Substituição do PCMAT na NR 18: Saiba tudo sobre o assunto

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre PCMAT na NR 18 em áudio!


Várias Normas Regulamentadoras (NRs) vêm passando por revisões e alterações em seus conteúdos nos últimos tempos. Muitos conceitos foram alterados ou substituídos por outros, como é o caso
PCMAT na NR 18 que foi descontinuado e sucedido pelo Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).

O PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil) era um documento completo e minucioso cuja ideia central era prevenir acidentes de trabalho em todas as esferas do segmento. 

Já o PGR engloba também outros fatores. Quer saber sobre essa mudança e tirar todas as suas dúvidas sobre a atualização? Confira agora no texto!

O que mudou na norma PCMAT da NR18?

A nova redação da NR 18 foi publicada em fevereiro de 2020. Antes da revisão era uma norma de aplicação. Agora, com as alterações, a NR 18 é uma norma de gestão de segurança. Ela faz parte das legislações para construção civil de caráter obrigatório.

Além da descontinuidade do PCMAT da NR 18, o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) também foi retirado do texto. Assim, na nova versão os dois programas foram substituídos por um único, o PGR.

Vale destacar que as obras que iniciaram antes do prazo em que a nova revisão começou a entrar em vigor ainda podem manter o documento da NR 18 antigo. No entanto, todas as obras iniciadas a partir de agosto de 2021 devem, obrigatoriamente, realizar a nova mudança.

Outra alteração significativa foi a redução de praticamente 40% dos itens listados na norma. Mas, isso aconteceu principalmente porque esses tópicos já eram citados em outras NRs.

Qual o objetivo da NR 18?

Toda norma regulamentadora estabelece ordens para garantir a segurança dos processos nos ambientes de trabalho. No caso da NR 18, o foco é na indústria de construção e na segurança das atividades do segmento.

Entre os diversos itens apresentados por essa diretriz, existem recomendações para as instalações sanitárias, cozinha, áreas de lazer e outras áreas do canteiro de obras. Por isso, de maneira geral, pode-se dizer que ela busca garantir a saúde e segurança dos trabalhadores da construção bem como de terceiros que possam vir a circular nas obras. 

Qual a relação entre NR 18 e o PGR?

Como citado acima, a nova NR 18 substituiu o PCMAT pelo  PGR. Assim, o programa passa a ser o documento obrigatório exigido pela norma. 

Entre os objetivos do PGR estão: estabelecer processos de planejamento, organização e ordem administrativa. Ou seja, o documento deve especificar medidas e parâmetros para garantir proteção contra riscos, agentes nocivos e fatores ergonômicos aos quais a equipe está exposta.. Com isso, espera-se evitar acidentes de trabalho e melhorar as condições de trabalho dos colaboradores.

Vale destacar que a elaboração da legislação é de responsabilidade da construtora. Assim, as empresas terceirizadas não precisam apresentar o PGR. Mas elas precisam entregar um inventário dos riscos ocupacionais que deve ser incorporado ao mesmo.

Como se adequar à nova norma NR 18?

O primeiro passo é ler e entender todos os tópicos da nova revisão da norma. Conhecer os elementos abordados no PGR, também é uma boa dica. Assim, a empresa consegue se planejar para elaborar o documento em suas obras novas.

Além disso, é preciso sempre se manter atualizado sobre qualquer atualização nas NRs. Vale ressaltar que desconhecer os regulamentos, em especial da norma regulamentadora nº 18 para os trabalhadores da construção, não isenta a empresa quanto a possíveis problemas jurídicos.

Conhecer e aplicar o que definem as Normas Regulamentadoras é ter mais garantia de segurança e saúde no canteiro. Exigências como o uso de EPIs, são essenciais para evitar acidentes de trabalho.

Agora você já sabe das principais mudanças na norma e que o PCMAT da NR 18 foi extinto. Mas, para conhecer melhor as outras diretrizes, leia o nosso conteúdo sobre as principais Normas Regulamentadoras da construção civil.

8 Comentários


  1. EXECELENTE CONTEUDO EXPLICATIVO. GOSTEI MUITO. COMO SUGESTÃO APRESENTE ALGUM ARTIGO RELACIONADO A COMPETENCIA DA ELABORAÇÃO, EXECUÇÃO E TREINAMENTO DAS NRS 10, 33 E 35. QUIAS SAOS OS PROFISSIONAIS HABILITADOS PARA TAL?? OBRIGADO. BOA NOOITE, MAJOR R/R LUIS FIGUEIREDO DISCENTE TECNICO SEG. DO TRABALHO BELEM PA ABRALÇOS FRATERNOS

    Responder

    1. Olá Luis, agradecemos pelo comentários. Possuímos outros conteúdos sobre as NRS aqui no nosso blog, sugiro que dê uma olhada. Abraço

      Responder

    1. 19 colaboradores ou menos, a indicação é o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
      Espero ter ajudado.
      Att.

      Responder

  2. Bom dia, Estou corsando (TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO ) mas tenho muita dúvida do PCMAT Pois todo os modelos que eu vejo tem muita informação! SE POSSÍVEL TEM COMO ME MANDAR UM MODELO SIMPLES!

    Responder

    1. Washington, infelizmente não possuímos um modelo pronto para disponibilizar.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção