Como preparar sua equipe para implementar novas tecnologias no canteiro de obras?

O setor da construção civil ainda está se adaptando a novas tecnologias e tendências que estão surgindo no mercado. Por isso, muitos dos trabalhos realizados no canteiro de obras ainda são feitos manualmente e do mesmo jeito que eram feitos no século passado, e ainda enfrenta pouca produtividade e muito desperdício. 

Para resolver isso, é necessário que as empresas incentivem e implementem novas tecnologias nas construções. Entenda como fazer isso neste artigo!

Obstáculos na implementação de tecnologias no canteiro

Os profissionais, podem passar por resistência em aceitar mudanças e a modernização das suas funções. Isso porque eles se acostumaram e se acomodaram a fazer as coisas do jeito que sempre fizeram. 

Mas, construir da maneira tradicional nem sempre é o melhor jeito. Por isso, é importante que as empresas sigam o caminho correto para fazer a equipe aceitar a implementação de novas tecnologias.

Para se manter competitiva e obter melhores resultados, as empresas da construção civil podem adotar soluções tecnológicas, como softwares especializados para os diversos processos construtivos do canteiro de obras. 

Com esses sistemas, é possível:aumentar:

  • O rendimento dos profissionais;
  • A qualidade dos serviços prestados;
  • O lucro gerado das construções.

Além disso, quando adotado um gerenciamento tecnológico funcional, integrado e acessível, o controle do processo construtivo e insumos no canteiro de obras se torna mais eficiente. Essas soluções minimizam a chance de erros na coleta e cálculo das informações e diminuem a chance de perda delas através do salvamento na nuvem.

Novas tecnologias no canteiro de obras: como preparar a equipe para as mudanças?

É possível seguir alguns passos para preparar a equipe de profissionais que vai ter sua rotina impactada com a implementação de novas tecnologias. Se realizados de forma correta, as chances de aceitação aumentam.

Nenhuma decisão ou mudança deve ser tomada sem que haja comunicaçãoe treinamento. É preciso, também, escolher a melhor tecnologia para as necessidades de cada empresa.

Comunicação e tomada de decisões conjuntas

Em praticamente todos os aspectos da vida, tanto pessoal quanto profissional, a comunicação é o melhor meio de resolver os problemas. Por isso, não é diferente na hora de implementar novas tecnologias nas construtoras. É crucial conversar e consultar os profissionais envolvidos para chegar a um consenso sobre a melhor decisão a ser tomada.

Para diminuir a resistência dos profissionais, os líderes precisam explicar todas as opções disponíveis, as mudanças que causariam, os benefícios que poderiam ser obtidos e os desafios da adoção de uma solução tecnológica. 

Vender a visão de melhoria e dos lucros, de qualidade construtiva e pessoais, é a melhor maneira de fazer com a equipe entenda e esteja disposta a aceitar as mudanças.

Além disso, os gestores precisam estar dispostos a esclarecer as dúvidas que possam surgir e ouvir as sugestões dos profissionais da equipe. Dessa forma, é garantido que as decisões tomadas serão acordadas por todos, para que não haja uma falta de transparência e nem maus entendidos no futuro.

Invista em um treinamento adequado

Um erro comum é investir muito na hora de adotar novas tecnologias no canteiro de obras e pouco, ou quase nada, no treinamento dos profissionais que vão utilizá-las. Isso pode gerar o efeito oposto ao desejado, tornando o trabalho menos produtivo e aumentando a insatisfação dos colaboradores. 

Seja qual for a solução tecnológica implementada, o treinamento precisa ser levado em conta e feito corretamente, de preferência com antecedência. 

Assim, os profissionais vão aprender a utilizar as ferramentas da melhor maneira, tirar dúvidas, pois cada um no seu próprio tempo. evitando um subaproveitamento e também erros que podem ser ocasionados por um mau uso das novas tecnologias.

O treinamento é, também, uma boa maneira de fazer a equipe perceber que a adoção de soluções tecnológicas não significa que os profissionais vão se tornar obsoletos. Pelo contrário, vão poder automatizar os processos manuais e poder realizar suas tarefas com maior produtividade e qualidade.

Escolha a melhor tecnologia para sua empresa

Cada software é diferente e especializado para uma etapa específica da construção, alguns até em mais de uma. Por isso, o importante é avaliar as prioridades e necessidades da empresa, escolhendo a solução tecnológica que melhor se adapte. 

Se o negócio é exclusivamente de orçamento de obras, por exemplo, o ideal é procurar um software que trabalhe só com isso e seja especializado na área.

De maneira geral, um software será eficiente se apresentar algumas funcionalidades, como:

    • Centralização das informações, gerando uma maior organização e facilidade de utilização dos dados.
    • Acompanhamento de métricas, apresentando os resultados de maneira clara. Assim, a gestão de obras se torna muito mais eficiente e precisa, dando a oportunidade de poder entender o que precisa ser melhorado, em quais etapas os gastos são maiores ou em quais delas a produtividade é menor, por exemplo. 
    • Integra diversas áreas e equipes, bem como, conversa com outros sistemas já implantados na empresa, como ERP por exemplo. Assim garante a unificação de informações para o sucesso e entregas da empresa.

Com uma comunicação clara e transparente, o treinamento correto e a escolha do software adequado, os profissionais da construção civil vão ter uma maior facilidade em aceitar a implementação de novas tecnologias. 

Além disso, as empresas vão conseguir aumentar significativamente sua produtividade, a qualidade dos serviços e, em alguns casos, aumentar seus lucros.

Adote novas tecnologias na sua construção e não fique para trás!

Investir em uma solução tecnológica pode parecer um risco, ainda mais levando em consideração a resistência dos profissionais. Mas desde que seguidos os passos corretos, os benefícios irão recompensar todo o tempo e dinheiro investidos. 

Mais produtividade e menos desperdício no canteiro de obras podem se tornar rotina, além de aumentar a satisfação e o engajamento dos colaboradores.

As mudanças devem ser feitas de forma planejada e pensada, ocorrendo de maneira mais natural possível, gerando resultados positivos para todos os envolvidos. Assim, a realidade tecnológica no setor da construção civil pode se tornar outra, caminhando para o futuro junto às demais áreas do mercado.

Agora que você já sabe como preparar os profissionais para implementar novas tecnologias no canteiro de obras, ficou alguma dúvida ou sugestão? Comente aqui embaixo e acompanhe mais posts sobre a área no nosso blog!

Como preparar sua equipe para implementar novas tecnologias no canteiro de obras?

Como preparar sua equipe para implementar novas tecnologias no canteiro de obras?

O setor da construção civil ainda está se adaptando a novas tecnologias e tendências que estão surgindo no mercado. Por isso, muitos dos trabalhos realizados no canteiro de obras ainda são feitos manualmente e do mesmo jeito que eram feitos no século passado, e ainda enfrenta pouca produtividade e muito desperdício.  Para resolver isso, é necessário que as empresas incentivem e implementem novas tecnologias nas construções. Entenda como fazer isso neste artigo! Obstáculos na implementação de tecnologias no canteiro Os profissionais, podem passar por resistência Continue lendo

O que é ecotelhado e como implementar na sua construção

O que é ecotelhado e como implementar na sua construção

A construção civil é um segmento crucial para a infraestrutura urbana e também uma indústria que deve adotar métodos que reduzam os impactos ao meio ambiente, utilizando, por exemplo, alternativas como o ecotelhado. Seguindo uma tendência global de preocupação com a sustentabilidade presente em praticamente todas as indústrias, a construção civil está se reinventando. Por isso hoje vemos com mais frequência os conceitos de construção sustentável e alternativas ecológicas. Existem diversas maneiras de construir causando menos impactos ambientais, principalmente com o auxílio de novas tecnologias. Continue lendo

Orçamento na construção civil: 4 formas de otimizar seus investimentos

Orçamento na construção civil: 4 formas de otimizar seus investimentos

Um investimento só é vantajoso quando gera os lucros esperados no final. No caso de uma obra, é preciso levar em conta e saber, com a maior precisão possível, quais os custos de cada etapa construtiva.  Com isso, é possível analisar o quanto de lucro ela pode trazer depois de construída e, por esse motivo, é tão importante que se faça e se otimize o orçamento na construção civil. Todo engenheiro, do orçamentista ao gerente de obras, sabe que o orçamento da obra é uma Continue lendo

Comunicação na construção civil: como ter um canteiro de obras mais efetivo

Comunicação na construção civil: como ter um canteiro de obras mais efetivo

Uma das questões fundamentais para que profissionais e empresas atuem em sintonia é a comunicação. Mais do que apenas informar ou reportar determinados acontecimentos, é importante que as construtoras invistam em estratégias eficientes para que todos estejam alinhados. Especialmente no período da pandemia da Covid-19, informar é também sinal de preocupação e de cuidado.  Através de soluções e estratégias bem definidas para a comunicação na construção civil, é possível, por exemplo, disseminar boas práticas para a prevenção do coronavírus, reduzindo o risco de contágio no Continue lendo

Construção industrializada: por que é tendência no canteiro de obras?

Construção industrializada: por que é tendência no canteiro de obras?

A evolução da construção civil no Brasil é pautada por alguns fatores. Com um déficit de mais de 7 milhões de unidades habitacionais, segundo estudos da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) com a Fundação Getúlio Vargas, o segmento tem uma série de oportunidades para fortalecimento.  Nesse contexto, a construção industrializada ganha espaço. O conceito, que garante benefícios como padronização, redução de desperdícios e agilidade à obra, é o tema deste artigo. Vamos falar sobre os métodos da construção industrializada que já fazem parte de Continue lendo

O que toda construtora precisa entender sobre o Alvará de Construção

O que toda construtora precisa entender sobre o Alvará de Construção

Para dar início às etapas construtivas de uma obra, primeiro deve-se realizar os processos legais que autorizam o projeto. É preciso garantir junto à prefeitura o licenciamento da obra, o que inclui a obtenção do alvará de construção. Cada cidade possui suas próprias leis e procedimentos que devem ser seguidos para que a construtora possa iniciar uma obra. Quando essas etapas são negligenciadas – ou mesmo ignoradas – pode haver multas, embargo ou até demolição daquilo que foi construído sem permissão legal. Geralmente, todas as Continue lendo

O que toda construtora precisa entender sobre o Alvará de Construção

Para dar início às etapas construtivas de uma obra, primeiro deve-se realizar os processos legais que autorizam o projeto. É preciso garantir junto à prefeitura o licenciamento da obra, o que inclui a obtenção do alvará de construção. Cada cidade possui suas próprias leis e procedimentos que devem ser seguidos para que a construtora possa iniciar uma obra. Quando essas etapas são negligenciadas – ou mesmo ignoradas – pode haver multas, embargo ou até demolição daquilo que foi construído sem permissão legal. Geralmente, todas as Continue lendo

Tudo que você precisa saber para implantar PBQP-H na construtora!

Tudo que você precisa saber para implantar PBQP-H na construtora!

A preocupação com a questão da qualidade e do desempenho cresceu muito nos últimos anos no setor da construção civil. A partir disso, surgiram alguns sistemas de gestão de qualidade específicos para avaliar e certificar a performance das edificações. Entre eles, o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). Padronizar os métodos de avaliação de materiais e edificações é o caminho para aprimorar e controlar o índice de qualidade. Assim, é possível fazer comparações tangíveis entre os insumos ou mesmo as obras, e Continue lendo

Habitação de interesse social: 6 características deste empreendimento

Habitação de interesse social: 6 características deste empreendimento

Com o problema de desigualdade social, no qual a população de baixa renda carece de acesso à direitos básicos, como a moradia. O setor da construção civil, pode diminuir esse déficit habitacional, realizando projetos de habitação de interesse social. O objetivo é justamente criar residências para a população que tem o acesso à moradia formal dificultado ou impedido por meio dos mecanismos normais do mercado imobiliário, ou não que possui condições de contratar serviços dos profissionais da construção civil.  Em 2005, o Governo Federal criou Continue lendo

3 dicas para acertar na hora de calcular material de construção

3 dicas para acertar na hora de calcular material de construção

A execução de qualquer serviço de construção demanda o uso de uma grande quantidade de insumos. Por isso, na hora de calcular o material de construção, é de extrema importância que não sobre e nem falte recursos para a obra. Dependendo do caso, os prejuízos por errar na hora de fazer o cálculo dos materiais variam desde custos elevados, atrasos no cronograma, desperdícios, falta do insumo desejado até paralisação temporária da obra.  Quando não é possível calcular o material de construção, durante a execução dos Continue lendo