Como eliminar o retrabalho nos canteiros de obras

Não são raras as vezes em que, devido a problemas diversos, se faz necessário realizar retrabalhos em canteiros de obras.

Entre os prejuízos mais comuns desse tipo de atitude estão a maximização dos gastos com matérias, perda de mão de obra devido ao fato de ocupar os funcionários novamente com algo que já foi feito antes e uma expressiva redução dos lucros. Por isso, é importante aprender como eliminar o retrabalho nos canteiros de obras.

Principais causas do retrabalho nos canteiros de obras

É possível citar como a causa principal do retrabalho nos canteiros de obras a falta de comunicação entre o gestor e o empreiteiro, que ocasiona divergências entre o projeto que está no papel e a execução.

Também não podemos deixar de frisar a falta de capacitação dos empreiteiros, tanto no que tange à qualidade de execução da obra quanto à destreza em analisar projetos. Sem contar que, muitas vezes, são fornecidas ferramentas inadequadas para o trabalho.

Mas não se preocupe, existe solução!

Soluções para eliminar o retrabalho nos canteiros de obras

Para reduzir a distância entre o gestor e o empreiteiro, a melhor solução é a tecnologia. Atualmente, existem sistemas que permitem a sincronização de dados e a emissão deles entre a central e o empreiteiro. Basta utilizar um tablet ou um smartphone.

Também é importante investir na capacitação dos funcionários através de cursos. Com isso, consegue-se uma maior agilidade na execução das obras previstas e um índice menor de erros, o que vai eliminar significativamente o retrabalho em qualquer canteiro de obras.

Novas tecnologias para os canteiros de obras e construtoras

Conhecer as novas tecnologias no mercado pode auxiliar na redução da margem de retrabalho nos canteiros de obras.

Serviços como a solicitação de matérias para obras, medições e consultas de disponibilidade de horários podem ser realizados através de tablets e smartphones, que sincronizam os dados das obras e possibilitam o envio direto para a construtora através da internet.

Porém, nem sempre os equipamentos mais adequados para um canteiro de obras são encontrados no mercado nacional. Uma plataforma elevatória, por exemplo, precisa ser importada da Europa. Esta ferramenta está sendo apresentada como opção para substituir os tradicionais andaimes.

Esta plataforma oferece mais segurança aos trabalhadores e aumenta consideravelmente a velocidade nas obras, possibilitando a redução do tempo de montagem.

Novas tendências para o mercado da construção de canteiros de obras

A compatibilização dos projetos nos canteiros de obras tem se tornado uma alternativa de grande eficácia para a construção civil.

Ainda novo, este processo tem a finalidade de amenizar problemas antigos de projetos que, muitas vezes, são realizados por várias equipes diferentes, o que pode gerar incompatibilidades na hora da execução de uma obra. Assim, a compatibilização procura cruzar informações, verificando interferências e buscando soluções viáveis de qualidade para as obras.

O processo de compatibilização gera impacto nos valores da construção e pode aumentar o custo total de uma obra à primeira vista. No entanto, as soluções proporcionadas por esta ferramenta geram economia de materiais, de equipamentos e de mão de obra, além de diminuir a necessidade de retrabalhos nos canteiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção