Checklist do gerenciamento de obras: está tudo certo com seu trabalho?

O gerenciamento de obras não é tarefa simples. Entre itens como segurança patrimonial, mão de obra, estoque de materiais, prazos, tudo tem que ser acompanhado de perto pelo gestor para que não ocorram atrasos ou problemas durante a construção.

Para não perder nenhum detalhe, um checklist, certamente, é um dos recursos mais úteis das quais um gestor de obras pode dispor para manter o projeto no caminho certo!

Quer saber se está tudo certo com o seu trabalho? Acompanhe nosso post e confira a checklist definitiva do gerenciamento de obras!

Cheque o planejamento

Muitas vezes, um projeto de construção atrasa devido a um planejamento de obras inadequado, seja por um cálculo de material, mão de obra equivocada ou por uma escolha errada dos fornecedores e parceiros. Para evitar que isso ocorra, é necessário checar de antemão o planejamento.  

Verifique se nele consta a escolha e o agendamento coerente dos fornecedores, os prazos de pedidos de suprimentos, a mão de obra necessária e os recursos financeiros para cada etapa. Dessa forma, será possível evitar falhas de entrega e atrasos no cronograma.

Confira se haverá mão de obra suficiente

Preveja o tamanho da demanda de mão de obra que será necessária em cada etapa do planejamento, garantindo que os contratos de trabalho estejam assinados antes do início da construção.

Outra dica importante é ficar de olho no acordo feito com cada subempreiteiro. Se, por exemplo, um eletricista acordou em fazer o sistema elétrico da construção em uma semana e, para isso, ele precisa levar consigo cinco funcionários, ele deve garantir que os cinco estarão disponíveis no prazo estipulado.

Verifique todas as aprovações necessárias

Uma obra requer diversos licenciamentos. E, para que não haja atrasos aguardando aprovações junto aos órgãos responsáveis, faça a previsão de toda a documentação que deverá ser solicitada.

Dando entrada nos processos com antecedência, será possível evitar transtornos como a espera pelos profissionais responsáveis pelas inspeções exigidas para o projeto.

Mais sobre gerenciamento de obras

Observe a aquisição dos recursos financeiros

Durante o gerenciamento de obras, certifique-se de que os recursos financeiros previstos estão bem encaminhados e se serão suficientes. Recorrendo a financiamentos bancários ou a investidores, é necessário planejar em detalhes todos os custos envolvidos durante toda a construção e checar se o montante captado conseguirá cobri-los.

Cheque suas práticas de segurança patrimonial

Você possui um sistema de monitoramento remoto? Já contratou um vigia para o período noturno? Possui um controle de entrada de pessoal na portaria da obra? Isso tudo deve ser pensado antes do início dos trabalhos para evitar futuros prejuízos.

Investir em segurança patrimonial é essencial para evitar dores de cabeça, visto que o crescimento do setor de construção civil chamou a atenção também de invasores, de olho nos materiais e equipamentos valiosos presentes em um canteiro.

Procure um bom software de gestão de obras

Experiência e vivência fazem a diferença no gerenciamento de  obras, porém, com o número de informações e itens a serem acompanhados, é essencial contar com a ajuda de um software que possibilite decisões mais assertivas e rápidas.

Um software de gestão de obras é uma ótima solução para quem busca um controle constante da obra. Com o máximo de eficiência, também é preciso se adequar à mobilidade, trazendo maiores facilidades na atuação em campo, por meio do seu uso em dispositivos móveis.

Com acesso facilitado e dinamizado a diversos dados do andamento da obra, um bom software de gestão permite acompanhar e avaliar o desempenho do canteiro sem que nada seja deixado para trás.

Checar os itens que listamos acima, certamente, vai gerar um impacto bastante positivo no seu gerenciamento de obras, evitando atrasos e mantendo sua produtividade e competitividade.

E você, já realiza alguma checklist para o início das suas obras? Compartilhe conosco sua experiência nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção