Quais as principais vantagens da aplicação de um Software para Gestão de Obras?

Ao lidar com uma obra é preciso buscar formas de conectar o que acontece em campo ao escritório, controlando a distribuição de tarefas, prazos, orçamentos e a evolução das etapas de construção para que ela seja entregue dentro dos custos e prazos esperados. Para isso, vale a pena investir em um software de gestão de obras, capaz de trazer mais mobilidade, produtividade, segurança e qualidade para gerir os processos construtivos.

A gestão de obras é a etapa responsável por garantir que o tempo, os recursos e as equipes sejam bem administradas. Isso significa que o gestor deve controlar e gerenciar todas as frentes de uma obra, garantindo que tudo esteja sendo executado conforme planejado. 


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre software de gestão de obras em áudio!


O objetivo de uma ferramenta de gestão é promover melhoria contínua, agilizando os processos, reduzindo custos e aumentando a qualidade.

Neste contexto, um software para gestão de obras com mobilidade é uma evolução que trouxe lucratividade e otimização do desempenho para empresas de diversos setores. Em um mundo global na indústria da construção, a mobilidade ganha destaque.

Para isso, não há nada como a utilização de um software para gestão de obras. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue sua leitura!

Como funciona um software para gestão de obras?

O gestor precisa organizar o trabalho da equipe, fornecedores e terceiros, avaliando dados que orientem para as melhores decisões — além de liderar e motivar os times sob seu comando. Essa nem sempre é uma tarefa simples, mas atualmente é possível contar com soluções e  processos que facilitam a rotina e melhoram os resultados da sua gestão.

Um software para gestão de obras é um ótimo exemplo de ferramenta. Dessa forma, as informações de campo — como o apontamento de atividades, dados de segurança, realização de inspeções, assistência técnica, registros e documentos — são facilmente transmitidas aos responsáveis pelo gerenciamento da construção, facilitando e otimizando a tomada de decisão.

Quais são as vantagens de um software para gestão de obras?

Para que você entenda melhor os benefícios que esse tipo de tecnologia pode trazer para a sua gestão, explicaremos abaixo algumas vantagens. Veja só:

Automatização de tarefas

No decorrer das etapas de trabalho na construção, a automatização dos serviços também pode se tornar muito eficiente. Passando por engenheiros, construtores e supervisores, os softwares móveis beneficiam todos os profissionais envolvidos. 

Através deles, é possível medir a produtividade e a qualidade na gestão de serviços e fornecedores de forma automatizada, por meio de indicadores pré configurados e análises.

Com isso, é possível obter relatórios interativos que permitem a identificação de gargalos e problemas que mais atrapalham o andamento da obra e impactam negativamente na qualidade. Em resumo, a tomada de decisões consegue ser mais assertiva e sobra tempo para o profissional responsável pela gestão encontrar soluções. 

Mobilidade no canteiro

Os softwares também auxiliam no recolhimento das informações em tempo real, dando suporte para o controle de equipamentos, possibilitando uma gestão estratégica da obra. 

Com o uso de dispositivos móveis, o gestor pode circular pelo canteiro e registrar as informações com mais agilidade, possibilitando capturar tudo que acontece de forma mais detalhada através de fotos, vídeos e outros recursos visuais.  

O software de gestão de obras também reduz a papelada e torna mais fácil o gerenciamento das informações. A mobilidade na construção faz com que seus colaboradores deixem de perder tempo procurando documentos importantes no meio de pilhas de papéis, pois é possível acessar os dados e manter a comunicação de maneira remota com os dispositivos móveis, agilizando a tomada de decisões e a troca de informações.

Integração de dados

Os softwares permitem que todas as informações, das diferentes etapas da obra, estejam integradas em um único sistema. Assim, a organização dos dados se torna muito mais eficiente e o acesso fica mais simples e intuitivo

Essa integração permite que os dados sejam utilizados em conjunto, permitindo análises detalhadas e tomadas de decisões mais embasadas.

Segurança dos dados

O uso de softwares de gestão de obras garante ainda que todos os dados fiquem salvos de maneira muito mais segura do que se fossem guardados em arquivos de papéis. O armazenamento na nuvem reduz as chances de acontecer a perda de informações importantes. Assim, a empresa evita problemas e otimiza sua gestão de documentos, garantindo que as informações estejam salvas, organizadas e acessíveis.

Melhoria na etapa da vistoria e entrega

Os softwares permitem que as vistorias e entregas de chave sejam feitas por meio de formulários dinâmicos, que atendem às necessidades específicas do seu empreendimento

Com isso, essas etapas podem ser realizadas de forma mais ágil e é possível garantir que nenhuma verificação passe despercebida. Também, pode-se utilizar a assinatura eletrônica com aceite digital, que agiliza aprovações, por exemplo.

Até mesmo hora de entregar as chaves, o software auxilia que o processo formal de entrega e recebimento do empreendimento seja cumprido com agilidade e segurança, demonstrando a credibilidade da sua empresa perante aos clientes.

Redução de custos

Isso tudo evita possíveis retrabalhos com a digitação de informações coletadas em papel, além de acelerar os processos como um todo, permitindo que solicitações sejam atendidas em menos tempo, cumprindo prazos e melhorando a satisfação dos clientes. 

Dessa forma, a produtividade da construção aumenta, diminuindo os prazos de entrega e possibilitando fazer um melhor controle de custos, reduzindo gastos e aumentando a rentabilidade da obra.

Quais são os resultados que podem ser obtidos  com um software para gestão de obras?

Os softwares móveis permitem que você faça um acompanhamento efetivo de questões como reuniões, documentação, uso de EPIs, exames e treinamentos dentro do canteiro, aumentando a segurança dos seus funcionários e do projeto como um todo. Também oferece maior segurança jurídica, pois todos os dados são devidamente registrados, permitindo a inserção de evidências, como fotos e assinaturas digitais.

Além disso, fornecem dados precisos sobre a redução de perdas e aumento da produtividade. Você não só conseguirá diminuir o desperdício na construção e manter tudo dentro do orçamento, como terá indicadores reais para utilizar como referência da qualidade do serviço da construtora. Com isso, é possível encontrar os pontos fracos e gargalos, permitindo uma otimização deles em futuras obras.

As soluções de gestão de obras melhoram a organização da empresa e o gerenciamento dos custos. Permitem que você controle tudo com muito mais organização, podendo acessar informações facilmente e de qualquer lugar. Dessa maneira, a comunicação fica muito mais eficiente, agilizando a tomada de decisões e evitando atrasos. 

Os softwares móveis diminuem consideravelmente a utilização de papel envolvida na construção, além de reduzir o desperdício de materiais. Fatores esses que são essenciais para uma empresa sustentável e preocupada com o meio ambiente.

A utilização de tecnologia ainda possibilita uma assistência técnica eficaz, facilitando a comunicação com os proprietários e armazenando informações, organizando e avisando sobre vistorias. O cliente de hoje quer ser bem atendido acima de tudo, e isso pode ser alcançado com auxílio de tablets que contemplam todo o fluxo da solicitação até ela ser resolvida.

Por fim, tudo isso facilita e otimiza o trabalho do gestor, permitindo um maior controle de todas as frentes de uma obra. Isso significa que as construções conseguem ser entregues em prazos menores e apresentem menos problemas, aumentando os lucros.

Em um cenário com o mercado cada vez mais exigente e competitivo, esses objetivos são essenciais para garantir o sucesso do negócio.

Gostou de aprender sobre software para gestão de obras? Conheça as soluções que o Mobuss Construção traz para a sua empresa. Assine nossa newsletter e receba todas as nossas dicas gratuitamente no seu e-mail!

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção