Descubra se o armazenamento em nuvem é seguro

O armazenamento em nuvem é uma tecnologia que recentemente vem ganhando espaço em diversos setores do mercado, já que mudou a forma como muitas empresas gerenciam seus dados e seu negócio. Basicamente, a ferramenta permite que documentos ou aplicações sejam armazenados por meio de um servidor externo (cloud server), tornando-se apenas necessária uma conexão com a internet, podendo ser  acessadas de forma online ou offline.

Neste contexto, pode-se avaliar que uma das dúvidas mais comuns quando um usuário pretende implantar a tecnologia em sua empresa acaba sendo a respeito da segurança e integridade de suas informações.

Pensando nisso, elaboramos alguns dos pontos que tornam o armazenamento em nuvem um métodos muito seguros para administrar e compartilhar dados. Confira a seguir:

Armazenamento dos dados

Os provedores de tecnologia baseados em computação na nuvem mantêm datacenters, ou seja, servidores onde toda a informação fica armazenada e disponível para os usuários que detenham permissão de acesso.

Esse método cria uma grande vantagem sobre o armazenamento físico, uma vez que elimina, por exemplo, riscos de furto ou perda de um HD ou diretório interno  com dados importantes.

Controle de acesso e revisões

Outra grande vantagem dos dados armazenados em nuvem é o controle de acesso às informações. As empresas podem gerenciar os arquivos por definir níveis de importância para cada um deles, além de customizar as permissões de acesso de acordo com o perfil dos usuários, bem como o controle das revisões realizadas nos documentos

Isso permite uma experiência definitivamente mais segura, inclusive aumentando a produtividade de todas as atividades do negócio, já que o acesso às informações fica muito mais prático.

Garantia de proteção das informações

Para manter os dados seguros, a primeira premissa de defesa do armazenamento em nuvem é a criptografia das informações. Esse método usa algoritmos complexos para que, caso algum invasor tente acessar os arquivos, ele não possa visualizar o conteúdo, a menos que possua uma chave de acesso.

Além disso, os serviços de nuvem utilizam softwares de proteção modernos, que atualizam de forma automática, acompanhando todas as possíveis ameaças que podem surgir. Isso faz com que a proteção da nuvem seja muito mais eficiente e complexa do que manter seus dados em um computador ou outro dispositivo físico.

Confiabilidade dos serviços de armazenamento em nuvem

Certamente pode-se definir o armazenamento em nuvem como um método de alta confiabilidade. As empresas que contratam esse serviço ainda ganham com agilidade, autonomia e melhor controle sobre as informações, o que representa maior produtividade, outro ponto de destaque em um mercado cada vez mais competitivo.

Ressaltamos que é sempre importante garantir que suas soluções de tecnologia, como os softwares de gestão estejam em um banco de dados de qualidade e que ofereça as ferramentas especializadas para a estrutura do seu negócio.

As vantagens em termos de segurança na nuvem são diferenciais que devem ser buscados pela indústria da construção, já que esse segmento precisa ser cuidadoso e detalhado com a gestão de suas informações. Para que você possa entender melhor essa abordagem, preparamos outro artigo: “Por que adotar um software na nuvem para gerenciar informações durante as obras?”. Venha agregar valor ao seu negócio com o Mobuss!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção