5 razões para controlar a produção da obra

Controlar a produção de uma obra consiste em utilizar processos para gerenciar todas as atividades que envolvam a obra. O controle da produção determina as quantidades de insumos necessários, qual o mais adequado layout para o canteiro, o melhor fluxo para a obra, as etapas do processo e a mão de obra necessária, seja ela humana ou mecânica.

A boa utilização desse procedimento permite diversos ganhos, que vão desde uma maior agilidade até a redução de custos. Neste post separamos 5 razões para você fazer um ótimo controle da produção da obra. Confira:

5 motivos para controlar a produção

Medir a performance

Quem não mede, não gerencia. Ou seja, não tem como saber se ocorreram evoluções no processo se a produção de uma obra não for conhecida. Com o controle da construção, é possível comparar o instante atual com momentos passados e, dessa forma, verificar o desempenho de toda a empreitada.

Por meio desse controle de performance, pode-se comparar também a performance do seu canteiro de obras com outros e ajustar os gargalos.

Alta produtividade

Produtividade nada mais é do que a quantidade que se produz em um determinado tempo. Quando não se planeja e controla a produção, possivelmente a obra terá dificuldades em alcançar bons índices de produtividade.

Atualmente, o mercado exige das empresas certos padrões de qualidade e velocidade, o aumento da produtividade conquistado com esse controle faz com que seja possível atingir esses patamares de destaque.

Detectar problemas e falhas no processo

Como dissemos, o controle da produção garante a alta performance e a elevada produtividade da obra. O gerenciamento mais bem feito das variáveis envolvidos no projeto permite detectar falhas no processo e criar melhorias.

O controle permite acompanhar de perto o percentual de execução e detectar quando o desempenho da obra oscila, positiva ou negativamente, permitindo aos gerentes identificar quais os problemas no canteiro e atuarem na causa raiz deles — leia também nosso artigo sobre os 5 porquês: como chegar rápido à raiz do problema.

Reduzir os desperdícios

Controlando o que é produzido, é possível saber a mão de obra necessária, o maquinário a ser utilizado e todos os insumos para a execução de cada fase. Dessa forma, consegue-se controlar também os desperdícios, reduzindo as perdas e o tempo ocioso dos empregados e de possíveis retrabalhos.

Gestão de custos

Em qualquer empreendimento, esse é um dos pontos mais importantes. Com um maior planejamento permitido pelo controle da produção da obra, pode-se produzir mais a um custo muito menor de produção.

O controle da produção da obra pode ser feito por meio de um bom software de gestão, que permitirá acompanhar o desempenho, a qualidade e a segurança ao longo de todo o processo.

A Odebrecht, gigante da área de engenharia e construção, é um exemplo de resultado, pois, com a utilização de um software, alcançou melhorias como maior organização e planejamento do canteiro e também um aumento significativo da produtividade das suas equipes.

Sua empresa já faz uso da tecnologia para obter maior controle da produção da obra? Se sim, quais foram os ganhos mais significativos observados? Caso ainda não, entre em contato com a equipe de Mobuss Construção.

Compartilhe conosco suas dúvidas e experiências!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção