O Grupo Avantti, construtora situada em Curitiba-PR, projeta empreendimentos que integram natureza e vida urbana, preservando a mata nativa, com foco em iluminação natural, conforto térmico e acústico.
A empresa está construindo a maior obra de incorporação de Curitiba. Com a sua expansão, a companhia encontrou também um desafio: como acompanhar o progresso das obras e o volume de colaboradores envolvidos?
Para estruturar esse processo, eles decidiram implementar o Mobuss Construção, software de gestão de obras. A solução, que pode ser adquirida de forma modular, foi utilizada para otimizar a segurança, o controle de informações e a gestão de qualidade da empresa.
Continue lendo e descubra como a mudança para o digital apoiou no desenvolvimento dos processos do Grupo Avantti e quais foram as vantagens dessa atualização!
Segurança e gestão de equipe: prioridades do Grupo Avantti
O primeiro módulo do Mobuss Construção contratado pela companhia foi o de Registros, visando atender à área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA). Após a implementação, foram percebidas diversas melhorias, é o que explica Ariane Sureck, coordenadora de qualidade do Grupo Avantti:
“O Mobuss possibilitou organizar a documentação, reduzir prazos de liberação de mão de obra e garantir maior confiabilidade no controle de acessos, inclusive com a funcionalidade de portal do fornecedor.”
Através desse recurso, o Mobuss permite que as equipes da construtora possam se concentrar em atividades estratégicas, enquanto o próprio fornecedor se encarrega de enviar a documentação necessária para análise. Isso torna o fluxo de trabalho mais produtivo e eficiente.
“Com ajuda do portal do fornecedor, o tempo médio de liberação de colaboradores terceirizados no setor de SSMA foi reduzido em mais de 50%, já que a documentação passou a ser conferida e organizada de forma digital”, complementa Ariane.
Qualidade e integrações
Quando fala-se sobre gestão da qualidade na construção civil, não se limita a apenas uma etapa, mas a uma área que abrange todo o andamento da obra. Para garantir o sucesso dos empreendimentos, é fundamental fazer um trabalho contínuo de monitoramento.
O Grupo Avantti identificou a necessidade de padronizar procedimentos e centralizar documentos de forma uniforme nesta área e, para estruturar isso, optou pelo módulo de Qualidade do Mobuss.
O módulo ajudou a alinhar processos de inspeção e registros de não conformidades, fortalecendo a rastreabilidade e a tomada de decisão. Segundo Ariane, isso impulsionou a construção de um sistema de gestão realmente integrado.
“Com a integração do Qualidade com os demais módulos, temos as informações em um só lugar. O que começa com o cadastro de um colaborador no sistema, possibilita o acompanhamento do serviço através de uma FVs, um treinamento em procedimento, bem como uma avaliação deste fornecedor”, complementa Ariane.
Isso contribuiu para que a construtora conseguisse registros de inspeções e não conformidades mais acessíveis e padronizados, reduzindo inconsistências e duplicidades. A Avantti também conseguiu criar dashboards personalizados com os dados gerados pelo sistema, possibilitando um nível mais analítico das informações.
Diário de Obras e controle de informações
O Grupo Avantti também relatou a experiência com os outros módulos do Mobuss Construção implementados. Como o Diário de Obras, que auxiliou na equalização dos registros das atividades nos canteiros, garantindo histórico confiável e facilitando a análise posterior.
“Com isso, eliminamos a dispersão de informações, que antes eram feitas em diferentes formatos, passando a ter relatórios padronizados e centralizados, facilitando a comunicação entre equipes e diretoria”, explica a coordenadora.
Já com o módulo Documentos foi possível manter normas, procedimentos e registros acessíveis, sempre atualizados e com controle de versões. Segundo Ariane, todos os colaboradores têm acesso à informação documentada tanto pelos tablets como pelos computadores, além de sempre serem notificados quanto às atualizações.
E com a funcionalidade de Catraca Virtual, a gestão de entradas e saídas ficou mais simples, reduzindo retrabalho e riscos de falhas. “Integrado ao módulo de Registros, esse recurso nos traz a segurança de acessos ao canteiro somente pelos colaboradores qualificados e com os registros previamente verificados”, detalha ela.
Mais sobre a parceria do Grupo Avantti e Mobuss
Hoje o Grupo Avantti utiliza módulos que funcionam de forma integrada e facilitam a comunicação das equipes, são eles: Registros, Documentos, Qualidade, Diário de Obras, além da Catraca Virtual, que é uma funcionalidade extra.
“Os módulos integrados do sistema Mobuss possibilitaram a criação de um fluxo de trabalho, em que setores distintos, com responsabilidades distintas, inserem as informações de forma gradual no sistema , contribuindo para a utilização de forma robusta.”
Ariane finaliza deixando um feedback. “A experiência com a equipe é bastante positiva. A cada novo módulo, a integração tem sido conduzida de forma prática, com boa aderência às necessidades da Avantti. O relacionamento é próximo: a equipe do Mobuss mantém contato frequente e demonstra abertura para ouvir sugestões e aplicar melhorias, o que fortalece a confiança na solução”.
Segundo ela, a principal lição aprendida é que a transformação iniciada no Grupo Avantti não teve apenas a tecnologia como aliada, mas também o engajamento das pessoas. “Investir em treinamentos, promover a mudança cultural e, sobretudo, contar com o apoio dos cargos estratégicos e da alta direção foram fatores fundamentais para o sucesso da implantação dos processos e para o aproveitamento pleno dos recursos oferecidos pelo sistema.”
Essas foram os benefícios vivenciados pelo Grupo Avantti após implementação de tecnologia. Quer ser o nosso próximo case de sucesso? Converse com um de nossos especialistas e transforme sua gestão de obras!