Como controlar e otimizar o processo produtivo no canteiro de obras

Não ordenes aquilo que não puderes controlar, afirmou Sócrates. Essa citação, no contexto atual, pode definir o dia a dia das construtoras, que lidam com problemas constantes em seu processo produtivo. Não sabendo como controlá-lo, são criadas soluções paliativas, que momentaneamente auxiliam, mas a longo prazo, acarretando prejuízos diversos para a construção. Mas nos últimos anos, o setor da tecnologia vem investindo no segmento da construção civil com diversas inovações, visando otimizar o processo dos trabalhos realizados no canteiro.

A seguir, conheça algumas dicas para melhorar o gerenciamento da sua obra e como isso pode gerar benefícios.

Encurte distâncias
Por décadas, oferecer soluções para a comunicação rápida e efetiva entre pessoas tornou-se um dos principais focos do setor da tecnologia. Essas inovações chegaram também ao canteiro de obras, encurtando a distância entre os envolvidos. Estamos em uma época em que o desperdício de tempo é um fator que pode frear o crescimento de uma empresa, acarretando a perda de competitividade. E por isso, adotar a tecnologia móvel para otimizar o processo produtivo é essencial, pois garante o tráfego preciso de informações em tempo real entre o canteiro e o escritório.

Ofereça mobilidade aos colaboradores
A mobilidade, além de encurtar distâncias, facilita o processo de gerenciamento operacional da construção. O engenheiro pode controlar, através de smartphones e tablets, o fluxo de pessoas, materiais e ferramentas no canteiro, eliminando pilhas de papéis e seu posterior arquivamento e, com o tempo, sua degradação. Em um século onde a redução de resíduos é uma das prioridades para garantir a saúde do planeta, nada melhor do que o uso de dispositivos móveis para eliminar o uso de folhas de papel e reduzir impactos ambientais. As soluções tecnológicas também auxiliam na tomada de decisões, uma vez que dispõe de ferramentas que geram estatísticas e informações detalhadas de todas as etapas da obra. Com isso, retrabalhos são evitados e problemas são solucionados rapidamente.

Garanta a assertividade dos dados
Ao invés de usar uma caneta, que tal usar os dedos para registrar informações da obra? Os aplicativos móveis disponibilizam formulários dinâmicos que atendem as necessidades do gestor, facilitando o acompanhamento dos indicadores de qualidade e evitando erros no registro de dados. Estes são centralizados na plataforma e hospedados na nuvem, permitindo que sejam acessados de qualquer hora e lugar. O uso da tecnologia é muito importante, principalmente para reforçar a imagens almejada pela construtora diante de seus clientes. Ela deve ser conhecida como inovadora, focando sempre na qualidade e possuindo um alto nível de industrialização.

O que você faz para otimizar e controlar o processo produtivo no canteiro de obras? Já utilizou uma ferramenta móvel? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *