Como melhorar a gestão do tempo nos processos de construção civil?

A gestão de obras é uma atividade que envolve análise de muitas variáveis, tendo em vista o controle de custos, qualidade e tempo. Uma boa gestão pode reduzir o custo final de um empreendimento em até 6%. O controle do tempo é um dos maiores problemas enfrentados nos processos de construção civil mesmo por gestores experientes.

No entanto, como gestor você deve sempre buscar a melhoria em seus projetos e as dicas a seguir farão com que você execute uma boa gestão do tempo em suas obras.

Confira como melhorar a gestão do tempo nos processos de construção civil:

Faça um bom planejamento

Antes de qualquer obra ter início, é necessário que se faça um planejamento eficiente. Para que isso aconteça do ponto de vista do controle do tempo, o gestor deve ter em mente os seguintes passos:

  • Elaboração de metas claras em cada etapa da obra;
  • Criação de marcos (milestones) mensuráveis para atingir as metas;
  • Criação de um cronograma para acesso de todos os envolvidos;
  • Confecção diária de listas das tarefas a serem feitas.

Mapeie constantemente seus progressos

Os cronogramas dos projetos devem ser monitorados constantemente. O gestor da obra deve rever o cronograma ao fim de cada etapa da obra, para mantê-lo em concordância com a realidade do projeto.

O detalhamento das metas, marcos e tarefas se torna muito importante para o acompanhamento dos avanços da obra. Ao perceber que as tarefas planejadas para um dia estão atrasadas, o gestor pode exigir mudanças em demandas posteriores para atingir objetivos maiores e mais distantes a tempo.

Traga lições de seus projetos anteriores

Os gestores devem contar com suas experiências anteriores para ajudar a montar um cronograma. Além disso, ouça o que outros profissionais têm a dizer sobre os prazos estabelecidos.

As etapas em que os imprevistos acontecem com maior frequência devem ter alguns dias de folga para dar margem a eles. Além disso, use sua experiência para identificar áreas em que o trabalho flui melhor e exija mais velocidade de execução. Assim, qualquer atraso futuro poderá ser compensado com essa economia de tempo.

Tenha informações detalhadas do projeto

Um projeto bem detalhado é muito importante para a realização de um excelente empreendimento. Ele ajuda a evitar que processos fiquem parados devido à dificuldade de se interpretar aquilo que o projetista determinou a pedido do cliente.

Portanto, certifique-se de que todas as premissas básicas do projeto feito pelo arquiteto estejam entendíveis antes de começar a execução da sua obra. Essa atitude “simples” é uma medida precativa que elimina desperdícios e mantém um bom andamento, garantindo a entrega dentro do cronograma.

Tenha uma visão ampla sobre a obra

Um excelente gestor deve conectar cada marco e objetivo das diferentes áreas, pensando em como elas se interligam. É extremamente importante saber como a finalização de uma etapa se relaciona com o início de outra.

Um efeito positivo em manter uma visão ampla da obra é que assim o gestor não fica preso a resolver por si cada pequenos problemas que surgem. Confie nos líderes de cada área e exija deles o cumprimento das etapas.

Use novas tecnologias

A quantidade de informações envolvidas na execução de uma obra é muito grande. O gestor deve ter capacidade de organizar essas informações e ter acesso a elas a qualquer momento.

Os programas que auxiliam a gestão dos processos de construção civil podem guardar essas informações e atualizá-las a qualquer momento.

Além disso, outros profissionais envolvidos no processo  podem acessar, complementar e compartilhar novas informações com grande velocidade. A gestão eficiente do tempo ajuda o gestor a diminuir custos, prazos e a manter uma boa reputação no mercado.

Os processos de construção civil podem parecer muitas vezes complexos, mas as dicas acima podem te ajudar a superar as dificuldades. Gostou? Assine a nossa newsletter e receba mais informações e novidades sobre a indústria da construção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção