Coronavírus: recomendações sobre o COVID-19 no canteiro de obras

Desde dezembro de 2019, quando vieram à tona os primeiros casos de COVID-19 em Wuhan, na China, o mundo vêm enfrentando uma pandemia sem precedentes. No Brasil, o novo coronavírus está mudando a rotina das empresas, inclusive no setor da construção civil.

O vírus, embora tenha uma baixa taxa de mortalidade quando comparado à outras doenças, preocupa por sua facilidade de transmissão e proliferação. Em poucos meses, o novo coronavírus já se espalhou por todos os continentes e vêm sobrecarregando os sistemas de saúde.

Embora a doença seja semelhante à uma gripe para a maioria das pessoas, o vírus pode ser mortal para pessoas em grupos de risco. Os mais vulneráveis ao COVID-19 são os idosos, diabéticos, hipertensos, aqueles que têm doenças crônicas no âmbito renal, respiratório ou cardiovascular.

A transmissão é bastante fácil, pois se dá através de gotículas de saliva eliminadas por tosse e/ou espirros, e acontece quando alguém toca em superfícies contaminadas e leva as mãos ao rosto.

Quais são os sintomas do coronavírus?

Os principais sintomas do novo coronavírus são tosse seca, febre, cansaço, coriza e dor de garganta. Mas nos casos mais graves, pode haver dificuldade respiratória, tosse com sangue, vômitos e diarreia.

A prevenção é feita reforçando os métodos de higiene, isolamento e tomando algumas precauções, como mostrado abaixo:

prevenção coronavírus
Fonte: saude.gov.br

Os estados brasileiros vêm adotando medidas para conter a disseminação do coronavírus, aprovando decretos para que as empresas fechem e os trabalhadores fiquem em casa, em isolamento social. Mas, onde não há esses decretos, ou quando a interrupção dos trabalhos não é possível, é necessário adotar protocolos de prevenção e segurança.

No setor da construção civil, há uma preocupação sobre o que fazer para resguardar a saúde dos trabalhadores.

Se às empresas do setor da construção devem parar ou não, excluso decretos, quem deve analisar são os envolvidos do setor e sindicato dos trabalhadores. 

Segundo o diálogo CBIC, o setor não vê indicação de fechamento. O canteiro de obra é aberto e arejado. A necessidade de manter distância entre os trabalhadores é possível. Os trabalhadores do setor já usam equipamentos de proteção como luvas, máscaras e capacetes. Sendo assim, veja alguns cuidados que devem ser tomados a seguir:

A prevenção do coronavírus nos canteiros de obras

No casos em que as autoridades exigem a quarentena, é preciso parar todas as atividades e encaminhar os trabalhadores para casa. Assim, a chance de contrair o vírus diminui, e isso auxilia o sistema de saúde do país a dar conta de atender os casos mais graves.

Mas, quando não há um decreto em vigor, ou até mesmo após o período de quarentena, é necessário seguir a risca as sugestões de prevenção. E cabe às empresas prezar pela segurança dos canteiros de obras e todos cooperarem com as medidas. 

A primeira recomendação é estabelecer um sistema de trabalho remoto para todos os trabalhadores que têm a possibilidade de desempenhar suas funções sem estarem presentes, como aqueles do escritório.

Para aqueles que não podem trabalhar de forma remota, uma sugestão é dividir as equipes em turnos, para evitar muitas pessoas em um mesmo ambiente. Além disso, é preciso fornecer lavatórios com água e sabão e, se possível, disponibilizar álcool em gel 70%. Bem como promover a limpeza geral e esterilização com desinfetante contendo cloro ativo ou solução de hipoclorito a 1% ao menos duas vezes ao dia, principalmente nos locais de trabalho onde há maior contato com as mãos.

Manter os ambientes arejadosevitar aglomeração de pessoas em locais fechados, além de manter uma distância de, pelo menos, um metro entre os trabalhadores em todas as áreas são outras recomendações extremamente importantes.

É fundamental conscientizar e disseminar somente informações confiáveis sobre as orientações, como é o caso do Ministério da Saúde, Secretaria de Trabalho, MPT e entidades do setor da construção, como a CBIC e a SECONCI da sua região.

Ferramentas, máquinas e equipamentos que  devem ser limpos e esterilizados com maior frequência – inclusive calçados, pois podem espalhar o vírus.

Vale lembrar também dos cuidados no uso de EPIs. Como o próprio nome diz, os equipamentos de uso individual são para utilização de apenas um trabalhador. Portanto, ainda mais neste momento, não se deve fazer o uso compartilhado deles e também lembrar os trabalhadores de realizar a limpeza dos mesmos.

Para evitar aglomerações nos refeitórios, é recomendado que os trabalhadores levem comida de casa, ou que a empresa forneça marmitas ou similares. Além disso, não se deve compartilhar, entre os empregados, objetos de uso pessoal, como talheres, e copos, etc.

Você também pode conferir neste link do Ministério do Trabalho (MPT), notas técnicas e recomendações a serem tomadas neste período de crise.

Outras medidas para as empresas sobre o Coronavírus

Além de adotar essas medidas de prevenção nos canteiros de obras e em todos os locais de trabalho das empresas, é preciso que os empregadores tomem outras atitudes diante do cenário de pandemia do novo coronavírus.

Recomenda-se que as empresas concedam férias individuais ou coletivas quando falamos de funcionários que se enquadram nos grupos de risco – como aqueles maiores de 60 anos ou com doenças respiratórias.

Já sobre as relações trabalhistas e o período em que o empregado fica dispensado das suas atividades, é recomendado que neste momento de mudanças e ajustes por parte das autoridades e empresas, que seja acompanhado de perto as últimas notícias e seguir a legislação. 

Algumas medidas provisórias anunciadas pelo governo são: trabalho remoto, licenças remuneradas, férias individuais e coletivas, adoção de turnos diferenciados de trabalho, antecipação de feriados não religiosos e banco de horas.

Quando identificado um profissional que apresente os sintomas do novo coronavírus, a empresa deve afastá-lo do trabalho imediatamente e dar as orientações necessárias para que procure uma unidade de saúde.

No Brasil, assim como em boa parte do mundo, a economia já está sofrendo um grande impacto com a epidemia. No setor da construção civil, não é diferente. Mas, apesar dos prováveis atrasos e custos que a pandemia irá causar, é hora de priorizar as pessoas e a saúde dos trabalhadores.

Comente aqui embaixo suas dúvidas e fique de olho em nosso blog.


Dica bônus: veja o vídeo da ABRAINC com os cuidados que estão sendo tomados no setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção