Morar Construtora otimiza qualidade e análise de dados da obra

Organização dos dados em um só lugar, com acesso simples e rápido. Esse foi o principal benefício apontado pela Morar Construtora após implementar tecnologia na gestão das suas obras.

A empresa, que está no mercado há mais de 40 anos e já entregou mais de 11 mil unidades habitacionais nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, adquiriu os módulos de Qualidade, Vistoria & Entrega, Registros e Diário de Obra do Mobuss Construção.

Segundo Amanda Ferri, uma das responsáveis pelo setor de Qualidade da Morar, o investimento em tecnologia partiu da necessidade de digitalizar os processos e, com isso, melhorar a velocidade e eficiência de análises.

Mas os benefícios não pararam por aí, além de centralizar os dados, o sistema apoiou na geração de relatórios confiáveis, trazendo tempo hábil para elaborar um plano de ação eficiente e garantindo a melhoria contínua dos processos.

Quer saber mais sobre como tem sido a experiência da Morar Construtora com o Mobuss Construção? Então continue lendo!

O antes e depois da Morar Construtora

A equipe da Morar Construtora contou que, antes, os registros eram feitos em formulários físicos. “Havia uma grande dificuldade no processo de transformar essas informações em dados concretos. A geração de relatórios era extremamente trabalhosa e demorada. Sendo assim, as análises eram feitas muito tempo depois do ocorrido, não fazendo mais sentido tomar ações.” explica Amanda.

Isso acontece pois a gestão manual é improdutiva e burocrática, levando um tempo considerável para que a informação chegue aos decisores e para que as análises sejam feitas. 

Amanda ressalta que, quando tudo era feito em formulários impressos, havia necessidade de escanear e armazenar em pastas de rede. Esse processo, além de lento, dependia de as pessoas guardarem os arquivos no caminho correto, o que muitas vezes não era feito, gerando transtorno. 

“Hoje, com o uso do Mobuss, não há mais essas preocupações. Sempre que é necessário buscar algum registro, é possível encontrar facilmente na plataforma”, comenta ela. Quando a empresa conta com ajuda da tecnologia para registrar e processar esses dados. Decisões podem ser tomadas em tempo real, apoiando a resolução de gargalos e as melhorias.

Amanda detalha que os módulos do Mobuss Construção utilizados hoje proporcionam mais rapidez na realização de inspeções e na geração de relatórios. 

“O sistema nos permite traçar planos de ação de forma imediata, resolvendo o problema desde a sua raiz. Além disso, tornar os processos mais digitais proporciona maior confiabilidade nos dados levantados, o que é parte essencial para nossas análises.”

Qualidade nas obras: o ínicio do projeto

A gestão de qualidade é fundamental para garantir empreendimentos de excelência, além de ser suporte para empresas que desejam obter certificações. Esse sempre foi um pilar na Morar e isso se traduz em resultados positivos.

A empresa foi a primeira construtora capixaba a ser certificada pela ISO 9001 e pelo SiAC/PBQPH, e mantém essa certificação há 27 anos consecutivos, além disso está no pódio das maiores construtoras do país.

Para alavancar ainda mais essa atividade, o módulo Qualidade do Mobuss Construção foi o primeiro a ser implementado pela Morar. Segundo Amanda, ele auxiliou a equipe a otimizar os registros de inspeções realizadas no dia a dia:

“Como nossas obras são robustas, contendo muitas torres e edificações de área comum, o volume de inspeções realizadas todos os dias é surpreendentemente grande. Por isso, ter uma plataforma que nos auxilia na organização desses dados é essencial para a qualidade”, explica ela.

Segurança e controle de acesso

Um dos problemas enfrentados pela Morar Construtora antes de implementar o Mobuss era o controle de documentações dos colaboradores terceirizados. Essa gestão é muito trabalhosa, principalmente quando há muitas empresas empreiteiras na obra.

Por isso, foi necessário buscar uma solução que ajudasse a controlar a entrada de colaboradores no canteiro por meio de catraca física, e que a liberação ou bloqueio fossem atrelados à documentação dos colaboradores. 

“Isso foi resolvido por meio do módulo Registros e a contratação conjunta da catraca de uma empresa com a qual o Mobuss possui integração. Essa funcionalidade nos permite controlar os documentos de colaboradores e empresas quanto à falta e vencimento. Essa medida trouxe mais segurança para o nosso processo, e tem nos ajudado muito no controle de documentação”, detalha Amanda.

Mais recentemente, a Morar implementou também o módulo Diário de Obras. A integração entre os módulos do Mobuss, além do controle centralizado em uma só plataforma, foram as principais vantagens apontadas pela empresa.

“Os dados conversam entre si. Tendo os módulos Diário de Obra e o Registros implementados, é possível importar da catraca física quais colaboradores estiveram presentes em determinado dia, e essa informação pode ser enviada direto para o diário de obra, sem precisar buscar em outras fontes. Essa possibilidade torna o registro muito mais rápido e menos burocrático”, complementa ela.

A importância do pós-obra

Na Morar Construtora a entrega das chaves é um grande evento focado na experiência do cliente, onde utilizam cerca de 15 tablets para realização das entregas de forma simultânea.

Para ajudar com essa etapa, a construtora adquiriu o módulo Vistoria & Entrega. Segundo Amanda, a decisão de realizar as entregas de chaves pelo Mobuss permite à empresa:

  • Mais segurança com relação ao fluxo;
  • Zero retrabalho com a manipulação de papeladas físicas;
  • E muito mais confiança sobre a guarda dos documentos.

“O módulo permite digitalizar todo o processo de entrega, desde a inspeção final do imóvel pronto até a entrega das chaves. É maravilhoso conseguirmos amarrar cada uma das etapas, de forma que uma só aconteça depois que a anterior tenha sido finalizada sem pendências, e ainda, que tudo fique perfeitamente seguro e documentado.”

Sobre o suporte e atendimento

Amanda finalizou a conversa compartilhando um feedback sobre o atendimento

“A melhoria contínua e a inovação estão presentes no dia a dia do time Mobuss. Sempre procuram melhorar a plataforma pensando nos clientes. É incrível como escutam nossas necessidades e buscam entender de verdade as dores. Há inúmeros casos de melhorias implementadas que surgiram de necessidades reais do nosso dia a dia.

Outro ponto que merece destaque é o suporte da plataforma. Todo elogio do mundo seria pouco! Essa é a única plataforma em que somos atendidos em poucos segundos pelo suporte online, e isso é sensacional. Receber um suporte humano, rápido e eficaz faz total diferença.”

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