Como dispositivos móveis transformam a produtividade

O número de dispositivos móveis já ultrapassa o de habitantes no mundo, refletindo não apenas no contexto social das pessoas, como também no profissional. De acordo com a empresa Smart Data Collective, em 2014 já tínhamos 2,8 dispositivos móveis por empregado nas empresas, demonstrando que esses recursos com alta tecnologia e capacidade de processamento e armazenamento jamais vistos estão ganhando mais espaço e transformando a mobilidade e produtividade do ambiente organizacional. E pensando em todo esse progresso e domínio dos dispositivos móveis, produzimos este post para te mostrar como eles estão transformando a produtividade dentro das empresas. Confira!

Flexibilidade para coletar, processar, armazenar e resgatar dados e informações

Com os dispositivos móveis fica fácil ir a campo coletar informações sobre uma obra, processar dados em tempo real, armazenar resultados e avaliações de desempenho, além de resgatar essas informações sempre que necessário para uma tomada de decisão mais assertiva. Sem a necessidade de se deslocar o tempo todo entre escritório e canteiro de obras, engenheiros, analistas e demais profissionais ganham tempo para se dedicar a questões estratégicas, como prazos de execução de projetos e relatórios de desempenho e aumentando sua produtividade.

Fluxos de trabalho reduzidos e mais ágeis

Os sistemas criados para serem operados via dispositivos móveis estão cada vez mais intuitivos, leves e fáceis de trabalhar, impactando diretamente no desenvolvimento de fluxos de trabalho mais fluidos e ágeis. A interação proporcionada pela mobilidade que os funcionários ganham, aliada à colaboração em rede que os dispositivos móveis oferecem deixam as decisões mais rápidas, acelerando o trabalho e aumentando a produtividade em diversas atividades da obra ao mesmo tempo.

Flexibilização da estrutura organizacional

Se antes as empresas precisavam de grandes estruturas para comportar todos os funcionários em um único local, hoje é possível manter uma base operacional reduzida e contar com a mobilidade que os dispositivos móveis oferecem para virtualizar o trabalho e ganhar não só na redução de custos com estrutura física, mas também em produtividade, pois o tempo gasto com deslocamento de funcionários entre a empresa e o canteiro passa a ser aplicado no trabalho, garantindo resultados mais satisfatórios, assim como funcionários mais satisfeitos.

Maior satisfação deixa os funcionários mais produtivos

Sair do trabalho manual e massivo para um ambiente mais dinâmico, onde é possível inserir dados e compartilhá-los com outras pessoas, reduzindo o retrabalho e o tempo desperdiçado deixa as pessoas mais satisfeitas, com mais tempo para se dedicarem a outros afazeres, como melhorar o planejamento do trabalho e buscar novas soluções, ideias e ferramentas para elevar ainda mais a produtividade da equipe.

Nesse sentido, os dispositivos móveis são excelentes, pois além da flexibilidade que oferecem, trazem a tecnologia necessária para que as pessoas se sintam mais livres para operar sistemas, aplicativos e outros recursos que contribuem para o seu trabalho sem a necessidade de estarem presas a uma mesa e um escritório.

Maior envolvimento em projetos

É comum equipes grandes terem pessoas com níveis diferentes de envolvimento, especialmente se esses membros estão dispersos geograficamente. Numa obra, por exemplo, é possível integrar esse time com mais qualidade ao adotar os dispositivos móveis como ferramentas de comunicação, permitindo que a equipe interaja em tempo real independentemente de onde as pessoas estejam. Da mesma forma, é possível trocar dados e informações através dos dispositivos móveis, facilitando o entendimento de cada pessoa sobre o andamento da obra, e assim, aumentando gradativamente o interesse de todos pelos projetos desenvolvidos pela empresa.

Gestão de obras facilitada pela mobilidade

É cada vez mais comum vermos os decisores das empresas fora do ambiente de trabalho, em busca de novas oportunidades de negócios. Contudo, a gestão das obras não pode ser deixada de lado, o que coloca os dispositivos móveis mais uma vez como aliados da produtividade. Através dos dispositivos móveis é possível acompanhar dados de produtividade das obras, relatórios de desempenho e visualizar dashboards de controle que permitem que o gestor tome decisões rapidamente mesmo estando longe da base da empresa. Com uma visão ampla de todos os negócios da empresa, basta tomar a decisão e responder rapidamente ao mercado, ganhando em competitividade.

Atendimento personalizado para melhores resultados

Outra maneira de aplicar os dispositivos móveis como ferramentas de aumento de produtividade nas empresas é no atendimento ao cliente. O colaborador da empresa leva consigo todo o histórico do cliente armazenado no dispositivo móvel, podendo acessar as informações a qualquer instante. Além do histórico, o colaborador tem em mãos informações estratégicas importantes para o negócio com apenas alguns cliques.

No pós-venda os dispositivos móveis também contribuem para manter o relacionamento com o cliente deixando-o informado sobre o andamento da obra, assistência técnica  e pesquisas de qualidade por exemplo. É possível ainda agilizar processos de vistoria nas obras, liberação de canteiros, formalização de documentação técnica e entrega de chaves para os clientes, superando as expectativas e fidelizando-os.

Como você pode perceber, o uso dos dispositivos móveis está cada vez mais especializado, tornando o trabalho algo muito mais prazeroso e produtivo, uma vez que barreiras geográficas são eliminadas, a comunicação se torna integrada, a troca de informações e dados fica facilitada e a empresa pode pensar em expandir suas operações com mais segurança, tendo a certeza de que a gestão continuará integrada e coesa.

Para que você tenha uma ideia do impacto que a mobilidade está trazendo para as empresas, em relatório recente, a empresa Cisco revelou que obteve, através da implementação de dispositivos móveis em todos os níveis da organização, 19% de redução de chamados, 29% de redução nos custos operacionais e 33% no aumento de satisfação dos funcionários, dados realmente relevantes para qualquer mercado.

Se você almeja resultados tão positivos quanto estes para sua empresa, não deixe de investir na mobilidade da sua empresa! Agora queremos saber como você usa os dispositivos ao favor de sua empresa e produtividade? Deixe seu comentário contando pra gente!

1 comentário


  1. Muito bom esse material de vcs, está me ajudando muito agora que estou voltando ao mercado de trabalho e as exigências aumentaram muito, estou desde 2014 fora de um canteiro de obras, obg por ter disponibilizado esse material!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção