Como fazer a gestão de stakeholders na construção civil

Um dos objetivos principais que se espera atingir ao fim de qualquer obra é a satisfação dos clientes. Mas o sucesso do empreendimento pode ser afetado caso não haja uma gestão efetiva e comunicação com os stakeholders na construção civil.

O termo remete ao conjunto de indivíduos e organizações que são impactados pelo serviço de uma empresa. Em tradução livre, significa “parte interessada”. Ou seja, são todos aqueles que têm curiosidade e serão afetados, positivamente ou negativamente, pelas ações da companhia.

O objetivo principal de qualquer negócio é criar valor de mercado entregando algum tipo de serviço ou material para partes interessadas. Por isso, toda instituição precisa ter seus stakeholders específicos definidos. Mas, no geral, eles são os consumidores, fornecedores, funcionários e investidores.

Por isso, as empresas devem entender como e quais são os stakeholders na construção civil. Assim, é possível focar em ações para melhorar a satisfação dessas partes interessadas, gerando mais lucro e resultados na entrega dos empreendimentos.

Está em dúvida sobre como fazer a gestão dessas pessoas e quer aprender mais sobre o assunto? Descubra mais neste artigo!

Quais são os stakeholders na construção civil?

Uma obra tem diversas partes envolvidas. Por isso, são vários os stakeholders na construção civil, podendo ser divididos em internos e externos. Entenda a diferença:

Internos

São os que participam da instituição ou lucram diretamente com ela. Assim, temos os colaboradores, como por exemplo os engenheiros, arquitetos e pedreiros. 

Temos ainda os executivos, os investidores, acionistas e CEOs. Os stakeholders internos são os que têm maior poder de decisão durante as etapas construtivas.

Externos 

Os externos são aqueles que não fazem parte da organização, mas são interessados e diretamente afetados pelos serviços. Ou seja, eles não participam ativamente dos processos construtivos.

Como exemplo podemos colocar os clientes, os fornecedores, o governo e a própria sociedade. Na teoria, esses são os stakeholders que têm menor grau de influência nas escolhas durante a construção. Mas, na prática, são as necessidades, desejos e a própria satisfação deles que definem como um projeto deve ser.

Por que é importante ter uma boa gestão de stakeholders na construção?

Tudo que é construído deve ser pensado e executado conforme as demandas do mercado. Ou seja, por mais que as ações da empresa impactem a vida dos stakeholders, a satisfação ou contrariedade deles também influencia nos resultados da construtora. Por isso, é tão importante conhecer sobre o assunto.

Fazer a administração das partes interessadas permite que a companhia entenda com quem e para quem está realizando as obras

Assim, as tomadas de decisões são muito mais assertivas, aumentando as chances de sucesso na entrega das edificações. Sem a gestão, o resultado final pode se tornar um projeto genérico e pouco atrativo, causando insatisfação.

Do ponto de vista interno, quanto maior o bem-estar e engajamento dos colaboradores, melhor será o desempenho e a qualidade dos serviços. Assim como a produtividade terá mais resultados. 

Olhando para o lado externo, principalmente por parte dos clientes, a satisfação pode gerar indicações, atraindo novos compradores. Além disso, resulta na fidelização dos usuários

Como fazer a gestão de stakeholders na construção civil?

Agora que já sabemos o que é e qual a importância dos stakeholders na construção civil, uma dúvida que ainda falta ser respondida é como fazer a gestão dessas partes interessadas. 

Por isso, separamos abaixo 4 dicas para realizar esse processo da maneira mais eficiente:

1. Identifique quem são os stakeholders

Cada obra é única e possui stakeholders diferentes. Assim, é preciso conhecer e entender o perfil para cada empreendimento, buscando traçar suas necessidades e a melhor forma de se comunicar com eles

Dessa forma, é possível melhorar a troca de informações e elaborar projetos com soluções pensadas de forma exclusiva.

2. Desenvolva um plano de ação

Além de entender quem são e quais as necessidades das partes interessadas, é preciso garantir a sua participação nos processos

Quanto mais as tomadas de decisões forem realizadas em conjunto com os stakeholders, maior a qualidade ao final do projeto. Por isso, é importante desenvolver um plano de ação.

No plano, deve-se analisar a melhor maneira de se comunicar com as partes interessadas e ações para garantir a administração de riscos e conflitos. Isso para evitar que a troca de informações seja escassa ou ainda em excesso, dificultando a tomada de decisões compartilhadas.

3. Alinhe as expectativas

Para garantir um bom relacionamento com os stakeholders na construção civil é preciso alinhar as expectativas. 

Os projetos e informações, principalmente na etapa de vendas, devem ser realistas. Além disso, a empresa precisa ser responsável e cumprir com aquilo que foi acordado entre todas as partes durante o projeto.

4. Monitore o relacionamento e a satisfação

Para saber se a coordenação dos stakeholders trouxe resultados positivos, é preciso monitorar o relacionamento e a satisfação. Quanto mais eficiente for o gerenciamento, melhor será a comunicação e a troca de informações. 

Tudo isso vai gerar resultados mais alinhados com as necessidades e desejos dos participantes e consumidores, aumentando a satisfação com o resultado da obra.

Como vimos, a relação com os stakeholders é uma via de mão dupla. Quanto melhor for a administração, mais satisfeitas as partes envolvidas vão ficar. Com isso, os resultados da construtora são otimizados, aumentando os lucros e as chances de sucesso com novos projetos. Também torna-se mais fácil conseguir a fidelização dos clientes

Vale lembrar que, durante as obras, algumas necessidades podem ir mudando. Por isso, na hora de fazer o gerenciamento, é importante sempre pensar na melhoria contínua, revisando os planos de ação regularmente.

Agora você já sabe o que são, qual a importância e como fazer a gestão dos stakeholders na construção civil. Mas, se ficou alguma dúvida, comente aqui embaixo. Continue acompanhando os posts no blog para ficar atualizado sobre as novidades do setor!

Como fazer a gestão de stakeholders na construção civil

Como fazer a gestão de stakeholders na construção civil

Um dos objetivos principais que se espera atingir ao fim de qualquer obra é a satisfação dos clientes. Mas o sucesso do empreendimento pode ser afetado caso não haja uma gestão efetiva e comunicação com os stakeholders na construção civil. O termo remete ao conjunto de indivíduos e organizações que são impactados pelo serviço de uma empresa. Em tradução livre, significa “parte interessada”. Ou seja, são todos aqueles que têm curiosidade e serão afetados, positivamente ou negativamente, pelas ações da companhia. O objetivo principal de Continue lendo

8 principais indicadores de produtividade na construção civil

8 principais indicadores de produtividade na construção civil

Em uma obra, praticamente todas as etapas estão interligadas, o início de uma depende do término da outra. Com isso, qualquer atraso em um serviço isolado pode afetar todo o cronograma e por fim o orçamento também será extrapolado. Por isso é importante monitorar os indicadores de produtividade na construção civil. Mensurar questões como a qualidade dos serviços, o desempenho dos colaboradores e a produtividade das tarefas é crucial para garantir a melhoria contínua dos processos. Utilizando essa metodologia você consegue comparar os resultados internos Continue lendo

Como realizar a gestão de suprimentos na construção civil?

Como realizar a gestão de suprimentos na construção civil?

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre gestão de suprimentos na construção civil em áudio!   A qualidade e a produtividade de uma obra dependem diretamente da escolha e utilização correta dos materiais. A falta, extravio ou mesmo a má aplicação dos insumos pode gerar atrasos, retrabalhos e gastos fora do orçamento. Por isso, é importante que os profissionais saibam como fazer a gestão de suprimentos na construção civil. Cada etapa construtiva tem seu cronograma bem definido. Assim, Continue lendo

O que é registro de incorporação imobiliária?

O que é registro de incorporação imobiliária?

A construção de uma edificação passa por diversos processos até chegar na entrega das chaves para o cliente. Cada uma das fases tem suas próprias etapas que devem ser realizadas para que a obra seja concluída. No processo de vendas, há, por exemplo, a etapa de registro de incorporação imobiliária. Esse documento é muito importante para poder vender qualquer imóvel de maneira legal e segura. Por isso, as empresas e os profissionais responsáveis devem saber quando e como elaborá-lo. Sem ele, a Prefeitura não irá Continue lendo

Saiba os benefícios da automação de processos na construção civil

Saiba os benefícios da automação de processos na construção civil

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre automação de processos em áudio! Cada vez mais, o setor da construção civil vem adotando novas tecnologias para melhorar a qualidade e eficiência dos serviços. Com isso, é possível alcançar a automação de processos, aumentando a produtividade e diminuindo as chances de erros humanos.  Contar com o auxílio de ferramentas tecnológicas se tornou essencial para garantir a competitividade da empresa. Sem elas, os gestores não conseguem solucionar os problemas mais recorrentes Continue lendo

Substituição do PCMAT na NR 18: Saiba tudo sobre o assunto

Substituição do PCMAT na NR 18: Saiba tudo sobre o assunto

Várias Normas Regulamentadoras (NRs) vêm passando por revisões e alterações em seus conteúdos nos últimos tempos. Muitos conceitos foram alterados ou substituídos por outros, como é o caso PCMAT na NR 18 que foi descontinuado e sucedido pelo Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). O PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil) era um documento completo e minucioso cuja ideia central era prevenir acidentes de trabalho em todas as esferas do segmento.  Já o PGR engloba também outros Continue lendo

Conheça as etapas para compor um orçamento de obras bem-sucedido

Conheça as etapas para compor um orçamento de obras bem-sucedido

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre etapas de orçamento de obras em áudio! Saber qual será o custo de um empreendimento é a melhor maneira de avaliar sua viabilidade e prever os lucros esperados. Por isso, os profissionais precisam conhecer o que é e quais são as etapas do orçamento de obras.  Ter uma estimativa de preços de cada parte de uma construção evita que decisões de última hora precisem ser tomadas. Caso sejam feitas na pressa, Continue lendo

O que é a tecnologia BIM e como aplicá-la em projetos de construção

O que é a tecnologia BIM e como aplicá-la em projetos de construção

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre BIM em áudio! A utilização da tecnologia BIM (sigla em inglês para Building Information Modeling) é cada vez mais presente no setor da construção civil. Principalmente por sua capacidade de solucionar problemas enfrentados há muitos anos na indústria, como a gestão de projetos e a compatibilização entre eles. A área construtiva com uma maior demanda por parte do mercado, os profissionais vêm adotando técnicas cada vez mais modernas e eficientes em Continue lendo

Termo de encerramento de obra: tudo o que você precisa saber

Termo de encerramento de obra: tudo o que você precisa saber

Entregar um empreendimento em conformidade com os projetos, normas e legislações é uma obrigação das empresas de construção civil. Para atestar que tudo foi executado da maneira correta ao final da construção, é preciso obter um documento conhecido como termo de encerramento de obra. Vale destacar que, legalmente, só depois de sua emissão é que o cliente pode habitar a edificação. Ou seja, esse registro é fundamental para finalizar a venda e a entrega de um imóvel. O processo garante que a propriedade seja segura Continue lendo

5 problemas que a sua construtora pode resolver com o módulo de Registros

5 problemas que a sua construtora pode resolver com o módulo de Registros

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre registros trabalhistas em áudio!    Manter os prazos previstos em cada projeto vai além da construção por si só. No canteiro de obra, a burocracia em relação à documentação, como os registros trabalhistas de colaboradores e terceiros, pode se tornar um empecilho caso a gestão da construtora não conte com um controle eficaz.  Isso porque no setor da construção, a execução de algumas atividades possuem riscos – como por exemplo o Continue lendo

Acesse nossos materiais educativos sobre construção