Como o Módulo de Registros auxilia as construtoras no controle de fornecedores e equipes da obra

Um dos grandes desafios das construtoras brasileiras é manter os registros relacionados a colaboradores próprios e terceiros em dia e manter o controle de fornecedores organizado. São dezenas de documentos que precisam ser analisados com frequência e refeitos em determinados períodos. É o caso, por exemplo, de atestados de saúde ocupacional, contratos sociais e documentação ligada ao eSocial.

A situação é ainda mais complexa no setor de construção porque é comum que, em virtude da sazonalidade das obras, boa parte dos profissionais sejam contratados via terceiros.  Perante a lei, no entanto, a construtora é corresponsável por estes profissionais e precisa garantir que a documentação deles esteja em ordem. Para facilitar e otimizar a gestão destes documentos, lançamos o Módulo de Registros para o Mobuss Construção.

Veja como o Módulo de Registros irá auxiliar a sua construtora a manter os registros de profissionais e controle de fornecedores de acordo com a legislação:

Versões atualizadas

Alguns registros das obras contam com versões diferentes e é necessário que tanto a central quanto o canteiro contem com as versões mais atuais. Um profissional que não esteja com essa documentação em dia, não poderá exercer suas funções. Com o Módulo de Registros, a conferência é otimizada e é possível verificar com antecedência os documentos próximos à data de vencimento, bem como disponibilizar para todos os usuários do Mobuss Construção na obra, as versões mais recentes.

Mais confiança na hora de escolher seus fornecedores

De acordo com a legislação, a construtora é corresponsável pelos profissionais que atuam em seus canteiros, mesmo que estes sejam contratados por empreiteiras. Para garantir respaldo e segurança jurídica em relação aos direitos trabalhistas, é fundamental confirmar a idoneidade dos contratados para exercer quaisquer funções junto à empresa. Com o módulo de Registros as equipes de campo e também a central podem verificar periodicamente não só o contrato social e fornecedores, mas também o recolhimento de tributos de guias trabalhistas e a atualização destes de acordo com os prazos previstos por lei. A conferência simplificada e o controle de fornecedores através do novo módulo do Mobuss Construção são as principais vantagens nestas demandas.

Segurança da informação

Armazenar as versões em papel dos documentos por determinado período é obrigatório por lei. No entanto, contar apenas com este material dificulta a gestão das empresas. Ao optar pelo armazenamento na nuvem, além de garantir conferência e atualizações rápidas, a construtora passa a contar com uma gestão proativa, que não só resolve questões que já estão em andamento, mas também consegue prever e agendar ações que não comprometam o fluxo de trabalho. Outra questão importante é que não há necessidade de backup e uma possível falha nos equipamentos não prejudicará o armazenamento dos dados. O trabalho continua e as informações ficam seguras, acessadas via login e senha.

Integração e facilidade de arquivamento

Assim como os demais módulos do Mobuss Construção, o Registros também pode ser integrado ao ERP da construtora e as informações tramitam entre as plataformas, facilitando o acesso e a tomada de decisão. Dentro do próprio Mobuss Construção, uma das vantagens é a garantia de que as informações auxiliarão na rotina de trabalho. Um colaborador que não esteja com os registros médicos em dia, por exemplo, pode ter o acesso à obra impedido, já que o sistema aponta esta questão no módulo de Segurança.  Já no momento do arquivamento de dados, o profissional pode realizar a subida de arquivos em lotes, ou seja, carrega vários arquivos relacionados ao registro de uma só vez, otimizando o tempo de trabalho.

Segundo balanço de 2014 da Confederação Nacional da Indústria (CNI), quase 70% das indústrias brasileiras, incluindo a construção civil, utilizam serviços terceirizados. Sem o devido controle de fornecedores, os processos se tornam engessados e há perda de tempo e produtividade, além de a empresa estar sujeita a auditorias, que podem identificar falhas e dificultar ainda mais o fluxo de trabalho. Com o módulo de Registros, o Mobuss Construção permite que a rotina de trabalho seja simplificada, segura e em conformidade com a legislação.

Gostou do artigo? Compartilhe!

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário! 😉

 

Escrito por: Silvio José Etges – Gerente de Produtos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção