Perfil de desempenho da edificação: cuidados durante o projeto

Ferramenta fundamental para que as construtoras definam níveis de qualidade dos serviços envolvidos em uma obra e acompanhem as entregas durante a construção, o Perfil de Desempenho da Edificação (PDE) traz uma série de ganhos, como transparência e qualidade à obra. Cada etapa da obra ganha mais qualidade porque os serviços são todos realizados dentro destes requisitos pré-estabelecidos no PDE.

Este documento, inclusive, é uma das exigências do SiAC e construtoras que buscam a certificação do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) devem estar atentas a ele.  Neste post vamos explicar melhor o que é o Perfil de Desempenho da Edificação, como aplicar e otimizar seu uso nas obras. Confira:

Elaborando o PDE: comprometimento de lideranças

Uma das questões mais importantes para que o Perfil de Desempenho da Edificação possa ser aplicado em todas as etapas da ordem, garantindo o padrão de qualidade pré-estabelecido, é o engajamento das lideranças.

O PDE deve trazer em seus requisitos as questões apresentadas pela NBR 15575 – falamos sobre ela aqui. E para que os dados relacionados a cada etapa da obra sejam registradas de forma satisfatória, a liderança precisa estar engajada, garantindo que o registro aconteça. A documentação correta do trabalho exige o acompanhamento e o incentivo das lideranças, que precisam estar alinhadas desde o início do projeto e por dentro das exigências de cada trabalho que será executado.

As auditorias internas também irão garantir que a qualidade do projeto seja mantido durante a construção. Para isso, novamente a documentação e o registro correto de cada trabalho serão fundamentais. Assim será possível conferir se o Perfil de Desempenho da Edificação está sendo cumprido e que a construtora está apta para manter sua certificação do PBQP-H.

Registros do Perfil de Desempenho da Edificação: como fazer?

Ao definir o padrão de qualidade para cada etapa do projeto será necessário documentar as ações realizadas em cada uma delas. Aqui existe um desafio ainda muito presente na construção, pois muitas empresas do segmento ainda adotam práticas que tornam o trabalho mais complexo do que de fato é: anotações em papel no canteiro, para que só depois sejam repassadas a planilhas no computador da central e então, compiladas para análise. Além do tempo maior para que se tenha dados em mãos, as informações perdem credibilidade, pois podem acabar sendo anotadas de forma errada em alguma parte do processo, ou até mesmo esquecidas. O índice de falha e de desencontro nas informações é grande, porque a cada etapa o processo é o mesmo.

A tecnologia tem sido a melhor maneira de garantir o acompanhamento do Perfil de Desempenho da Edificação e também a coleta das informações relacionadas ao PDE. Isso porque, quando os dados são coletados diretamente no canteiro, já no sistema de gestão, não há retrabalho, redigitação e o índice de falhas é muito menor, sem contar a rapidez com que os dados ficam à disposição do líder. O módulo de Qualidade do Mobuss Construção é um exemplo prático disso:

Os indicadores de qualidade em cada etapa são acompanhados de forma proativa e eficiente, fácil visualização de evidências e não conformidades.

Gestão de documentos e o PDE

Para o acompanhamento eficiente da qualidade, conforme mencionamos acima, é importante que a documentação seja registrada com eficiência. E novamente a tecnologia é uma grande aliada da construtora. Primeiro porque o ambiente virtual garante a integridade da documentação, já que em modo físico, no canteiro, ela pode sofrer avarias. O acesso também pode ocorrer de vários pontos, sem a necessidade de deslocamento até a central da construtora.

A gestão de documentos também é fundamental dentro do Perfil de Desempenho da Edificação, pois apenas com a atualização constante deles é que a liderança terá acesso a informações essenciais para a tomada de decisão.

Então, como garantir a gestão eficiente dos documentos? Novamente, com o auxílio de uma solução pensada para a realidade do canteiro de obras. O módulo de Documentos do Mobuss Construção permite tanto a criação quanto a atualização e armazenamento de documentos referentes a todas as etapas da obra, além da consulta das informações contidas nele. Tudo isso em um único ambiente, com interface amigável e fácil acesso. Garante mais transparência ao processo, pois é possível visualizar aprovações, alterações e revisões – processos fundamentais para garantir o cumprimento do PDE.

Assim, com tecnologia adequada e liderança comprometida, sua construtora poderá manter o Perfil de Desempenho da Edificação em conformidade com as normas de qualidade, além de uma gestão eficiente para um canteiro de obras mais produtivo.

Se você quer saber mais como aplicar essas melhorias em suas obras, clique aqui e entre em contato com a nossa equipe para uma demonstração do sistema.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção