Como a auditoria de obras pode ajudar sua construtora no combate ao coronavírus

Em 2020, o mundo todo passou a enfrentar uma situação inimaginável. A pandemia da Covid-19 colocou em risco não só a saúde da população, mas também a economia global e obrigou empresas de todos os segmentos a reverem seus formatos de atuação. Não foi diferente no setor de construção. E no canteiro de obras, a auditoria pode ser uma grande aliada para que a empresa mantenha a segurança dos colaboradores.

Neste post vamos destacar como o uso de uma solução de mobilidade para a realização de checklists periódicos pode mudar a rotina da sua construtora. Veja como a tecnologia pode apoiar na auditoria de obras, e a importância disso no combate ao coronavírus.

O que muda a partir da Covid-19?

Antes de avaliar a importância e utilização da auditoria de obras para a prevenção do coronavírus, é necessário entender o que muda nos canteiros. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), através da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC), criou algumas orientações a respeito.

Entre as iniciativas de segurança sugeridas para obras em andamento estão:

  • Criação de um Comitê de Gerenciamento de Crise;
  • Reduzir em 50% a ocupação de ônibus e veículos de transporte dos funcionários;
  • Afastar por férias profissionais do grupos de risco;
  • Realizar orientações frequentes em relação a higiene e segurança;
  • Estabelecer rotinas de aferição de temperatura;
  • Determinar afastamento mínimo entre os profissionais, especialmente em refeitórios e ambientes fechados.

Em relação a infraestrutura dos canteiros, recomenda-se:

  • Criar espaços para higienização de mãos, fornecendo produtos de higiene e sanitização, como sabonete e álcool em gel 70%;
  • Desinfecção de superfícies;
  • Orientação constante aos colaboradores em relação às boas práticas de prevenção.

Ações imediatas

O primeiro passo é focar nas adaptações imediatas, criando um plano de ação com as medidas de adequação de infraestrutura e de processos baseadas em as recomendações sanitárias da CBIC, por exemplo. Um plano preciso, detalhando as adequações, facilita e padroniza a aplicação das mudanças, dando condições para que cada obra possa executá-las rapidamente.

Essas medidas visam criar um ambiente de trabalho e procedimentos com condições de proteção à saúde dos colaboradores e, ao mesmo tempo, a preservação da operação da empresa, minimizando perdas de produção do canteiro de obras.

As novas mobilizações de canteiro de obra certamente já tem as regras sanitárias  incluídas naturalmente no seu plano, sendo um novo normal daqui para frente, pelo menos até que seja disponibilizada uma forma de imunização eficaz através de vacinas.

Controle de Acesso

É recomendado que a identificação dos sintomas nos colaboradores seja realizada já no acesso ao canteiro. Se for constatada algum sintoma, o colaborador pode ser barrado e encaminhado para o tratamento adequado, mantendo restrita a exposição de contágio dos demais.

Mesmo assim, com todas as medidas sanitárias que a empresa venha a adotar, a contaminação de um colaborador pode acontecer. O importante é que esta identificação ocorra precocemente e permita executar a higienização de áreas frequentadas pelo colaborador contaminado. E, se a empresa tiver um controle apurado de quem acessa a obra, poderá bloquear imediatamente o acesso do colaborador contaminado, focando sempre na maior preservação possível da operação.

Uma solução de controle do acesso ao canteiro. é a catraca virtual do Mobuss Construção, que barra colaboradores que estejam com alguma situação irregular de documentação, treinamentos e EPIs obrigatórios.

Além disso, as informações precisas de acesso de um eventual colaborador contaminado combinadas com as atividades desempenhadas permitem mapear o risco de contágio de outras pessoas, criando níveis de alerta diferenciados para cada situação. Isso permite ações mais objetivas e transparentes para conter novos casos de contaminação.

A auditoria na gestão da segurança do canteiro

Depois de implantadas as adequações sanitárias para o COVID-10 nos canteiros de obra, tanto na estrutura física quanto em procedimentos, também é necessário acompanhar e monitorar a adoção e a eficiência. E a auditoria periódica é uma das ferramentas para este fim que apresenta grande efetividade.

Um dos grandes ganhos de uma auditoria eficiente é assegurar que a operação esteja em conformidade com os processos estabelecidos. Este é, habitualmente, o foco central do trabalho e dos checklists criados. Quando realizado de forma automatizada, este processo ganha em segurança, agilidade e transparência.

Um exemplo é a utilização do módulo de Qualidade do Mobuss Construção, que facilita a realização de checklists personalizáveis. A construtora pode definir os itens que considera mais adequados à sua rotina para serem acompanhados. É possível, por exemplo, criar um checklist para inspecionar a infraestrutura e os procedimentos e, periodicamente, acompanhar cada um dos itens. Além disso, cada construtora pode incluir na lista de acompanhamento questões que considera mais aderentes à sua realidade, garantindo a atuação efetiva no combate ao coronavírus. 

Diferentemente de checklists manuais, a utilização de um sistema de mobilidade garante à construtora a rapidez necessária na gestão. De forma rápida e segura, o Comitê de Crise pode avaliar e desenvolver novos requisitos de controle, avaliar resultados e questões que devem ser fortalecidas com os colaboradores.

Por fim, quando bem planejadas e executadas, as adequações sanitárias de prevenção à COVID-19 trazem efeitos extremamente positivos, que valorizam o empenho da construtora em preservar a saúde dos colaboradores para manter o ritmo o trabalho necessário. Em tempos de pandemia, manter a operação da empresa é, certamente, desafiador e complexo, e exige ações rápidas e assertivas que visam dar condições seguras de trabalho e sustentabilidade da produção, minimizando perdas nos canteiros de obra.

Gostou do conteúdo e deseja implantar um controle maior nas suas obras? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar.

Como a auditoria de obras pode ajudar sua construtora no combate ao coronavírus

Como a auditoria de obras pode ajudar sua construtora no combate ao coronavírus

Em 2020, o mundo todo passou a enfrentar uma situação inimaginável. A pandemia da Covid-19 colocou em risco não só a saúde da população, mas também a economia global e obrigou empresas de todos os segmentos a reverem seus formatos de atuação. Não foi diferente no setor de construção. E no canteiro de obras, a auditoria pode ser uma grande aliada para que a empresa mantenha a segurança dos colaboradores. Neste post vamos destacar como o uso de uma solução de mobilidade para a realização Continue lendo

EZTEC adota em solução de BI para automação de indicadores da Assistência Técnica

EZTEC adota em solução de BI para automação de indicadores da Assistência Técnica

Com a integração do Mobuss Construção com soluções de Business Intelligence, os indicadores serão gerados a partir de dados armazenados na nuvem, sem necessidade de extração manual das informações. A tomada de decisão mais rápida e estratégica são os objetivos da companhia com o projeto. Considerada uma das maiores empresas de capital aberto do mercado de construção e incorporação no país, a EZTEC segue em um processo de digitalização para ampliar seus resultados. A empresa, que já conta com o software Mobuss Construção, agora firma Continue lendo

Gerenciamento de obras: tecnologia para uma gestão eficiente

Gerenciamento de obras: tecnologia para uma gestão eficiente

Na hora de optar por iniciar uma nova construção, é preciso pensar qual o melhor caminho a seguir e como percorrê-lo. A maioria das pessoas não sabe sobre pontos cruciais do gerenciamento de obras e como é importante para que o projeto tenha os seus objetivos de qualidade, prazo e orçamento atendidos, evitando atrasos e aumento de custo. Com a adoção de soluções tecnológicas, os benefícios obtidos com o gerenciamento de obras se tornam ainda melhores.  Diversas etapas tornam-se automatizadas, a coleta e registro são Continue lendo

Casa Verde e Amarela: o que o novo programa de habitação social significa para a construção civil?

Casa Verde e Amarela: o que o novo programa de habitação social significa para a construção civil?

O setor da construção civil no Brasil foi impulsionado fortemente com o lançamento de programas de habitações sociais populares pelo governo federal, como o MCMV (Minha Casa Minha Vida). Agora, o novo programa Casa Verde e Amarela promete corrigir os problemas que eram recorrentes no passado. O objetivo dos programas de habitação de interesse social é poder realizar o sonho da casa própria de brasileiros com baixa renda. Além disso, o intuito também é fornecer emprego para diversos trabalhadores no setor da construção civil, fomentando Continue lendo

Benefícios obtidos com o Mobuss Construção pela ótica dos clientes

Benefícios obtidos com o Mobuss Construção pela ótica dos clientes

Veja os depoimentos dos nossos clientes, sobre a utilização do Mobuss Construção no canteiro de obras. Conheça os ganhos obtidos em cada módulo, explicados por quem os vivenciou no dia a dia. Confira! SUMÁRIO 1. Módulo de Projetos 2. Módulo de Apontamento 3. Módulo de Apropriação 4. Módulo de Qualidade 5. Módulo de Segurança 6. Módulo de Registros 7. Módulo de Documentos 8. Módulo de Insumos 9. Módulo de Vistoria & Entrega 10. Módulo de Assistência Técnica Bônus – Webinar com a Eztec: O papel da Continue lendo

Como preparar sua equipe para implementar novas tecnologias no canteiro de obras?

Como preparar sua equipe para implementar novas tecnologias no canteiro de obras?

O setor da construção civil ainda está se adaptando a novas tecnologias e tendências que estão surgindo no mercado. Por isso, muitos dos trabalhos realizados no canteiro de obras ainda são feitos manualmente e do mesmo jeito que eram feitos no século passado, e ainda enfrenta pouca produtividade e muito desperdício.  Para resolver isso, é necessário que as empresas incentivem e implementem novas tecnologias nas construções. Entenda como fazer isso neste artigo! Obstáculos na implementação de tecnologias no canteiro Os profissionais, podem passar por resistência Continue lendo

O que é ecotelhado e como implementar na sua construção

O que é ecotelhado e como implementar na sua construção

A construção civil é um segmento crucial para a infraestrutura urbana e também uma indústria que deve adotar métodos que reduzam os impactos ao meio ambiente, utilizando, por exemplo, alternativas como o ecotelhado. Seguindo uma tendência global de preocupação com a sustentabilidade presente em praticamente todas as indústrias, a construção civil está se reinventando. Por isso hoje vemos com mais frequência os conceitos de construção sustentável e alternativas ecológicas. Existem diversas maneiras de construir causando menos impactos ambientais, principalmente com o auxílio de novas tecnologias. Continue lendo

Orçamento na construção civil: 4 formas de otimizar seus investimentos

Orçamento na construção civil: 4 formas de otimizar seus investimentos

Um investimento só é vantajoso quando gera os lucros esperados no final. No caso de uma obra, é preciso levar em conta e saber, com a maior precisão possível, quais os custos de cada etapa construtiva.  Com isso, é possível analisar o quanto de lucro ela pode trazer depois de construída e, por esse motivo, é tão importante que se faça e se otimize o orçamento na construção civil. Todo engenheiro, do orçamentista ao gerente de obras, sabe que o orçamento da obra é uma Continue lendo

Comunicação na construção civil: como ter um canteiro de obras mais efetivo

Comunicação na construção civil: como ter um canteiro de obras mais efetivo

Uma das questões fundamentais para que profissionais e empresas atuem em sintonia é a comunicação. Mais do que apenas informar ou reportar determinados acontecimentos, é importante que as construtoras invistam em estratégias eficientes para que todos estejam alinhados. Especialmente no período da pandemia da Covid-19, informar é também sinal de preocupação e de cuidado.  Através de soluções e estratégias bem definidas para a comunicação na construção civil, é possível, por exemplo, disseminar boas práticas para a prevenção do coronavírus, reduzindo o risco de contágio no Continue lendo

Construção industrializada: por que é tendência no canteiro de obras?

Construção industrializada: por que é tendência no canteiro de obras?

A evolução da construção civil no Brasil é pautada por alguns fatores. Com um déficit de mais de 7 milhões de unidades habitacionais, segundo estudos da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) com a Fundação Getúlio Vargas, o segmento tem uma série de oportunidades para fortalecimento.  Nesse contexto, a construção industrializada ganha espaço. O conceito, que garante benefícios como padronização, redução de desperdícios e agilidade à obra, é o tema deste artigo. Vamos falar sobre os métodos da construção industrializada que já fazem parte de Continue lendo