Qual a relação entre ISO 9001 e SiAC?

As normas e programas focados no desempenho e qualidade das empresas da construção civil buscam melhorar a competitividade e aumentar a qualidade das edificações. Com um mercado cada vez mais competitivo e clientes mais exigentes, tornou-se crucial para o sucesso das empresas investir em um sistema de gestão de qualidade, ainda entender dois dos conceitos mais importantes da construção civil:  ISO 9001 e SiAC.

Além de conseguir entregar empreendimentos com mais qualidade, as empresas que implantam sistemas de gestão de qualidade e respeitam as normas regulamentadoras conseguem se diferenciar no mercado.

Ao completar os requisitos de qualidade estipulados nas normas, as construtoras podem pedir uma certificação comprovando a conformidade. Dessa forma, a empresa obtém mais credibilidade e se mantém mais competitiva, alcançando mais clientes.

Mas antes de pensar em conseguir uma certificação, as empresas devem entender quais as normas estabelecem os critérios de qualidade e como funciona o sistema para avaliação das conformidades no Brasil. É aí que entra a importância em conhecer as relações entre a ISO 9001, norma internacional de gestão de qualidade, e o SiAC.

O que é o SiAC e qual seu objetivo?

O Sistema de Avaliação de Conformidade de Serviços e Obras, conhecido pela sigla SiAC, é uma ferramenta presente no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat, o PBQP-H. Seu objetivo é servir como um meio para avaliar a conformidade do sistema de gestão de qualidade de uma empresa a fim de aprovar a certificação no programa. Vale destacar que ele é voltado exclusivamente para construtoras.

O PBQP-H é um programa do governo federal que visa garantir edificações de qualidade, sustentáveis e duráveis no país. São 3 diferentes sistemas presentes no PBQP-H responsáveis por gerar a certificação de diferentes empresas da construção civil, o SiAC, SiMaC e o SiNAT. 

O SiNAT visa a padronização de processos para a avaliação técnica de novos produtos para a construção. Já o SiMaC, certifica fornecedores de materiais, componentes e sistemas construtivos, diferente do SiAC, que certifica as construtoras.

Dentro da avaliação do SiAC, os critérios estabelecidos são baseados na ISO 9001, ou seja, ele exige que um sistema de gestão de qualidade seja adotado nos processos da construtora. Além disso, o SiAC ainda engloba outras exigências que vão além da rotina administrativa, como o cumprimento de exigências da norma NBR ABNT 15575 que fala do desempenho de edificações habitacionais.

Ainda que o objetivo principal do SiAC seja a avaliação da conformidade para a certificação, dividida em dois níveis, A e B, indiretamente ele busca otimizar os processos da  construtora. Dessa forma, o sistema faz com que as empresas melhorem seu desempenho, entregando obras com mais qualidade, aumentando sua competitividade no mercado. Isso tudo vai de encontro com o objetivo principal do próprio PBQP-H.

Para que serve a ISO 9001?

A ISO 9001 é uma norma internacional de padronização, reconhecida em mais de 100 países, criada e regida pela International Organization for Standardization, que no Brasil é responsabilidade da ABNT. Ela é uma norma de gestão de qualidade que visa otimizar os processos de uma empresa para garantir a satisfação de seus clientes. A ISO 9001 é abrangente e serve para empresas de diferentes portes e segmentos do mercado.

Para garantir o sucesso e a satisfação dos clientes, a norma especifica a criação e adoção de um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), responsável por promover a melhoria contínua dos processos. O sistema documenta os procedimentos, processos e responsabilidades que estão inclusas na busca pelo cumprimento das políticas e objetivos de qualidade. 

Estando em conformidade com todos os requisitos da ISO 9001 e implementando corretamente o SGQ, a empresa pode pedir a certificação. Assim, ela garante que seus processos estão sendo realizados com maior eficiência, buscando a melhoria contínua e entregando altos níveis de qualidade. Isso cria também um diferencial para a empresa, que mostra para seus clientes preocupação com a qualidade de seus serviços.

Qual a relação entre a ISO 9001 e SiAC?

Como vimos, a ISO 9001 é uma norma de padronização de gestão da qualidade, que possui certificação reconhecida internacionalmente. Já o SiAC é um sistema de avaliação de conformidade para a certificação no PBQP-H, programa nacional que busca melhorar a qualidade das edificações. Mas, a ISO 9001 e o SiAC estão intrinsecamente ligados, já que o sistema é baseado na norma.

Como a ISO 9001 é aplicável para qualquer empresa, o SiAC se baseou nela para estabelecer os critérios de um sistema de gestão de qualidade que uma construtora deve apresentar. Ou seja, na prática os requisitos da ISO 9001 e SiAC são os mesmos, mas o sistema SiAC se aprofunda mais em questões da construção civil. Há, por exemplo, o requisito de registros específicos para serviços e materiais próprios da construção civil.

Vale ressaltar que uma empresa certificada na ISO 9001 pode também se certificar no PBQP-H através da análise do SiAC, e vice-versa. Resumindo, uma empresa certificada na ISO 9001 já preencheu boa parte dos requisitos para obter a certificação no PBQP-H. Para obter as certificações, a construtora deve se submeter a uma auditoria externa com um certificador credenciado pelo INMETRO.

Quais os níveis de regimento do SiAC?

O SiAC avalia a conformidade da construtora conforme os requisitos, baseados na ISO 9001, e fornece uma certificação dividida nos níveis A e B. No nível A ficam as empresas que implementaram 100% dos requisitos. Já o nível B é para as empresas que implementaram 70% dos requisitos do SiAC. A certificação em qualquer um dos níveis é válida por 3 anos, com auditorias anuais de manutenção.

É crucial que as empresas estejam atentas a essas avaliações para que consigam os certificados e possam garantir o cumprimento de todos os requisitos, tanto do SiAC quanto da ISO 9001. Tudo isso ajuda a otimizar os processos internos das empresas, agilizando as tarefas e aumentando a clareza e transparência. Assim, é possível melhorar a eficiência de todos os serviços prestados, aumentando a qualidade e a produtividade. 

Implementar um sistema de gestão de qualidade e obter uma certificação significa ter um diferencial frente ao mercado e se manter competitivo. Com mais competitividade, as construtoras conseguem entregar melhores resultados, fidelizando seus clientes e alcançando novos. Além disso, a gestão possibilita uma redução dos gastos ao passo que eleva a margem de lucros. Para saber mais baixe o nosso material gratuito Manual ISO 9001: o que você precisa saber para sua construtora receber a certificação!.

Agora você já sabe o que é a ISO 9001 e o SiAC, bem como a relação entre os dois e a importância de implementar um sistema de gestão de qualidade. Mas se ficou alguma dúvida ou sugestão, comente aqui embaixo. Não esqueça de continuar acompanhando os posts no blog.

Qual a relação entre ISO 9001 e SiAC?

Qual a relação entre ISO 9001 e SiAC?

As normas e programas focados no desempenho e qualidade das empresas da construção civil buscam melhorar a competitividade e aumentar a qualidade das edificações. Com um mercado cada vez mais competitivo e clientes mais exigentes, tornou-se crucial para o sucesso das empresas investir em um sistema de gestão de qualidade, ainda entender dois dos conceitos mais importantes da construção civil:  ISO 9001 e SiAC. Além de conseguir entregar empreendimentos com mais qualidade, as empresas que implantam sistemas de gestão de qualidade e respeitam as normas Continue lendo

Porto5 Empreendimentos aposta em tecnologia para agilizar produtividade nas obras

Porto5 Empreendimentos aposta em tecnologia para agilizar produtividade nas obras

A Porto5 Empreendimentos Imobiliários, construtora localizada na cidade de Pelotas – RS,  possui know-how e parcerias com construtoras europeias. Aplica em suas obras a metodologia Fast Building, focada em velocidade e produtividade de alta performance na construção.  Para otimizar sua qualidade e velocidade na construção, mantendo um preço justo, a Porto5 decidiu investir em tecnologia para gerenciamento do canteiro de obras. Assim conseguiu obter maior controle das inspeções e economizar tempo de mão de obra e materiais. A solução escolhida para auxiliar nos processos foi Continue lendo

Entenda a diferença entre sistema de gestão de obras e ERP para a indústria da construção

Entenda a diferença entre sistema de gestão de obras e ERP para a indústria da construção

No momento em que uma construtora pensa em trazer modernidade para o canteiro de obras e para todos os processos que envolvem a construção, é natural que surjam ideias de adoção de um sistema de gestão de obras. Não é nenhuma novidade que a vanguarda da gestão estratégica passa pelo uso da tecnologia, afinal, ferramentas digitais são realmente transformadoras, capazes de executar tarefas e processos com a velocidade e a precisão necessárias. Diante dessas vantagens, fica claro que as empresas que adiam o uso de Continue lendo

Entenda como a mobilidade pode ser uma extensão do seu ERP

Entenda como a mobilidade pode ser uma extensão do seu ERP

As empresas de construção civil estão buscando cada vez mais soluções tecnológicas que podem ajudar a melhorar seus resultados. Nesse aspecto, os ERPs que existem no mercado são boas ferramentas de gestão que contribuem para a melhoria e maior controle dos processos internos das empresas. No entanto, o canteiro de obras — que é um dos pontos principais e chega a ser responsável por mais de 50% dos custos totais de uma obra — muitas vezes não é beneficiado por essas tecnologias, tendo em vista Continue lendo

5 processos de planejamento e controle de obras que vale a pena otimizar

5 processos de planejamento e controle de obras que vale a pena otimizar

As ações de planejamento e controle de obras incluem alguns processos importantes. Muitos deles de longa duração, indo de meses até anos. É por isso que o gerenciamento de todos os estágios, antes mesmo da concepção, a elaboração da planta até a colocação do último tijolo, deve ser realizado com todo o cuidado e a atenção possíveis. Existem alguns processos básicos relacionados ao planejamento e controle de obras já bastante conhecidos por engenheiros e outros profissionais da construção civil. Estes são passos essenciais, que podem Continue lendo

A influência do PMBOK no gerenciamento de projetos

A influência do PMBOK no gerenciamento de projetos

Quem trabalha com gerenciamento de projetos com certeza já se deparou com a sigla PMBOK. Para aqueles que ainda não a conhecem, trata-se da abreviação de Project Management Body of Knowledge, que pode ser traduzido livremente como Guia de Conhecimentos sobre Gestão de Projetos. Como o próprio nome já diz, é uma publicação dedicada a discutir e aprimorar o gerenciamento de projetos. Foi criada pelo Project Management Institute (PMI), uma instituição que, há décadas, tem como principal objetivo debater e desenvolver estudos e melhorias para Continue lendo

O que é e para que serve o SGQ?

O que é e para que serve o SGQ?

O mercado tem se tornado mais competitivo a cada dia que passa, principalmente no setor da construção civil. Inovações tecnológicas, clientes mais exigentes e a abundância de empresas são alguns dos fatores que explicam essa alta na competitividade. Por isso, para que sua empresa tenha mais chances de sucesso, é preciso promover a melhoria contínua dos serviços e garantir a qualidade através do SGQ. Uma obra envolve uma enorme quantidade de etapas e processos, alguns deles complexos e outros que ocorrem simultaneamente. Quando não há Continue lendo

3 dicas de como manter o relacionamento com cliente na construção civil

3 dicas de como manter o relacionamento com cliente na construção civil

O mercado da construção civil vem ficando cada dia mais competitivo, com as empresas procurando se reinventar e inovar seus processos construtivos o tempo todo. Isso porque os compradores estão cada vez mais exigentes, buscando por empreendimentos de maior qualidade e empresas preocupadas com sua satisfação. Por isso, garantir um bom relacionamento com o cliente é essencial para o sucesso de uma construtora. É preciso ter em mente que os clientes são o pilar principal de qualquer empresa, sem eles não há demanda e nem Continue lendo

HVM Incorporadora: agilidade do início ao pós-obra com o Mobuss Construção

HVM Incorporadora: agilidade do início ao pós-obra com o Mobuss Construção

A HVM Incorporadora, construtora do Mato Grosso do Sul, possui mais de 450  unidades entregues e tem as certificações PBQP-h, ISO 9001 e AQUA-HQE, que garantem a qualidade e sustentabilidade das suas obras. Devido ao crescimento da carteira de clientes, a empresa sentiu necessidade de automatizar alguns de seus processos, que anteriormente eram feitos manualmente. Segundo Raoni Tavares de Souza, engenheiro civil, gestor de pós-obra e atendimento ao cliente da HVM Incorporadora, uma das principais necessidades que motivou a implantação de um sistema para canteiro Continue lendo

Qual a relação entre o PBQP-H e GERIC?

Qual a relação entre o PBQP-H e GERIC?

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre a relação do PBQP-H e GERIC em áudio!   Para dar início à construção de um empreendimento, muitas empresas recorrem aos bancos para conseguir financiamentos. Mas o caminho a percorrer é longo até que a solicitação seja aceita e o dinheiro entregue. No caso dos financiamentos na Caixa Econômica Federal, por exemplo, a empresa precisa cumprir diversos requisitos. Entre eles está o processo de análise de crédito conhecido como GERIC. Conseguir Continue lendo

Acesse nossos materiais educativos sobre construção