5 dicas para reduzir o tempo de execução de obras

Controlar o tempo de execução de obras é sempre um desafio para os gestores do setor de construção. O cliente irá cobrar o prazo estipulado, mas imprevistos podem afetar a data de entrega do empreendimento. Por isso, é importante acelerar o ritmo sem colocar em risco a qualidade final e os custos envolvidos.

Para acompanhar o andamento de todo o canteiro, identificar problemas e fazer replanejamentos, contamos com um cronograma para a edificação. Ele é um documento que estabelece uma estrutura a ser realizada durante todo o fluxo da obra.

Além disso, ele detalha o tempo para cada tarefa, os recursos necessários, e as interdependências entre cada passo. Seguir esse procedimento é fundamental para evitar gargalos e imprevistos durante a construção. 

Portanto, para conseguir manter os serviços em dia é necessário organização. Mas há algumas medidas que podem ser tomadas para reduzir o tempo de construção, seja preventivamente ou diante de alguma demanda inesperada. E é sobre essas dicas que falaremos a seguir. Confira!

Qual a importância do cronograma de execução de obras?

O cronograma de execução de obras é uma ferramenta essencial para o planejamento, gerenciamento e controle de uma construção. Algumas das principais vantagens desse procedimento são:

Evita imprevistos e descumprimento de prazos

Contar com essa prática ajuda a manter as demandas dentro do cronograma estipulado. Isso porque permite que sejam identificadas previamente as atividades necessárias para o projeto e o tempo para cada uma delas, bem como a sequência lógica entre essas tarefas.

Melhora a experiência do cliente

O cronograma de execução de obras auxilia também a planejar e controlar o tempo e o custo da edificação. Isso evita custos extras, o que pode ajudar na relação e fidelização do cliente durante o atendimento e entrega final.

Garante a boa organização da equipe

A ferramenta permite que os trabalhadores do canteiro saibam exatamente o que precisa ser feito em cada etapa, quando deve ser executado e o tempo que será necessário para concluir cada atividade. Com a organização e planejamento adequados, a equipe pode trabalhar de forma mais eficiente e produtiva.

5 dicas para reduzir o tempo de execução de obras

Para ajudar a manter os prazos em dia, não extrapolar o orçamento e aumentar a produtividade, separamos abaixo 5 dicas que podem contribuir para a redução do tempo de execução de obras:

1. Planeje sua obra com antecedência

A obra não pode ser executada conforme imprevistos, ou seja, você resolvendo problemas à medida que eles aparecem. É necessária uma visão focada no futuro, na qual se pode prever entraves e já calcular antecipadamente a quantidade de material utilizado.

Nesse sentido, é essencial ter atenção em pontos importantes como: 

  • Uso de equipamentos e recursos; 
  • Logística;
  • Orçamento;
  • Produtividade de funcionários. 

Dessa forma, será mais fácil ter controle sobre a sua estratégia de planejamento, atingindo e até superando metas. Mas lembre-se, de maneira alguma comprometa o desempenho das edificações.

2. Elabore um cronograma e siga à risca

Além de elaborar o cronograma, é importante que o procedimento seja eficiente para reduzir o tempo final do projeto. Para isso, é preciso que ele seja realista e bem elaborado. Devendo considerar as características específicas de cada etapa e as condições do ambiente de trabalho.

A atividade também pode contribuir para a otimização do uso de recursos, como mão de obra, materiais e equipamentos. Com ela, é possível evitar ociosidade e desperdícios, identificar possíveis gargalos e evitar problemas. 

3. Use a curva S

Essa metodologia é utilizada em qualquer tipo de projeto, tanto na indústria civil quanto na mecânica. Assim, apesar de o início ser um pouco lento, há um momento em que a obra deslancha e, depois, no final, ela volta a desacelerar. Quando a evolução é posta em um gráfico, a cada dia, a curva será semelhante a um S.

As informações desse arquivo correspondem à evolução física e financeira da sua obra e os resultados observados dão um panorama de todo o ciclo de vida da construção. Justamente por ser uma medida de vigilância de produtividade é que esse conceito ajuda a reduzir o tempo de execução final

Assim, pode-se identificar os desvios entre o planejamento e a realização do projeto e tomar medidas para acelerar o ritmo de produção, caso seja necessário.

4.  Reavalie as práticas construtivas na execução de obras

Existem vários tipos de práticas construtivas, sendo que cada uma atende a uma demanda da construção – tempo, custo etc. Antes de avaliá-las, cabe a você identificar quais delas são mais eficientes e possíveis de aplicar na sua obra.

A estrutura pré-fabricada é um bom exemplo, pois apesar de ser uma medida que reduz o tempo de execução, nem todas as obras podem utilizar esse recurso. Siga a ordem de execução dos serviços –  canteiro > fundação > estrutura > vedação > instalação > esquadria > revestimento –  com coerência e bom senso.

5. Invista em um software de gestão de obras

Os softwares de gestão de obras foram desenvolvidos por engenheiros, gestores e programadores que conhecem a fundo o mercado da construção civil e sabem das necessidades mais urgentes. Assim, é possível aliar as ferramentas a uma interface simples para ser facilmente manuseada durante toda a execução de obras.

Com essa solução, você garante que nenhum detalhe escape no canteiro. Obtendo redução de custos e de tempo, com tomadas de decisões rápidas e eficientes. O Mobuss Construção, por exemplo, oferece funcionalidades específicas para registrar e acompanhar o andamento dos serviços.

O Diário de Obras é um módulo específico que oferece um painel de operação totalmente interativo e permite importação de informações de outros dias ou módulos da plataforma 

Além disso, ele possibilita registrar dados como condições climáticas, mapa de chuvas, as atividades, ocorrências e visitas, o controle de máquinas e equipamentos e ainda conta com aprovação eletrônica. 

Prezar pela produtividade no canteiro de obras é fundamental para a diminuição do tempo de entrega das obras. Isso porque a produtividade está diretamente relacionada à eficiência e ao desempenho da equipe

Um time que recebe ferramentas adequadas é capaz de realizar as etapas da execução de obras com maior rapidez e qualidade. Por isso, ao adotar medidas que visem à melhoria desses pontos, é possível garantir a satisfação do consumidor final e aumentar a competitividade da sua empresa no mercado.

Para  descobrir mais sobre como aumentar a produtividade das equipes, leia nosso ebook O guia completo de produtividade no canteiro de obras”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção