Gestor inteligente: saiba como extrair o melhor de si e dos funcionários

Alta produtividade aliada a custos mínimos são o sonho de todo gestor inteligente. Clientes cada vez mais exigentes em um mercado altamente competitivo fazem com que, mais que um sonho, estas sejam necessidades reais das empresas, especialmente em determinados setores. A produtividade na área da construção é uma arma poderosa para combater os efeitos negativos de um mercado que dá sinais de retração.

No caminho para um desempenho acima da média, os líderes têm atuação fundamental. É deles que devem partir as diretrizes e orientações para que a equipe desenvolva todo seu potencial e atinja a produtividade máxima. Quer saber como impactar positivamente o desempenho dos seus colaboradores e garantir o uso inteligente  dos  recursos? Leia as nossas dicas e guie sua empresa para o sucesso!

Motive seus funcionários a trabalharem por um objetivo comum

Deixe bem claro para seu pessoal que existe um propósito maior ao realizar aquele projeto. Mais do que apenas o salário, seus funcionários devem ter outras motivações. Encontre maneiras criativas de compensá-los pelo trabalho bem-feito e você terá uma equipe mais dedicada e comprometida. Bonificação financeira, folgas extras, premiações e flexibilidade de horários podem ser utilizados.

Defina bem os papéis

O objetivo comum é essencial para o bom desempenho do quadro, mas também é importante que cada funcionário saiba qual papel precisa desempenhar. Organize e distribua as tarefas deixando claro quais são as prioridades. Um gestor inteligente mostra a cada colaborador como as suas ações impactam no trabalho da equipe, e de que forma sua atuação reflete no resultado final.

Estabeleça metas realistas

Estabelecer metas auxilia o gestor inteligente e seus colaboradores na hora de mensurar progresso e resultados. Para garantir efetividade, as metas devem ser desafiadoras, porém alcançáveis. A tendência de que o funcionário abandone uma meta cresce à medida em que ela se afasta da realidade. Ou seja, é difícil de ser alcançada. Objetivos de longo prazo e de alta complexidade devem ser desdobrados em ações de curto e médio prazo, para garantir que o colaborador acompanhe a evolução do trabalho.

Ofereça feedbacks com honestidade e transparência

A postura do gestor inteligente ao oferecer feedback tem grande impacto nos resultados da obra. Utilize suas habilidades de comunicação para criar um relacionamento de confiança com o funcionário. Comece destacando os pontos positivos e garanta que todo trabalho bem-feito receba o devido reconhecimento. Ao indicar os pontos a serem desenvolvidos, mostre-se interessado em proporcionar apoio.

Planejamento e produtividade na construção civil

Planejar é muito mais do que criar um cronograma de atividades. Um bom planejamento assegura aproveitamento máximo de recursos e evita o desperdício. A troca de informações entre gestores, mestres de obras e operários é fundamental para evitar atrasos e garantir agilidade na solução de eventuais problemas.

MOBUSS_gestor inteligente

Faça um controle de custos efetivo

Trabalhe em conjunto com mestres e encarregados para garantir que nenhum custo desnecessário ocorra. Tenha controle em tempo real de seus histogramas de mão de obra e de equipamentos e acompanhe, frequentemente, todos os serviços contratados. Conscientize sua equipe para o uso racional de materiais e recursos.

Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia faz parte do dia a dia corporativo e se tornou uma ferramenta essencial na busca pelo aumento da produtividade. Dispositivos móveis e softwares de gestão de obras estão cada vez mais presentes em empresas que prezam pela produtividade máxima. O acesso rápido e fácil aos dados proporcionado por este tipo de software oferece uma visão ampla das obras e facilita a tomada de decisões do gestor inteligente.

Os dispositivos móveis garantem flexibilidade e facilitam o trabalho de coleta, processamento e armazenagem de dados. Até mesmo a comunicação com o cliente é aprimorada pelo uso dessa tecnologia, já que proporciona atendimento personalizado, mais ágil e eficiente. Além disso, a melhora no fluxo de informações potencializa a integração entre as diversas equipes da empresa.

Estes foram alguns princípios de gestão de pessoas e recursos para um bom desempenho de liderança na indústria da construção. Gostou das dicas e quer expandir seus conhecimentos no assunto? Aprenda também como ter um controle eficaz dos custos com a produtividade da obra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *