Oportunidade para inovar em tempos de crise

As necessidades não se tornam inexistentes em tempos de arroxo financeiro e declínio econômico, elas apenas deixam de ser prioridades. Tais continuam lá, aguardando o momento oportuno e favorável para que elas possam ser realizadas. Dessa forma, visões empreendedoras devem tomar frente e pensar além de toda adversidade.

A necessidade de construir meios para o consumo de certos serviços e produtos deve ser criada embasada em novos tipos de distribuição, preços e oportunidades, para que essa aquisição possa ser concretizada mesmo em tempos de crise. E pensando nisso, separamos algumas dicas de como você pode aproveitar — e criar — suas próprias oportunidades de inovar e bem suceder-se nessas épocas. Acompanhe:

Crise econômica, atualidade e as expectativas

O primeiro semestre de 2015 foi marcado pelo crescimento acelerado de moedas estrangeiras em relação ao real, taxas de juros elevadas, inflação alta e investidores pessimistas quando o assunto era o crescimento econômico. Mesmo que hoje o cenário não aponte para uma piora significativa, as chances de ver um rumo que esqueça esta crise também não parece realidade, e a opção é procurar formas de superá-la.

Dizem os especialistas que crises são tão importantes para a economia quanto são os tempos prósperos. É na dificuldade que os olhares são mais focados às vastas alternativas existentes, na qual se encontram soluções que muitas vezes passaram batidas e surgem para aqueles que se tornam mais aptos a lidar com as situações.

Investir no crescimento de uma empresa está muito além de fazê-la simplesmente crescer em um primeiro momento. É necessário ter visão e, principalmente nos tempos tecnológicos em que vivemos, uma mente aberta à inovação.

Os sucessos em meio à crise

Economizar não significa necessariamente ter mais lucro. Saber direcionar seus investimentos de forma mais sábia é a principal receita para o sucesso. Uma empresa não pode parar, mesmo que por vezes seja importante reduzir sua velocidade de crescimento e focar em detalhes menores, passados despercebidos por muito tempo, mas que detém um grande potencial para se investir.

A razão para o sucesso de grandes empresas que souberam dominar categoricamente a crise, é pensar em formas de realizar mais usando menos. Para isso, é importante otimizar processos, com criatividade e inovação, e principalmente, investir em colaboradores qualificados, que mais preparados rendarão muito mais, principalmente agregando toda a experiência já adquirida em prol da evolução própria e coletiva.

Outra saída para os tempos de crise é repensar estratégias de mercado. Um portfólio reduzido, que eventualmente não atenda a certas necessidades, pode ser perigoso. Possuir respostas para uma quantidade maior de situações aumentará a base de sustentação da empresa, impedindo-a de ruir quando alguma delas for afetada. Buscar alternativas para atender a um público novo ou mesmo ao antigo, mas com serviços renovados, pode render uma visão diferente à marca, colocando-a acima da concorrência. A versatilidade é uma palavra-chave para os negócios, e ampliar horizontes é a realidade de muitas que obtiveram sucesso, seja nos tempos de fartura, seja nos momentos mais complicados.

Inovação na construção civil

Afastar qualquer sinal de crise da sua porta é o objetivo de todas as empresas, e na indústria da construção, as inovações vêm proporcionando ferramentas muito atrativas para a produtividade. Com o auxílio da tecnologia móvel, é possível acessar ferramentas extremamente úteis, tanto do setor administrativo, como também de locais externos, diretamente da construção. Tais utilidades são bastante atrativas do ponto de vista econômico, gerando maior fluidez à realização dos trabalhos de forma a facilitar a interação de todos os setores envolvidos nas obras.

Aplicativos utilizados em muitas obras hoje são capazes de gerar dados relevantes em tempo real, auxiliando no controle de qualidade e segurança das obras, além de apoiarem no gerenciamento dos processos da assistência técnica, vistoria e entrega e de produção de forma a otimizar cada etapa, economizando tempo e recursos. A agilidade proporcionada por estes sistemas tem trazido retornos positivos não só para a empresa que o utiliza, como indiretamente ao cliente final.

Foi Henry Ford quem disse que o segredo para o sucesso de uma indústria é produzir mais usando menos, e foi utilizando da melhor forma possível a tecnologia que lhe era possível que atingiu o sucesso mundialmente conhecido. Mesmo em tempo de crise, aqueles que souberam lidar da melhor maneira com os recursos poderão se sobressair a isto e crescer de forma ainda mais relevante, basta ter foco e uma mente aberta à inovação.

É possível fazer de tempos de crise uma oportunidade para inovar. Se você quiser opinar sobre o assunto ou deixar sua dúvida para nós esclarecermos, comente abaixo e participe da conversa!

2 Comentários


  1. Tem que haver mais incentivos por parte dos Bancos, para que os investidores possam voltar a crer na Construção Civil como algo rentável

    Responder

    1. Olá Roberto,

      Agradecemos pelo comentário com seu posicionamento.

      Abraços.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção