Rastreamento de ferramentas na construção civil: quais as vantagens?


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre rastreamento de ferramentas na construção civil em áudio!

A rastreabilidade se tornou comum em todos os setores do mercado, principalmente por conta da preocupação dos clientes com a origem daquilo que compram. Existem diversos processos que podem ser implementados pelas empresas, como, por exemplo, o rastreamento de ferramentas na construção civil.

As pessoas estão mais exigentes em relação às questões ecológicas. No setor, isso reflete no crescimento da procura por construtoras que levam esse fator a sério em suas obras.  

Nesse contexto, o rastreamento de ferramentas traz diversas vantagens para a empresa, como a sustentabilidade, melhora da qualidade dos serviços e do processo de produção. Por isso, essa prática também é utilizada como uma ferramenta de controle da qualidade e de gestão da logística nas obras.

Além disso, há ainda a questão da melhora na segurança. Com a implementação, é possível manter o controle da localização e do estado das ferramentas, evitando as perdas e furtos. Assim, é possível diminuir gastos desnecessários e prejuízos no andamento da execução dos serviços.

O que é o rastreamento de ferramentas na construção civil?

A rastreabilidade é a etapa responsável por mapear o processo produtivo de algum elemento. Isso significa conhecer a cadeia de produção, da origem da matéria prima até o momento em que o item chega na obra. Ou seja, buscar as informações sobre o ciclo de vida de algum produto ou serviço.

Assim, é possível realizar a gestão de diversos elementos, como dos materiais e outros insumos da obra. No setor construtivo, o objetivo não é tanto conhecer a produção, mas sim controlar o uso das ferramentas no canteiro de obras. 

O rastreamento de ferramentas na construção civil é muito importante e vantajoso. Isso porque são vários os equipamentos utilizados nas obras e muitos deles têm um valor de aquisição alto. Assim, a atividade serve como maneira de evitar perdas e furtos, diminuindo a necessidade de gastos com a troca ou reposição de insumos.

No entanto, realizar o monitoramento da logística é uma tarefa desafiadora, principalmente pela grande quantidade de ferramentas que são utilizadas nos diversos serviços construtivos. Por isso, é importante procurar adotar metodologias que auxiliem essa etapa, como, por exemplo, soluções tecnológicas.

Como funciona o rastreamento de ferramentas?

A etapa de monitoramento das ferramentas pode ser inviável quando realizada de maneira manual. São muitas frentes construtivas e profissionais para manter o controle constante do uso, armazenamento e manutenção de equipamentos sem o auxílio de alguma tecnologia.

Por isso, hoje existem diversas soluções utilizadas na hora de fazer o rastreamento de ferramentas na construção civil. Uma delas são os rastreadores com GPS ou bluetooth, que permitem visualizar a localização de materiais de maneira remota e com precisão.

Outra solução utilizada são os QR Codes ou códigos de barras colocados nas ferramentas. Com eles, é possível rastrear sempre que algo sai ou entra no almoxarifado, ou quando é utilizado em uma frente construtiva. Por último, temos os softwares de gestão que contam com módulos específicos para essa etapa. 

O módulo de Insumos do Mobuss Construção, por exemplo, permite fazer o controle das ferramentas através da gestão de estoque mais automatizada e ágil. Através de um dispositivo móvel, é possível cadastrar itens, registrar as movimentações, baixas de estoque e informações como furtos.

Vantagens do rastreamento de ferramentas na construção civil

Implementar esse processo no canteiro de obras é uma maneira de melhorar a segurança e qualidade, assim controlando o orçamento e o cronograma da obra. Por isso, confira abaixo as 5 principais vantagens do rastreamento de ferramentas na construção civil:

Garante a qualidade dos materiais

Com as ferramentas sendo controladas, é possível garantir que sempre sejam utilizadas as mais adequadas para cada serviço, além de controlar as manutenções. Assim, é possível melhorar a qualidade dos serviços e materiais na obra.

Identificação dos produtos em tempo real

Através do controle dos estoques e das movimentações de insumos no canteiro, podemos identificar o que se tem disponível na obra em tempo real. Dessa forma, garantimos que nenhum equipamento ou material irá faltar durante os serviços, algo que pode influenciar negativamente no orçamento e cronograma.

Redução de custos

Com a implementação do rastreamento de ferramentas na construção civil, é possível reduzir os gastos e aumentar o lucro. O controle da movimentação do estoque evita roubos e perdas, principalmente quando o foco é nos insumos que mais custam no orçamento, como equipamentos elétricos.

Aperfeiçoamento de processos

O monitoramento permite também um aprimoramento nos processos, já que se integra à gestão da obra. Assim, mais elementos no canteiro passam a ser controlados. Isso tudo permite que as tomadas de decisões sejam mais eficientes, evitando erros e indo em direção a melhoria contínua.

Adequação à lei

A rastreabilidade na construção civil é um dos requisitos obrigatórios de diversas certificações. Ou seja, só implementando essa atividade é que a construtora consegue obtê-las. Além disso, algumas normas também orientam a gestão dos insumos nas construções.

Como vimos, a implementação de um processo de acompanhamento de materiais nas obras pode trazer diversos benefícios para a empresa e para a construção em si. Para melhorar e agilizar essa etapa, é possível contar com auxílio de soluções tecnológicas, como softwares de gestão de obras.

Por conta da redução de custos e da melhora na qualidade dos serviços na obra, o processo também aumenta a competitividade da construtora no mercado. Assim, pode-se conseguir aumentar os lucros e conquistar mais clientes.

Agora você já sabe o que é e a importância do rastreamento de ferramentas na construção civil. Para conseguir implementar esse processo na sua construtora, leia mais sobre o módulo de Insumos e suas funcionalidades.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *