O impulso das soluções móveis para o setor da construção civil: Resultados e Cases de sucesso

Cresce a pressão no mercado da construção civil por mais produtividade nos canteiros de obras, já que as condições favoráveis do período em que o PIB do setor foi superior ao PIB Nacional (anos de 2007 a 2012) não estão mais presentes. A gestão desta atividade tão importante para o país precisa cada vez mais do auxílio da tecnologia da informação e dos dispositivos que já estão em uso frequente na sociedade e que permitem acesso a soluções móveis.

Para visualizar como as soluções móveis têm impulsionado o setor, demonstraremos os resultados de alguns cases de sucesso do Mobuss Construção.

Módulo Apontamento

O Módulo Apontamento do Mobuss Construção tem como benefícios a avaliação de desempenho dos serviços, a análise da eficiência no uso dos equipamentos, a otimização de recursos (papel e mão de obra), com informações disponibilizadas eletronicamente em tempo real para toda a organização e a disponibilização de indicadores pré-formatados, configuráveis e flexíveis para a tomada de decisão.

No Case de Coleta de Produtividade da PLG Consultoria – O módulo representou ganho de produtividade de 20% no serviço de parede de concreto armado e 50% de diminuição do retrabalho no canteiro. Houve reorganização da produção, com mudança de atribuições de colaboradores (multidisciplinares), treinamento da equipe, ajuste nas inspeções de qualidade para detectar possíveis problemas e aumento da simultaneidade de serviços. Além disso, caíram em 15% as perdas com atividades não previstas pelo orçamento ou planejamento.

Módulo de Segurança

Outro módulo que foi objeto de um case de sucesso é o de Segurança. São diversos os benefícios deste módulo: a integração com o Ministério do Trabalho para importar informações de um CA, a definição de EPIs obrigatórios por função com o respaldo na NR 6, o controle de vencimento de CAs, a definição dos documentos trabalhistas obrigatórios por função, o controle de vencimento, a digitalização de documentos no dispositivo móvel, os treinamentos obrigatórios por função, apresentação em reuniões de segurança e registros fotográficos dos presentes, o módulo ainda permite a avaliação de eficácia na segurança do trabalho.

Alguns resultados mensurados com este módulo foram: economia de 8% no valor orçado com o controle de EPIs e proporcionou o alcance da meta de colaboradores treinados nas auditorias de qualidade em até 100%. Na Odebrecht, assegurou que 100% dos colaboradores que tinham acesso à obra estavam autorizados, com documentos trabalhistas entregues, além dos exames de saúde e treinamentos dentro dos prazos de validade.

Módulo Qualidade

O Módulo Qualidade permite o armazenamento eletrônico de planos, projetos e outros documentos, chamado de biblioteca. Traz painel de acompanhamento da qualidade, com indicadores para a tomada de decisão pré-formatados ou configuráveis e flexíveis. Os auditores têm acesso no módulo a informações em formato eletrônico, inclusive com formulários flexíveis para inspeção de materiais e serviços, programa 5S e avaliação de fornecedores, com cálculo de notas baseada em pesos. O uso deste módulo permite a aderência total aos programas de qualidade PBQP-h, ISO 9001, 14001 e 18001, economia de 95% do tempo na distribuição de uma nova versão de um documento com cópia controlada e redução em 100% das não conformidades de auditorias externas relacionadas à alteração e distribuição dos documentos com cópia controlada.

Esta ferramenta permitiu a economia de 4 mil folhas de papel por empreendimento no Case JBW.

No Case da Frechal, houve redução de retrabalho acima de 60% no serviço de reboco interno, assim como redução de custos de materiais e mão de obra, com a cultura do fazer certo a primeira vez, impactando positivamente nos serviços subsequentes. Antes, os custos de um mesmo serviço eram elevados em até 5 vezes. O sucesso com o uso da ferramenta levou a Frechal a adquirir também o Módulo Vistoria & Entrega, aumentando a confiança do cliente durante vistorias e apresentações e facilitando o acesso ao histórico da obra e aos indicadores.

Os responsáveis pelo Case Sul Brasil relataram ganho de produtividade significativo no uso dos formulários de inspeção, já que as não conformidades e fotos de evidências passaram a ser realizadas no próprio canteiro.

Módulo Vistoria e Entrega

A empresa Sul Brasil utilizou o Módulo Vistoria e Entrega para otimizar as inspeções realizadas em cada imóvel entregue ao cliente final. A empresa verificou no case que o cliente relatou maior conforto, ao perceber que o colaborador que acompanhava a entrega lançava as informações diretamente no tablet. O cliente podia ver também que há uma preocupação em aumentar a tecnologia e incrementar os processos internos da Sul Brasil. Houve mais rapidez na inspeção, comparado com o método antigo e um ganho na otimização da mão de obra.

Módulo Assistência Técnica

Este módulo foi utilizado na Frechal em mais um case de sucesso. Segundo a empresa apontada o Mobuss Construção proporcionou em tempo real indicadores e histórico dos dados do apartamento de cada cliente, de modo que as informações estavam disponíveis para consulta na hora do atendimento, facilitando o processo e diminuindo o risco de novos erros. Outra vantagem observada foi em relação ao atendimento dos pedidos dos cliente após entrega do imóvel, foi verificado o aumento da confiança deste, pois o sistema com seus requisitos de preenchimento e geração de não conformidades passa a impressão de que a empresa efetivamente tem cuidado com o processo e que seu requerimento seria de fato atendido. (Fonte: http://goo.gl/XORwSc).

Finalizamos este post com a afirmação de Luiz Carlos Mesquita Scheid, diretor comercial da Teclógica, ao site Administradores.com, “trata-se, portanto, de um caminho sem volta. A implementação de soluções móveis que levam à automatização cumprem com o objetivo de otimizar as inspeções e toda a gestão da obra. Tendo em vista as vantagens ofertadas, não há mais como negar que o avanço tecnológico exclusivo para a construção civil já é um fenômeno essencial. Em um mercado com ampla gama de stakeholders, que conta inclusive com a participação de agentes financeiros, os cuidados tomados durante a gestão do canteiro de obras e mesmo após a conclusão do empreendimento são decisivos para o fortalecimento da credibilidade das construtoras.” Fonte: http://goo.gl/i21eHT.

Quer conhecer um pouco das nossas soluções móveis? Acesse o nosso site!

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *