem ser seguidos ao longo de uma construção está a Ficha de Verificação de Serviço. Este item atesta se as atividades executadas respeitam padrões de qualidade exigidos pelas normas existentes.

O documento precisa ter informações que contemplem cada etapa. Também deve considerar desde a fase inicial da edificação até os últimos detalhes.

Exemplo de FVS

Entenda qual é a sua relação com o PBQP-H

O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) é uma iniciativa para o cumprimento de metas estabelecidas junto à Organização das Nações Unidas (ONU).

Além de atestar a conformidade das empresas e obras em normas específicas e sistemas de gestão, o PBQP-H ainda estabelece que 25 serviços sejam controlados numa edificação:

Fonte: Templum

É recomendada, para que haja o acompanhamento inicial completo de uma Ficha de Verificação de Serviço , evitando readequações, demolições, retrabalho e outras situações decorrentes de erros que possam gerar atrasos.

Cada ficha pode ser preenchida por mais de um profissional. Além disso, pode se exigir que toda nova etapa da construção só seja liberada quando a anterior estiver totalmente aprovada.

Veja como este processo funciona, na prática

Para que seja eficiente, uma Ficha de Verificação de Serviço precisa estar associada a uma boa cultura de qualidade. Sendo ainda parte de um processo contínuo de segurança, eficiência e melhorias.

Preenchidas por profissionais devidamente treinados e experientes, as fichas devem conter itens suficientes para atestar a qualidade da execução. Os critérios que estão relatados no documento podem ser objetivos. Podem contemplar itens como: o esquadro, dimensão dos vãos e eventuais quebras, fissuras ou manchas.

Uma Ficha de Verificação de Serviço incompleta não é capaz de assegurar o bom andamento da obra. Por isso, perde a sua função. Ao elaborar o documento, tenha em mente que o seu preenchimento deve ser facilitado. Isso inclui uma leitura clara e conceitos comuns entre todos os envolvidos no projeto.

A ficha relacionada à segurança dos colaboradores pode contemplar itens como a instalação e a disponibilidade de EPIs.

Já uma ficha do setor de alvenaria aborda questões como planicidade, disponibilidade das ferramentas, dimensão de janelas, portas, entre outros.  

Invista na tecnologia para otimizar

Por mais que a Ficha de Verificação de Serviço organize a infinidade de tarefas, é preciso sistematizar o trabalho. Afinal, o grande volume de itens que precisam ser contemplados ainda representa um desafio.

Frente à esse cenário, os empreendedores apostam cada vez mais na tecnologia por meio de plataformas ou aplicativos especializados. A fim de agregar maior praticidade, segurança das informações, velocidade e, consequentemente, economia ao controle de qualidade.

É comum que esse tipo de sistema seja monitorado por tecnologias móveis, como é o caso da utilização de tablets.

Com o controle de processos-chave nas normas de qualidade e inspeções por formulários dinâmicos, os indicadores flexíveis oferecidos pela tecnologia contribuem para que haja a visão holística dos processos envolvidos na construção e, claro, a tomada de decisão mais assertiva.

Além de proporcionar uma riqueza de informações e evidências, por meio dos indicadores configuráveis e pré-formatados, a tecnologia para a Ficha de Verificação de Serviço ainda permite aderência a programas de qualidade como o ISO e o PBQP-H, conta com um amplo controle e garante a flexibilidade para vistorias e avaliações.

Preserve uma cultura de qualidade nos resultados

Ao permitir o controle de todos os aspectos que envolvem as fases de uma obra, a Ficha de Verificação de Serviço é o recurso indispensável para o cotidiano de qualquer construtora. Cumprir as exigências do PBQP-H, das NRs e certificações ISO, dentre outros instrumentos de regulamentação, é uma atitude que depende do bom trabalho de gestão da qualidade.

Nesse cenário, a Ficha de Verificação de Serviço tem evoluído junto às novas tendências do mercado, aliando-se às tecnologias móveis para proporcionar um modelo de adequação mais dinâmico, interativo, rápido e passível de transformações.

É crescente o número de grandes players que atestam a eficiência dos novos instrumentos, podendo solucionar até 99% de suas não-conformidades em canteiros de obras através de um sistema de gestão da qualidade em construções.

Você trabalha com Ficha de Verificação de Serviço na sua construtora? Ficou interessado nas possibilidades que ela pode agregar? Continue acompanhando as novidades do blog!

 

2 Comentários


  1. Bom dia!

    Somos uma empresa inserida no SGQ (PBQP-H / ISO9001) desde do início do programa em 1998, percebemos que nossos procedimentos estão “arcaicos”, necessitamos de processos mais dinâmicos.

    Grato.
    Marcelo Alexandro
    Auditor Interno
    Infratécnica Eng. e Const. Ltda.

    Responder

    1. Olá Marcelo,

      Agradecemos pelo interesse e comentário.
      Concordamos com você, a evolução dos procedimentos assim como nos processos precisam de constante evolução nas construtoras.

      Estamos à disposição. Abraço.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção