Profissionais que ganharão destaque na construção civil em 2015

As projeções econômicas para 2015 indicam um quadro de crescimento baixo do PIB, juros elevados e pequena expansão do nível de emprego. Mas há alguns profissionais que tendem a ganhar destaque neste ano. Uma pesquisa realizada pela consultoria da Michael Page, empresa referência de recrutamento executivo de média e alta gerência, mostra as 11 profissões com maior demanda para 2015. Dentre elas, os profissionais que aparecem em evidência são: o gerente de obras industriais, o engenheiro de orçamento e o desenvolvedor mobile, o que demonstra que as áreas de engenharia e tecnologia estão definidamente em alta para os próximos 12 meses. Todos eles têm em comum o fato de fazer uso intensivo de ferramentas de automação e de tecnologia de ponta.

As consultorias de Recursos Humanos ressaltam que os profissionais não devem ter apenas formação técnica. Eles precisam analisar globalmente o setor produtivo no qual estão inseridos. Desta forma, não basta que eles dominem um conhecimento específico, mas que saibam como colocá-lo a serviço da empresa.

No caso do uso intensivo das ferramentas de automação, os profissionais precisam conhecer as novidades na área, bem como dominar todas as funcionalidades da ferramenta. É o que os estudiosos de formação continuada chamam de “literacia digital”. Essas três profissões que ganharão importância no mercado em 2015 apresentam um perfil de especialista, mas com visão global.

Gerente de obras industriais

É o responsável pela evolução e execução do projeto. Formado em Engenharia Civil, ele possui vasta experiência e domina todas as etapas da obra. Para garantir o controle de qualidade dos processos, utiliza ao máximo as ferramentas de automação. Uso de papel, organização de registros manuais e bloco de anotações não fazem parte do seu dia a dia profissional. Arquivos, plantas, relatórios, acompanhamentos, tudo está na memória de tablets e computadores.

Engenheiro de orçamento

Implementa processos e práticas que proporcionam maior controle sobre o retorno financeiro das obras. Seu papel cresce de importância justamente no momento em que, por conta do cenário econômico, o setor da construção civil trabalhará com margens de lucros mais apertadas. Com formação em Engenharia Civil e pós-graduação em finanças, o profissional conhece bem a dinâmica do canteiro de obras e analisa as variáveis econômicas (financeiras e comerciais) do empreendimento. Para ter agilidade e rapidez na tomada de decisões, é heavy user de aplicativos financeiros, de gerenciamento e de comunicação instantânea.

Desenvolvedor mobile

Profissional responsável por criar aplicativos e sistemas para diversas áreas de negócios, podemos citar como exemplo os softwares de automação voltados para a construção civil e de uso em tablets ou smartphones. Tem formação em Tecnologia e domina várias linguagens de programação (C, Java, J2CC e C++, por exemplo). Ele é o responsável por fornecer soluções para agilizar a vida dos gestores das obras. Mesmo sem ter, na maioria das vezes, formação específica em Engenharia, o desenvolvedor mobile consegue captar a essência das necessidades do engenheiro, do gerente da obra ou do responsável pelo orçamento. Seu trabalho é a base do ganho de produtividade em um canteiro.

Um estudo elaborado pela consultoria Love Mondays indica que 50% dos profissionais com alto nível de especialização pretendem mudar de emprego no próximo ano. A esse dado se soma a informação de que 75% dos pesquisados investem em formação continuada. Isso significa que as empresas da construção civil devem pensar em estratégias de retenção de talentos, principalmente no que diz respeito a esses três perfis de profissionais.

Além disso, o investimento contínuo em automação pesa como atrativo para profissionais com nível diferenciado. Sistemas modernos e voltados para a melhoria dos índices de qualidade na obra refletem preocupação com o produto final, outro fator atrativo é a mão de obra qualificada.

O que você acha dessa tendência? Dê a sua opinião nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção