NR 24: o que você precisa saber para manter um canteiro de obras adequado

O canteiro de obras é um local onde se realizam diversos serviços manuais e muitas vezes que envolvem periculosidade. Dessa forma, é importante pensar em questões como conforto e segurança, de forma a prezar pela saúde dos funcionários. Para garantir uma melhor qualidade de vida aos trabalhadores, todas as construções precisam estar em conformidade com a NR 24. Continue lendo para entender como aplicar nas suas obras.

O que são as NRs?

As normas regulamentadoras, conhecidas apenas como NRs, orientam os procedimentos obrigatórios que os empregadores precisam tomar para garantir a plena saúde e segurança do trabalhador. Elas são aplicadas em todos os setores do mercado, funcionando como um meio para prevenção de acidentes de trabalho e promoção da saúde ocupacional.

Para a construção civil, elas são de extrema importância, pois no canteiro de obras os profissionais ficam expostos à intempéries do tempo e atividades pesadas. As normas regulamentadoras como a NR 17 e a NR 24, orientam sobre questões como o uso de EPIs, maquinários e a segurança nas alturas. Os profissionais responsáveis por aplicar e inspecionar o cumprimento são o Técnico em Segurança do Trabalho ou o Engenheiro de Segurança.

Uma das Normas Regulamentadoras mais importantes é a NR 24 – Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho. Pois traz orientações importantes sobre diversos pontos do canteiro de obras, como as instalações sanitárias, os vestiários, os refeitórios e outras áreas referentes à higiene e conforto. Nela, constam algumas informações sobre quantidades mínimas e como dispor instalações hidráulicas e sanitárias, por exemplo.

A NR 24 no canteiro de obras

Como vimos, a aplicação da NR 24 minimiza as chances de acidentes no canteiro de obras e também doenças ocupacionais. Ela resguarda não somente os funcionários, mas também a empresa, já que são várias as penalidades para aqueles que não cumprirem as exigências das Normas Regulamentadoras.

Outros fatores potencializados pela correta aplicação da NR 24 são a produtividade e qualidade no canteiro de obras. Isso porque profissionais saudáveis, com boas condições de conforto e higiene, conseguem realizar suas tarefas com mais eficiência e agilidade. No final, todos saem ganhando e a empresa evita problemas com burocracia, penalidades trabalhistas e também funcionários descontentes.

São diversos os pontos que devem ser estudados e regularizados, por isso é crucial que um profissional qualificado leia e entenda completamente as orientações. Abaixo confira alguns itens importantes para a construção civil:

Instalações sanitárias

A NR 24 orienta que no canteiro de obras é preciso contar com: bacias sanitárias, lavatórios, sistema de água e esgoto, ventilação, pisos e revestimentos impermeáveis e laváveis. No caso de obras específicas, é preciso também contar com chuveiros para os funcionários. Além disso, é necessário garantir uma higiene adequada dos locais e privacidade para os funcionários.

A norma regulamentadora ainda define as dimensões e quantidades mínimas de cada equipamento, variando de acordo com o tipo de obra, o número de funcionários e outros fatores. Vale ressaltar que, no caso de a obra contar com trabalhadores de ambos os sexos, é necessário contar com instalações sanitárias separadas para cada um.

Vestiários

A NR 24 estabelece a obrigatoriedade da existência de vestiários caso a empresa solicite o uso de uniformes a ser trocado no canteiro ou no caso da existência de chuveiros. A norma orienta as dimensões e quantidades mínimas, além de questões como higiene, ventilação e necessidade de itens como bancos e armários individuais.

Cozinha

Caso a empresa decida por cozinhar as refeições no canteiro de obras, é necessário contar com uma cozinha equipada para isso. A localização dela precisa ser próxima ao refeitório, além de ficar afastada das instalações sanitárias. A norma ainda define a dimensão mínima e questões como a necessidade de pisos e paredes impermeáveis, ter sanitário exclusivo para os cozinheiros e uma ventilação adequada.

Refeitório

Obrigatório, independentemente da presença ou não de cozinha, o refeitório precisa abrigar todos os trabalhadores de forma que eles consigam realizar suas refeições. A NR 24 estabelece ainda as dimensões mínimas, a necessidade de cobertura adequada, fornecimento de água potável e outros pontos importantes.

Mudanças recentes na NR 24

Como os meios de trabalho e as questões trabalhistas mudam conforme o tempo, as Normas Regulamentadoras precisam ser constantemente atualizadas. Na última revisão em 2019, a NR 24 sofreu modificações importantes e que devem ser levadas em consideração nas futuras obras a serem desenvolvidas.

Algumas das mudanças incluem a obrigatoriedade de as empresas, mesmo as que oferecem Vale Refeição, disponibilizarem condições para conservar e aquecer a comida, além de um local para realizar a refeição. Além disso, a empresa fica responsável não só de fornecer as vestimentas de trabalho, mas também de higienizar elas de forma adequada nos casos em que a lavagem ofereça riscos de alguma contaminação.

Alguns outros pontos da norma ainda foram alterados para dar mais segurança e objetividade nas orientações. Além disso, foram adicionados anexos relacionados às condições de conforto e higiene para trabalhadores de Shopping Center, trabalhadores em Trabalho Externo de Prestação de Serviços e trabalhadores em Transporte Público.

Como se adequar às exigências da NR 24?

Estar em conformidade com as Normas Regulamentadoras é crucial para que uma obra seja segura, eficiente e para  evitar patologias na construção civil. Para manter o conforto e higiene no canteiro, as empresas precisam investir na adequação aos requisitos da NR 24, respeitando todas as orientações previstas.

A dica mais valiosa na hora de aplicar as exigências é contar com um profissional especializado e qualificado. Que precisa conhecer a NR 24 a fundo, além de se manter sempre atualizado com as novas revisões. Não basta apenas ler a norma, mas entender tudo que ela pede e saber aplicar aos diferentes tipos de obras, já que as exigências mudam conforme o número de funcionários, o tipo de trabalho e outros fatores.

Outra dica é contar com softwares de gestão de obras, já que eles ajudam a manter o controle de toda a obra, dando também maior segurança. Com eles, é possível ainda fazer checklists personalizados para a montagem do canteiro, garantindo a conformidade com os itens exigidos na NR 24.

Respeitando as normas, alcançamos mais segurança no canteiro de obras, mantendo ele limpo e confortável para que os trabalhadores exerçam suas funções sem empecilhos. Assim, as obras conseguem ganhar mais produtividade e qualidade, além de diminuir as chances de acidentes de trabalho e problemas com doenças ocupacionais.

Agora você já sabe o que é a NR 24 e como ela se aplica ao canteiro de obras, mas se ficou alguma dúvida ou sugestão, comente aqui embaixo e continue acompanhando os posts no blog.

NR 24: o que você precisa saber para manter um canteiro de obras adequado

NR 24: o que você precisa saber para manter um canteiro de obras adequado

O canteiro de obras é um local onde se realizam diversos serviços manuais e muitas vezes que envolvem periculosidade. Dessa forma, é importante pensar em questões como conforto e segurança, de forma a prezar pela saúde dos funcionários. Para garantir uma melhor qualidade de vida aos trabalhadores, todas as construções precisam estar em conformidade com a NR 24. Continue lendo para entender como aplicar nas suas obras. O que são as NRs? As normas regulamentadoras, conhecidas apenas como NRs, orientam os procedimentos obrigatórios que os Continue lendo

Nova atualização do Mobuss Construção facilita o controle de qualidade e inspeção

Nova atualização do Mobuss Construção facilita o controle de qualidade e inspeção

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre controle de qualidade e inspeção em áudio!   Visando otimizar o controle de qualidade das construtoras, com mais segurança e interpretação facilitada das inspeções, o Mobuss Construção passou por várias melhorias. Entre as novas funcionalidades, que serão disponibilizadas na plataforma a partir do primeiro trimestre de 2021, estão vários recursos de acompanhamento gráfico das etapas de qualidade.  Os recursos gráficos agilizam muito o trabalho e facilitam a identificação das atividades prioritárias Continue lendo

As maiores construtoras estão apostando em prédios sustentáveis e você deveria fazer o mesmo

As maiores construtoras estão apostando em prédios sustentáveis e você deveria fazer o mesmo

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre prédios sustentáveis em áudio!   Com o crescimento da preocupação sobre a questão ambiental por parte da sociedade, os setores do mercado estão tendo que reinventar seus modos de trabalho. No setor da construção civil, visando diminuir os impactos causados por obras convencionais no meio urbano, cada vez mais empresas começam a investir em prédios sustentáveis. Uma construção requer o uso de grandes quantidades de energia, tanto para extrair as matérias Continue lendo

Mobilidade nas obras: por que se tornou essencial contar com soluções móveis?

Mobilidade nas obras: por que se tornou essencial contar com soluções móveis?

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre mobilidade nas obras em áudio!   A mobilidade nas obras já é uma realidade no setor da construção, trazendo benefícios na acessibilidade e tráfego rápido de informações, que são itens cruciais para o sucesso no gerenciamento de obras. Desse modo, não há mais margem para que o meio virtual não esteja presente nas empresas. Quem faz essa escolha, está sujeito a ficar para trás no mercado, principalmente se tratando do futuro Continue lendo

Como aumentar a produtividade na construção civil com sistemas de apontamento e apropriação

Como aumentar a produtividade na construção civil com sistemas de apontamento e apropriação

Uma combinação de fatores econômicos, como a queda da taxa Selic, o crescimento na venda de imóveis e a redução dos juros de financiamentos imobiliários, propicia a retomada do crescimento do setor da construção. Assim, é preciso buscar novos formatos de gestão que gerem um melhor aproveitamento de recursos e mão de obra, como um sistema de apontamento e apropriação, essenciais para aumentar a produtividade nas obras. Através das informações coletadas pelo apontamento ou registradas na apropriação, é que a empresa consegue identificar pontos que Continue lendo

Rocha Empreendimentos utiliza sistema integrado para facilitar o contato com os clientes

Rocha Empreendimentos utiliza sistema integrado para facilitar o contato com os clientes

Para automatizar a abertura de chamados e o relacionamento com o cliente, a construtora utiliza tecnologia que integra a assistência técnica com o WhatsApp Há mais de 10 anos no mercado, a Rocha Empreendimentos já utiliza a tecnologia como aliada há bastante tempo e, valendo-se desta estratégia, estava em busca de mais opções de comunicação com o seu cliente final. Para isso, passou a integrar o WhatsApp com o módulo de Assistência Técnica do Mobuss Construção, software para indústria da construção desenvolvido pela Teclógica.  “Com Continue lendo

BDI na Construção Civil: você sabe o que é e como calcular para suas obras?

BDI na Construção Civil: você sabe o que é e como calcular para suas obras?

Para obter sucesso com as vendas de qualquer empreendimento, todo profissional sabe que é muito importante calcular corretamente todos os gastos, não só os diretos mas também os indiretos. Por isso, as empresas da construção civil precisam ficar atentas e entender o que é BDI e como ele funciona na prática. A primeira coisa que precisa ficar clara é a diferença entre os custos diretos e indiretos. Os diretos são aqueles incidentes dos insumos, da mão de obra ligada à execução dos serviços construtivos e Continue lendo

Quais são e como conseguir incentivos fiscais para construção civil?

Quais são e como conseguir incentivos fiscais para construção civil?

O que muitas empresas não conhecem, ou não entendem completamente, é que é possível conseguir isenções ou reduções de algumas taxas tributárias através dos incentivos fiscais para construção civil. Primeiramente é preciso deixar bem claro que os incentivos fiscais não se tratam apenas de isenções, mas de diversas ações que favorecem as empresas com regimes especiais de tributação.  Outro ponto importante é saber que eles são regulamentados através de leis e normas específicas, que muitas vezes variam conforme o local onde a obra ou a Continue lendo

Quais são as exigências de habitabilidade da NBR 15575 para edificações?

Quais são as exigências de habitabilidade da NBR 15575 para edificações?

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre a NBR 15575 em áudio!   A NBR 15575 é uma norma que trata do desempenho de edificações habitacionais e apresenta características indispensáveis de uma obra para o consumidor, com o objetivo de prezar pelo conforto, acessibilidade, higiene, estabilidade, vida útil da construção, segurança estrutural e contra incêndios. Embora nem todos esses aspectos estejam presentes conscientemente na análise antes de adquirir um novo imóvel, eles com certeza determinarão, cedo ou tarde, Continue lendo

Construções do futuro: como a NBR 9050 tem trazido acessibilidade ao setor

Construções do futuro: como a NBR 9050 tem trazido acessibilidade ao setor

No setor da construção, a NBR 9050, conhecida como norma de acessibilidade, traz critérios e parâmetros para instalação de equipamentos e adaptação de espaços, de forma que se tornem acessíveis para todas as pessoas. Recentemente, ela recebeu uma nova atualização. O modelo que até então vigorava desde 2015, recebeu uma nova emenda e gerou a versão de 2020. Mas, antes de falar dessas mudanças, é necessário explicar o que é uma NBR e qual o objetivo da NBR 9050 em específico. NBR: o que você Continue lendo