Informação em tempo real: eficiência na tomada de decisões

A tecnologia vem atuando como combustível na aceleração de mudanças nas mais diversas áreas. As vantagens competitivas com as quais uma empresa pode estabelecer um diferencial já não são as mesmas porque o contexto mudou.

É preciso tirar proveito das oportunidades para ganho de eficiência que a tecnologia vem trazendo, e ter informações em tempo real é uma delas. Portanto, descubra mais sobre esse processo e conheça os benefícios dele para o seu negócio neste post que produzimos para você.

Mais ferramentas para business intelligence

O conceito de business intelligence não é novo, mas com o avanço dos recursos tecnológicos passa a ter um potencial muito maior no desempenho das empresas. A tecnologia tem tornado setores, como a construção civil, por exemplo, mais inteligentes, com a disponibilidade de aplicativos que permitem o gerenciamento da obra como um todo desde o canteiro até a entrega dos empreendimentos.

Em tempos de big data, ter controle e poder de análise sobre dados é o que pode diferenciar uma empresa. Com o apoio de ferramentas tecnológicas para análise e classificação, o volume de informações agora pode, obedecendo a critérios preestabelecidos de acordo com as necessidades de cada negócio, ser interpretado e gerar insights que contribuam para a tomada de decisão.

Tablets ou smartphones para acompanhar indicadores

A leitura e análise das informações em tempo real é uma proposta sedutora não apenas pela dinâmica que a tecnologia propõe, mas sobretudo pelo efeito e amplitude que traz esse tipo de acompanhamento dos indicadores.

Ter as informações disponibilizadas em um painel, através de um dispositivo móvel que pode ser um smartphone ou um tablet, permite uma observação muito mais aproximada das operações, o que gera antecedência na análise dos dados e traz maior agilidade na busca por soluções.

Percepção imediata de deficiências

Acesso a informações em tempo real fornecem uma imagem precisa sobre o ponto em que as operações do negócio estão, o que influencia consideravelmente as decisões a serem tomadas para que os processos tenham fluência e não comprometam a produtividade da empresa.

Na indústria da construção, as ferramentas de tecnologia e aplicativos podem auxiliar não só o gerenciamento de mão de obra, mas também da qualidade, segurança, vistorias, custos e desperdícios, entre outros fatores que o gestor achar necessário monitorar para o bom andamento das operações e a entrega de uma obra.

Dinamismo, rapidez e eficiência

Dados disponibilizados em tempo real pressupõem a possibilidade de efetuar análises instantâneas que, longe de constituir um processo analítico complexo, proporcionam benefícios evidentes: dinamismo e rapidez para a gestão das operações, além de maior eficiência para o processo decisório.

Em segmentos como o da construção civil, onde a agilidade é essencial para gerar novos negócios, tempo e eficiência são recursos valiosos que podem ser ganhos quando as operações passam a estar apoiadas em tecnologia, com acesso às informações em tempo real.

Inteligência nos negócios é também reagir a mudanças, conseguir gerir processos com confiança e apoiado em informações precisas. Para alcançar uma leitura dos dados eficaz, basta que sejam definidos quais indicadores são relevantes ao negócio e assim otimizar aspectos operacionais. Administrar de forma proativa, gerindo resultados e detectando problemas com rapidez é uma habilidade cada vez mais possível, desde que sejam usadas as ferramentas certas.

E então? Já conhecia a ligação entre informações em tempo real e eficiência? Deixe seu comentário e se junte à conversa. Acompanhe por aqui mais publicações a respeito, fique por dentro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *