Saiba como avaliar o desempenho dos serviços na obra

Sem inspeção e avaliação de desempenho, qualquer construtora está sujeita a erros em seus processos. Se o trabalho estiver conforme o planejado, o resultado será positivo, e o tempo de entrega do empreendimento e a eliminação de custos adicionais serão garantidos. Caso contrário, haverá a necessidade de aplicar medidas emergenciais para corrigir erros, o que gera gasto de tempo e recursos. Para solucionar esses problemas, o uso de aplicativos móveis é essencial para o desempenho, pois garante uma maior agilidade na coleta e gerenciamento das informações dos processos da obra. A seguir, veja como avaliar o desempenho do canteiro com o auxílio da mobilidade.

Medindo o que foi realizado

Este é o núcleo principal da gestão, que visa calcular o percentual do trabalho que foi executado corretamente seguindo o que foi especificado no projeto inicial. Para garantir os parâmetros desejados, relacionados a qualidade por exemplo, o serviço deve ser inspecionado antes de seu término. Isso porque, ao ser finalizado, a baixa qualidade é bastante aparente e custoso de reparar. Para auxiliar no processo de inspeção de conformidades, o uso de um software móvel, que pode ser instalado em smartphones e tablets, é recomendado. Com ele, é possível conduzir inspeções rigorosas na obra, além de relatar as não conformidades no canteiro e registrá-las por meio de fotografias que podem ser tiradas do próprio dispositivo móvel e enviadas para o escritório ou cliente.

Calculando a quantidade de inspeções

Para garantir o desempenho dos serviços, é necessário medir a quantidade de inspeções que estão sendo realizadas no canteiro de obras. Embora a contagem seja efetiva, ela se torna inviável quando o gestor a realiza somente uma vez no mês. Nesse caso, mesmo que a inspeção demonstre ótimos números relativos à qualidade, erros poderão ocorrer em outros períodos da construção e não poderão ser identificados. Por isso, o engenheiro deve monitorar constantemente o canteiro, e se forem encontradas imperfeições, elas poderão ser imediatamente corrigidas antes que o projeto siga para a próxima etapa.

Analisando as não conformidades

Esse processo permite avaliar a origem dos retrabalhos gerados na obra. As não conformidades podem ser criadas automaticamente nos aplicativos móveis, além de serem priorizadas e associadas aos responsáveis pelo serviço. Todas as informações acerca de falhas devem ser coletadas e organizadas rapidamente, o que auxilia no gerenciamento do desempenho dos serviços e incrementa a produtividade.

Avaliando o tempo de resposta para a resolução

Quando um problema é identificado, com o auxílio da mobilidade não conformidades devem ser abertas e associadas a um responsável, que necessita de um tempo de resposta para solucionar a falha. Essa avaliação permite medir o tempo dos colaboradores da obra na resolução de não conformidades. Com o aplicativo móvel, você também pode saber, além de quem realizou o serviço, quais ferramentas utilizou e quanto tempo demorou para concluí-lo. Assim, você poderá obter estatísticas e informações precisas do nível de trabalho da equipe e das empreiteiras, auxiliando na contratação e avaliação.

Como você avalia o desempenho dos serviços na obra? Conte para a gente nos comentários abaixo!

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